Beleza

Cosméticos naturais – O que são + naturais X orgânicos

Os cosméticos naturais são produtos de saúde e beleza feito por meio de processos artesanais e com matérias-primas totalmente naturais.

Atualizado em 28/06/2020

Por muito tempo fomos condicionados a consumir apenas os produtos convencionais. Aqueles feitos a base de substâncias sintéticas, muitos deles testados em animais e que não tinham uma certa preocupação com o meio ambiente. Contudo, isso vem mudando, e hoje em dia o mercado tradicional de produtos de beleza já conta com concorrentes à altura: os cosméticos naturais.

As chamadas indie brands (marcas indie) estão chegando no mercado agora, mas já tem conquistando um público específico, que se preocupa com a composição desses produtos, e mais ainda como eles são feitos. Assim, os cosméticos naturais, orgânicos e tradicionais estão dividindo o espaço no mercado tradicional de cosméticos.

No entanto, ainda existe muitas dúvidas a respeito desse assunto, uma vez que os cosméticos naturais e orgânicos são muitas vezes confundidos. Embora ambos tenham em sua composição ingredientes naturais, os dois não são a mesma coisa.

Desse modo, hoje vamos conhecer mais sobre os cosméticos naturais, como diferenciá-los e ainda algumas marcas naturais que estão crescendo nesse mercado.

Cosméticos naturais

Cosméticos naturais - O que são e a diferença entre naturais e orgânicos
Shopping Balneário

Basicamente, os cosméticos naturais são aqueles onde todas as classes de ingredientes, desde a base, fragrância, aditivos até os conservantes e princípios ativos são de produtos naturais, ou seja, de origem vegetal, mineral ou animal. Além disso, é importante que as propriedades originais dessas substâncias não se percam durante o processo de fabricação do produto.

Em definição técnica, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, os cosméticos naturais não podem conter nenhum tipo de aditivo químico em sua composição. Desse modo, esses produtos não podem conter matérias-primas consideradas proibidas. Tais como: corantes sintéticos, fragrâncias sintéticas, derivados de propileno e petróleo, amônia, silicone, modificadas geneticamente ou testadas em animais.

Além disso, é definido que os cosméticos naturais deve ter, no mínimo 95% de todo conteúdo, matérias-primas naturais. Os 5% restantes podem ser completados com substâncias sintéticas certificadas, contando que não sejam as matérias-primas proibidas.

Assim, esses produtos naturais contam com uma fórmula muito mais suave, e com ativos anti-inflamatórios, calmantes ricos em antioxidantes. Em termos toxicológicos, esses ingredientes de origem natural, são mais seguros; Portanto, são menos agressivos e causam menos alergias.

Diferença entre cosméticos naturais, orgânicos e convencionais

Cosméticos naturais - O que são e a diferença entre naturais e orgânicos
Universa

Como dito anteriormente, hoje os cosméticos convencionais estão dividindo o mercado de produtos de beleza com os cosméticos naturais e orgânicos. Mas, você sabe diferenciar cada um deles? É isso que vamos descobrir a seguir.

  • Cosméticos convencionais: esses produtos, os mais comuns inclusive, não precisam obrigatoriamente de uma certificação ambiental. Contudo, precisam se adequar a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Além disso, o que os diferencia dos cosméticos naturais e orgânicos é a presença de ingredientes sintéticos. Especialmente as matérias-primas proibidas em cosméticos naturais, testadas em animais e modificadas geneticamente.
  • Cosméticos naturais: são os que contam com 95% da composição baseada em matéria derivada da natureza.
  • Cosméticos orgânicos: já os orgânicos devem ser conter no mínimo 95% de matérias-primas certificadas como orgânicas, e sem pesticidas. Desse modo, os 5% restantes podem ser compostos por água e outras matérias-primas naturais, no caso os conservantes, corantes e fragrâncias.

Marcas de cosméticos naturais

Cosméticos naturais - O que são e a diferença entre naturais e orgânicos
Almanati

Nos últimos anos, muito em decorrência da popularização do veganismo, as pessoas estão procurando novas formas de consumo. Essas que buscam principalmente por saúde e cuidado com o meio ambiente. Dentro desse cenário, surgem as primeiras marcas de cosméticos naturais. Essas que priorizam os processos artesanais, procurando extrair o máximo das propriedades naturais, ao mesmo tempo respeitando totalmente a natureza.

E esse nicho de mercado tem crescido exponencialmente ultimamente. Prova disso é o número de marcas de cosméticos naturais que triplicou nos últimos cinco anos, tanto mundialmente quanto nacionalmente. Portanto, vamos conhecer algumas das marcas de cosméticos naturais que mais vem crescendo no Brasil.

Terral Natural

Cosméticos naturais - O que são e a diferença entre naturais e orgânicos
Cartel 011

A Terral Natural é uma marca que nasceu em 2015, quando o casal Rafaela Scavone e Andre Szilagy  decidiram mudar os hábitos de vida devido a chegada do primeiro filho. A partir disso, eles começaram a procurar por produtos que não agredissem o bebê. Então, criaram a própria marca, que usa de propriedades terapêuticas dos óleos essências para tratar sintomas físicos, mentais e emocionais. Hoje a marca tem uma linha de produtos que incluem sabonetes, cremes corporais, faciais e desodorantes.

Afinitez

Cosméticos naturais - O que são e a diferença entre naturais e orgânicos
Myon

Marca nova, a Afinitez chegou ao mercado em 2018, por iniciativa da engenheira química, Stella Vallone. Hoje, a marca oferece produtos com fórmulas enxutas, veganas, e feitas 100% com ingredientes naturais. Além disso, a Alfinitez prioriza a presença de matérias-primas e fornecedores nacionais. Tudo isso para oferecer além de nutrição, força e eficiência através de um produto natural.

Revie

Cosméticos naturais - O que são e a diferença entre naturais e orgânicos

Outra marca recém chegada ao mercado é a Revie. Focada em produtos capilares, essa marca traz os benefícios da natureza para os cabelos. A Revie tem hoje três linhas de tratamento capilar: Regeneração Profunda, Revitalizador de Brilho e Densificador de Volume. Todos os shampoos, condicionadores, sprays, máscaras e ampolas são feitas com ingredientes naturais, como quinoa, lúpulo, baobá entre outros.

Almanati

Cosméticos naturais - O que são e a diferença entre naturais e orgânicos
Dona Arquiteta

Há quatro anos no mercado de cosméticos naturais, a Almanati já conquistou um grande público. Após cinco anos de pesquisas, no Brasil e a Alemanha, Maria José Viesi decidiu começar o próprio negócio, e assim nasceu a Almanati. A partir de uma ampla pesquisa, ela lançou a primeira linha de produtos da marca em 2016. De lá para cá, a marca de cosméticos 100% naturais aumentou consideravelmente a sua linha de produtos.

AymaraUna

Cosméticos naturais - O que são e a diferença entre naturais e orgânicos
Facebook

O nome da marca já mostra um pouco do que se trata, AymaraUna, nome tupi que significa árvore negra. Essa marca de produtos naturais nasceu oficialmente em 2017, mas desde 2014 o seus fundadores já pensavam em um negócios que unisse natureza e tecnologia de forma saudável. A marca independente conta com uma linha de cosméticos naturais, veganos, minimalistas, biodegradáveis e livres de qualquer ingrediente sintético.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aproveite para conferir também substâncias tóxicas presentes em produtos cosméticos.

Fontes: Beleza na Web Ecycle Fashion Foward Glamour 

Imagem destacada: FIEP

Imagens: Shopping Balneário Universa Almanati Cartel 011 Myon  Dona Arquiteta  Facebook