Beleza

Como ter cabelos lindos e saudáveis em 12 passos

Preparamos algumas dicas incríveis e muito importantes para que você possa ter os cabelos bonitos e mais saudáveis.

1- Corte regularmente

Para quem deseja ter cabelos compridos e bonitos, deve se render a tesoura sim, e cortar as pontas regularmente. Principalmente, se os cabelos ressecam com facilidade. Pois, nesse caso as pontas duplas aparecem com mais frequência, dificultando o crescimento dos fios.

No entanto, evite cortes desfiados ou feitos com navalha, para que o fio não fique descamado, aumentando o aparecimento das pontas duplas. Enfim, o ideal é que o corte seja feito a cada 3 meses para que o cabelo cresça saudável.

2- Trate as pontas

Para ter cabelos bonitos é importante que você trate as pontas também. Principalmente, se o cabelo for comprido, pois quanto mais longo for, mais difícil será para que a nutrição chegue até as pontas.

Dessa forma, o resultado são fios ressecados e com pontas duplas. Portanto, procure usar silicones e séruns para selar as pontas e recuperar a saúde dos fios.

3 – Cuide do couro cabeludo

Em suma, é através do bulbo capilar que os fios recebem os nutrientes necessários para manter os cabelos bonitos, sedosos e saudáveis. Além disso, é dentro do bulbo capilar que as células capilares se desenvolvem. Por isso, é muito importante cuidar e tratar.

Ademais, para tratar o couro cabeludo massageie bem e use sérus revitalizantes e shampoos antirresíduos, que remove a sujeira e evita a oleosidade excessiva.

4- Lavar adequadamente

Outra dica para ter cabelos bonitos é lavar os fios de forma adequada, sempre usando produtos que sejam específicos para seu tipo. Ou seja, que seja de acordo com o tamanho ou aspecto dos fios. Por exemplo, se é seco, oleoso ou normal.

Além disso, a quantidade de shampoo a ser aplicado deve ser de acordo com o tamanho do cabelo. De forma que o shampoo chegue até as pontas dos fios, mas sem exageros. Por fim, é importante massagear bem o couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea da região. O que vai favorecer o crescimento capilar.

Dessa forma, os cabelos oleosos podem ser lavados todos os dias, sendo que o ideal é lavá-los na água fria ou morna. Já que a água quente só vai aumentar ainda mais a oleosidade. E para finalizar, o condicionador ou leave-in deve ser aplicado apenas nas pontas.

Agora, quanto aos cabelos secos, o ideal é que sejam lavados com produtos hidratantes, já que eles tendem a perder o brilho e ficar frágil mais facilmente, devido à falta de oleosidade no couro cabeludo. E para finalizar, aplique um condicionador hidratante no comprimento e nas pontas dos fios.

Por outro lado, cabelos normais possuem oleosidade controlada. Por isso, o ideal é lavar os fios dia sim, dia não. Além disso, evite aplicar condicionador nas raízes.

5- Penteie corretamente

Também é muito importante saber a forma correta de pentear os fios para não danificá-los. Dessa forma, se você tem cabelos lisos, o ideal é penteá-los com um pente de madeira e dentes largos. Ademais, ao pentear não exagere para que os fios não fiquem oleosos. Enfim, o ideal é de 2 a 3 vezes ao dia.

Agora, se você tem cabelos cacheados, ondulados ou crespos você precisa ter um cuidado maior ao penteá-los. Sendo que, o ideal é pentear os fios após a lavagem, com um pente ou escova. Caso contrário, os cabelos podem ficar desalinhados e excessivamente volumosos.

6 – Seque os cabelos sem danificá-los

Para ter cabelos bonitos, o ideal é deixar que eles sequem naturalmente. No entanto, caso precise usar o secador, mantenha um pouco afastado dos fios e sempre use um protetor térmico para proteger os cabelos do calor.

Além disso, a temperatura ideal é abaixo de 180ºC. E caso use o secador ou chapinha mais de três vezes por semana, é importante intensificar os tratamentos de hidratação e nutrição dos fios.

7- Modere o uso de chapinhas e secadores

Ademais, mesmo intensificando a rotina de tratamento nos fios, é muito importante usar um protetor térmico sempre que usar algum equipamento que superaqueça os fios. Por exemplo, chapinha, secador ou babyliss.

Enfim, o protetor térmico vai proteger os fios do calor, reduzir o frizz e ajudar na finalização do penteado, aumentando sua durabilidade. No entanto, o uso excessivo desses aparelhos vai deixar seus cabelos mais ressecados.

Por isso, opte pelos aparelhos que possuem íons negativos. Pois, eles vão evitar que os cabelos ressequem muito, já que possui capacidade de selagem de cutículas. O que vai manter a hidratação natural dos fios, deixando seus cabelos bonitos.

8- Cuidado ao fazer alguma química

Para manter os cabelos quimicamente tratados, é importante estabelecer uma rotina semanal de hidratação dos fios. Principalmente, para os cabelos que já são naturalmente secos. Pois, a química vai deixá-los ressecados, quebradiços e desnutridos. Inclusive, se você quer as madeixas com uma coloração mais clara, precisa ter mais cuidados ainda, já que os fios tendem a amarelar e afinar, alterando o volume.

9- Para cabelos bonitos deve-se nutrir os fios de dentro para fora

Para ter cabelos bonitos, não bastam apenas manter uma rotina de tratamentos nos fios. Mas, ter uma alimentação saudável também. afinal, o que você come interfere diretamente na saúde das madeixas. Por isso, opte por alimentos ricos em vitamina A, D e E, proteínas, ferro e magnésio. Que vão atuar no combate a queda, deixando os cabelos mais fortes e saudáveis.

10- Hidrate frequentemente

Como já mencionamos, hidratar os cabelos frequentemente com produtos profissionais é essencial para mantê-los bonitos e saudáveis.

11- Proteja contra raios ultravioleta

Ademais, evite deixar os fios expostos em excesso aos raios ultravioleta. Para isso, proteja o couro cabeludo e os cabelos do sol usando produtos próprios que protegem os fios da exposição, além de chapéus e outros acessórios.

12- Evite passar a mão toda hora no cabelo

Por fim, para cabelos bonitos, sedosos, brilhantes e saudáveis, cuide bem dos fios e evite passar as mãos o tempo todo nos fios. Pois, como a oleosidade natural da raiz desce para as pontas, ao passar a mão toda hora nos fios, faz com que esse processo acelere. Resultando em uma madeixa sem brilho, pesado e sem movimento.

Enfim, ao seguir essas dicas, logo você notará as mudanças nos fios e vai perceber que os fios estão mais bonitos e saudáveis.

Então, se você gostou dessa matéria, leia também: Dormir com o cabelo molhado faz mal? Mitos e verdades.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Sdsd
Sdsd
25 de junho de 2022 23:01

Olá areademulher, conteúdo impecável, assim como Para quem quer cabelos lindos e saudáveis
Happy Hair é o mais poderoso suplemento para tratamento capilar que você já viu! Agora é possível ter cabelos lindos, saudáveis e brilhantes sem dores de cabeças com tratamentos complexos e lentos.
Acesse mais esse link para ter o melhor produto para cabelo, eu já usei e aprovo rsrs
bit.ly/Para-o-cabelo1


Escolhidas para você