Açúcar no cabelo: será que faz bem e como usar?

O açúcar no cabelo ainda é bastante controverso, visto que apesar de apontar vários benefícios não há comprovação científica. Confira:

Hoje em dia há uma enorme demanda por ativos naturais para fins cosméticos, tanto para a pele quanto para o cabelo. E uma categoria que tem feito bastante sucesso, mesmo não tendo comprovação científica, são os itens alimentícios, como o açúcar no cabelo.

Assim como a maisena, que se tornou a queridinha dos tratamentos capilares, o açúcar vem nessa mesma pegada, e muita gente acredita que ele trás inúmeros benefícios para as madeixas. O fato é que apesar de muitos adeptos, principalmente na internet, não há nada que comprove que o ingrediente realmente faz milagres nos fios.

Além disso, existe vários mitos sobre o assunto, como por exemplo, que o açúcar alisa o cabelo, o que não é verdade. Mas é possível sim que usar o açúcar aliada a outros produtos pode trazer benefícios como recuperar o brilho e maciez.

Açúcar no cabelo faz bem?

De modo geral, o açúcar não foi feito para ser usado no cabelo, não é mesmo? O item alimentício tem função de adoçar os alimentos.

No entanto, algumas pessoas vêm no açúcar um ótimo ativo que pode ser misturado com outros produtos, como máscaras e cremes para dar um up na hidratação do cabelo. Ou até mesmo usar dos grânulos de açúcar para esfoliar o couro cabeludo e fazer uma limpeza mais profunda. 

Porém, nada disso tem comprovação científica. Ou seja, é tudo mais uma questão de senso comum, que pode ou não fazer bem ao cabelo, até que haja algo que prove isso. Inclusive, o uso de açúcar no cabelo, dependendo de como for, pode até ser nocivo, no caso de uma esfoliação agressiva.

Hidratação com açúcar

Assim como outros ingredientes naturais usados para hidratação, o açúcar no cabelo deve ser misturado com outros ativos naturais, ou mesmo máscaras de hidratação comum. Nas dietas, o açúcar pode ser um vilão, mas no cabelo, ele pode trazer uma série de benefícios.

O açúcar, seja o cristal ou mascavo é um poderoso esfoliante natural, que pode ser usado tanto na pele, quanto nos fios. No cabelo, o resultado da esfoliação é fios com mais brilho e maciez. E esse processo também atua alinhando os fios, o que consequentemente reduz o temido frizz.

Além disso, a ação esfoliante do açúcar no cabelo ajuda na recuperação dos fios com alta porosidade. Ou seja, isso faz com que os fios absorvam melhor os nutrientes, vitaminas e proteínas. Outro fator positivo sobre a hidratação com açúcar, é que ela é muito democrática, e pode ser usada em todo tipo de cabelo. Sendo assim, promove benefícios desde cabelos finos até os mais grossos e cacheados.

Benefícios do açúcar no cabelo

Sendo assim, mesmo frisando a falta de comprovação científica, acredita-se que o açúcar promova uma série de benefícios às madeixas. Até porque o ingrediente é rico em várias propriedades nutritivas, como cálcio, zinco, ferro, magnésio, fósforo, e vitaminas  como B1, B2, e C. Portanto, alguns dos benefícios creditados a ele incluem:

  • Limpeza profunda;
  • Hidratação;
  • Recupera o brilho e maciez do cabelo;
  • Combate ao frizz e a porosidade dos fios;
  • Ajuda a selar a cutículas do fios;
  • Aumenta a retenção da hidratação no cabelo;
  • Combate as pontas duplas;
  • Alinha os fios;
  • Promove uma esfoliação capilar

Mitos sobre o açúcar no cabelo

Por fim, vamos conferir alguns dos mitos mais comuns sobre o uso do açúcar no cabelo:

1. Açúcar ajuda o cabelo a crescer rápido?

A resposta é não, o açúcar não tem essa capacidade, pelo menos não comprovadamente. Sendo assim, se o seu intuito é fazer o cabelo crescer mais rápido, o ideal é buscar por produtos com essa finalidade, além de seguir essas 11 dicas milagrosas.

2. Hidrata o cabelo?

Pode até ser que hidratante, porém não há nenhuma comprovação disso, nem do açúcar sozinho, nem aliado com outros produtos, como maisena ou babosa por exemplo. Mas mesmo assim, o que não falta na internet são receitinhas que utilizam açúcar para turbinar a hidratação do cabelo.

3. O açúcar afina o cabelo?

Outro mito absurdo. Na verdade o que acontece é que as pessoas acreditam que o açúcar hidrata e ajuda a selar as cutículas do cabelo, o que pode dar essa sensação de cabelo mais fino. Contudo, isso pode ser um sinal de alerta, já que se seu cabelo estiver afinando, pode ser que esteja perdendo massa capilar, e isso sim é um problema.

4. E alisa o cabelo?

Não mesmo, o açúcar não ajuda a alisar o cabelo. O que pode acontecer é devido a hidratação, dar a impressão de madeixas mais lisas. Isso porque a mascara hidratante já faz o papel de hidratar e selar as cutículas profundamente, mas não necessariamente alisar.

O que alisa o cabelo são tratamentos químicos, como progressivas, selagens e coisas do tipo. Por isso, se você deseja alisar as madeixas, o ideal é procurar um cabelereiro de confiança e aderir a um desses tratamentos.

5. Pode adicionar açúcar ao shampoo?

Nesse caso, o intuito de usar o açúcar no shampoo seria para remover as células morta do couro cabeludo, promovendo uma esfoliação. Além disso, há quem diga que esse truque ainda ajuda a estimular o crescimento capilar, já que massagear essa região aumenta a circulação local e promove o crescimento capilar.

No entanto, novamente, é importante dizer que não há nada que comprove isso, e não é muito recomendado misturar açúcar com produtos capilares, muito menos no shampoo. Isso porque além de não ter comprovação, isso pode causar uma alergia no couro cabeludo, além de que se for feita agressivamente, a esfoliação pode ferir a cabeça. Então, tenha cuidado.

LEIA MAIS:

Como ter cabelos lindos e saudáveis em 12 passos

Os melhores óleos para cabelo e os seus benefícios

9 benefícios do óleo de coco para o cabelo e como aplicar

Hidratação para cabelo oleoso, como fazer? Passo a passo

Óleo de Ojon – O que é, benefícios para o cabelo e como usar

9 receitas de hidratação com abacate e seus benefícios para o cabelo

Fontes: Tudo pra Cabelo Tô de Cacho CabeloHair 


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários