Curiosidades

15 curiosidades sobre o protetor solar

Para que você possa proteger sua pele contra a radiação solar, preparamos uma lista com 15 curiosidades sobre o protetor solar.

A melhor maneira de proteger sua pele contra os danos causados pela exposição ao sol é usar protetor solar. No entanto, há certas dúvidas quando ao seu uso e benefícios. Por isso, preparamos uma lista com 15 curiosidades sobre o protetor solar para que você possa tirar suas dúvidas.

Em suma, existem dois tipos de radiação ultravioleta, os raios UVA e UVB, e ambos danificam a pele causando o envelhecimento precoce. Além de aumentar os riscos de desenvolver câncer de pele (melanoma).

Por isso, quando for escolher seu protetor solar, verifique o FPS indicado na embalagem. É importante que a proteção seja contra os dois tipos de radiação. Mas, vale lembrar que o objetivo do protetor solar não é permitir uma exposição maior ao sol. E sim, oferecer mais proteção durante o tempo que você precisar ficar exposta.

Ademais, é importante conhecer bem o seu tipo de pele para escolher o protetor solar adequado. Sendo que, as pessoas com pele muito clara e com sardas são as que mais correm risco ao ficarem expostas sem proteção.

15 Curiosidades sobre o protetor solar: tudo que você precisa saber
Mulher com Saúde

Além disso, o bronzeado nada mais é do que uma reação a uma agressão. Ou seja, a pele produz pigmentos como uma forma de proteção para a pele. Por isso, mesmo com a pele bronzeada é preciso continuar usando protetor solar. Caso contrário, pode provocar desidratação, insolação, queimaduras, descamação, dor, vermelhidão na pele, entre outros danos.

Por fim, existem algumas regiões do corpo que precisam mais de proteção do que outras por ficar mais exposta ou por ter a pele mais fina. Por exemplo, o rosto, o contorno dos olhos, os lábios, o nariz, as maçãs do rosto, o peito, as virilhas, a parte interna dos joelhos, os ombros, e as costas. Enfim, confira as principais curiosidades sobre o protetor solar.

Curiosidades sobre o protetor solar

1- O que é FPS?

Farmacon

FPS significa fator de proteção solar e é determinado com base na razão entre as quantidades de radiação UV necessárias para que ocorra a queima solar. Por exemplo, se a pele sem proteção sofrer queimaduras após 10 minutos de exposição solar, ao aplicar o protetor solar com FPS 10 na pele, ela vai sofrer queimadura solar após 100 minutos de exposição.

Da mesma forma, aplicando um protetor solar com FPS 30, a pele sofrerá queimadura solar após 300 minutos de exposição. Enfim, para saber quanto tempo será necessário para ter uma queimadura solar, basta multiplicar os minutos pelo PFS.

2- Qual a maneira correta de usar protetor solar?

Adcos

Em suma, é importante aplicar o protetor solar sempre que você se expor à radiação solar. E não apenas quando estiver na praia ou na piscina. Por exemplo, quando praticar atividades físicas ao ar livre ou uma atividade profissional na rua.

Ademais, para conseguir a proteção adequada contra queimadura solar, é necessário aplicar uma quantidade de 2 mg/cm² de protetor solar. Enfim, o produto começa a fazer efeito assim que é aplicado. No entanto, pode levar até 10 minutos para se estabilizar na pele.

Por isso, o ideal é que seja aplicado cerca de 15 a 10 minutos antes de se expor ao sol. Além disso, é necessário reaplicar o produto a cada 2 horas durante a exposição e sempre que mergulhar na piscina, no mar ou suor excessivo. Pois, o tempo máximo de permanência do produto na pele é de 2 horas.

3- Curiosidades sobre o protetor solar: O bronzeamento é saudável?

15 Curiosidades sobre o protetor solar: tudo que você precisa saber
Vix

Ao contrário do que muitos acreditam o bronzeado não é saudável. Na verdade, trata-se de um mecanismo de defesa da pele contra a agressão causada pela exposição à radiação ultravioleta.

Ou seja, o organismo aumenta a produção de melanina para criar uma espécie de capa protetora para proteger pele contra queimadura solar. Vale lembrar que, mesmo a pele negra, sem o uso de protetor solar, também está suscetível aos danos causados pela radiação solar.

Por fim, você não precisa ficar exposta horas ao sol para que a síntese da vitamina D seja feita. Basta 10 minutos por dia e três vezes na semana.

4- Os protetores solares são todos iguais?

Globo

A resposta é não. Pois, cada protetor solar se difere um do outro devido a vários fatores. Por exemplo, a estabilidade de seus filtros, o fator de proteção para as diferentes radiações ultravioletas, aderência na pele, o tipo de textura, etc.

Ademais, quanto ao fator de proteção, nenhum protetor solar consegue bloquear 100% as radiações solares. No entanto, quanto maior for o fator de proteção, melhor. Por outro lado, aplicar mais de um tipo de protetor ao mesmo tempo não vai aumentar sua eficácia.

5- É preciso reaplicar protetor solar a prova d’água?

Loreal Paris

Atualmente, os protetores solares disponíveis conseguem resistir pelo menos um banho (mar ou piscina) de até 20 minutos. No entanto, alguns produtos podem permanecer na pele por mais tempo.

Mas, nenhum é completamente resistente à água. Dessa forma, é preciso reaplicar o protetor solar após os banhos. Por isso, antes de usá-lo, verifique as informações indicadas na embalagem, que podem vir da seguinte forma:

  • Resistente à água: com eficácia após um banho de 40 minutos.
  • À prova d’água: com eficácia após um banho de 80 minutos.

Por fim, é importante saber que os raios ultravioletas penetram até 50 cm na água, o que pode causar queimadura solar no rosto, ombros e dorso.

6- O protetor solar não deixa a pele ficar bronzeada?

15 Curiosidades sobre o protetor solar: tudo que você precisa saber
DCI

Mito. Pois, mesmo usando o protetor solar, uma quantidade de radiação solar penetra na pele. Com isso, o sistema de proteção natural do corpo é ativado, fazendo com que a produção de melanina aumente. Resultando em uma pele bronzeada.

7- Curiosidades sobre o protetor solar: O FPS protege contra a radiação UVB e UVA?

15 Curiosidades sobre o protetor solar: tudo que você precisa saber
Vix

Como já mencionamos, o fator de proteção solar refere-se à proteção contra a radiação dos raios UVB, que causam queimaduras. No entanto, não protege contra a radiação dos raios UVA, que são responsáveis pelo agravamento do risco de cancro cutâneo e o envelhecimento da pele. Portanto, além do FPS o protetor solar também precisa ter proteção anti-UVA em sua composição.

8- Qual protetor solar é ideal para bebê e criança?

Vix

Ao escolher o protetor solar ideal para bebês ou crianças, opte pelos hipoalergénicos. No entanto, bebês não devem ficar expostos diretamente à radiação solar. Por isso, além do protetor solar, use roupas e chapéus para protegê-los. Além disso, siga os horários adequados de exposição ao sol.

9- É necessário aplicar protetor solar no rosto em dias sem sol?

Globo

A resposta é sim. Pois, mesmo em dias nublados ou com chuva, há emissão de raios ultravioletas. E eles alcançam a pele, causando danos.

Além disso, é preciso aplicar o protetor solar mesmo se for ficar em ambientes fechados. Pois, as luzes fluorescentes emitem luz visível, que pode ajudar na piora de doenças que causam manchas ou escurecimento da pele.

10- O maior poder de proteção dos filtros solares é FPS 30?

15 Curiosidades sobre o protetor solar: tudo que você precisa saber
CliqueFarma

Na verdade, quanto maior for o valor do FPS, maior será a porcentagem de proteção contra os raios ultravioletas. Dessa forma, quanto mais clara for à tonalidade as pele, maior deverá ser o fator de proteção solar. Enfim, o indicado é que seja com FPS 30 ou maior.

11- Há diferença na eficácia entre o protetor solar de spray e creme?

15 Curiosidades sobre o protetor solar: tudo que você precisa saber
MyBest

Ademais, não há diferenças quanto à eficácia do protetor solar em spray ou em creme. Dessa forma, a escolha do protetor deve ser baseada nas características da pele, que tenha PFS maior do que 30 e proteção contra raios UVA ou proteção de amplo aspecto.

12- Curiosidades sobre o protetor solar: Pode passar o protetor solar com a pele úmida

15 Curiosidades sobre o protetor solar: tudo que você precisa saber
Pinterest

Entre as curiosidades sobre o protetor solar é quando sua eficácia ao ser aplicado na pele úmida. Enfim, o ideal é que seja aplicado na pele seca, pois a água pode diluir o produto, reduzindo o valor de sua proteção.

13- Bonés e chapéus com fator de proteção são eficientes?

15 Curiosidades sobre o protetor solar: tudo que você precisa saber
Vix

Sim, desde que usados adequadamente. Ou seja, o modelo, tamanho da aba e o material que são feitos é que vai determinar o grau de proteção.

14- Óleos com fator de proteção são seguros?

Melhor com Saúde

A resposta é não. Pois, como são fáceis de aplicar, e assim acabam deixando uma camada fina e transparente sobre a pele. O que reduz sua eficácia e o fator de proteção solar.

15- Qual o melhor horário para tomar sol?

15 Curiosidades sobre o protetor solar: tudo que você precisa saber
Tua Saúde

Enfim, concluindo nossa lista com as curiosidades sobre o protetor solar, o melhor horário para a exposição ao sol é até as 10 horas e após as 16 horas. Portanto, fora desse período, mesmo à sombra é essencial a aplicação do produto. Principalmente, na praia já que existe irradiação pela areia.

Curiosidades sobre o protetor solar: cuidados

MedPrev

Concluímos nossa lista de curiosidades sobre o protetor solar. No entanto, é importante tomar outros cuidados além da aplicação do produto. Por exemplo:

  • Após tratamentos de estética ou cirurgias é preciso consultar o médico quanto ao tempo adequado de exposição ao sol.
  • Use óculos escuros e chapéu quando for para a praia, piscina ou para o campo. Dessa forma, você protege seus olhos e rosto da exposição solar.
  • E para proteger seus cabelos, aplique protetor solar próprio para proteger contra danos do sol, da água do mar ou do cloro.
  • Por fim, hidrate-se o tempo todo. Beba bastante líquido e após o banho aplique um hidratante pós sol no rosto e no corpo.

Enfim, use sempre o protetor solar. Dessa forma, você evita o envelhecimento precoce da pele, além de diminuir os riscos de desenvolver câncer de pele. Mas, não se esqueça de verificar a data de validade do produto antes de usá-lo.

Então, se você gostou dessa matéria, leia também: Queimadura de sol – Consequências na pele, como evitar e tratamentos.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você