Saúde

Queimadura de sol – Consequências na pele, como evitar e tratamentos

A queimadura de sol acontece a partir de um processo inflamatório forte, podendo levar ao surgimento de ressecamento e bolhas na pele.

Todo mundo sabe que tomar sol entre 12h e 15h é um perigo para a pele. Aliás, a exposição solar intensa e frequente, como já sabemos, resultam na famosa queimadura de sol.

E, como você já deve ter percebido, as marcas causadas por esse tipo de queimadura não são nada bonitas. O problema, contudo, não é apenas estético.

Isso porque queimadura de sol pode gerar outros danos a pele, como por exemplo, o surgimento de rugas e o aumento das chances de desenvolver cânceres de pele.

Em suma, a queimadura de sol acontece a partir de processo inflamatório forte, podendo causar ressecamento e muitas bolhas.

Causas da queimadura de sol

Queimadura de sol- o que causa na pele, como evitar e tratamentos
Boa forma

Certamente, pessoas de pele clara possuem mais chances de ter queimadura de sol. Apesar disso, ela pode atingir qualquer pessoa, de qualquer tonalidade de pele.

Agora, um ponto que pouca gente sabe é que a proximidade com a água ou areia pode intensificar o problema. Isso porque os raios solares são refletidos e a exposição é muito mais intensa.

O que pode causar na pele?

Queimadura de sol- o que causa na pele, como evitar e tratamentos
Saúde e beleza

Primeiramente, a queimadura de sol grave provoca edemas e bolhas. Basicamente, ela atinge seu pico no período de três dias. Vários dias depois da queimadura de sol, as pessoas sofrem uma descamação. Nessa etapa, é comum também que se sinta muita coceira.

Juntamente com isso, a pele queimada pelo sol pode ficar infectada. Já que a queimadura não deixa de ser uma agressão ao organismo.

Por fim, podem surgir manchas castanhas permanentes, que também são chamadas de lentiginas.

10 principais sintomas

  1. Pele avermelhada;
  2. Pele dolorosa;
  3. Pele quente;
  4. Pele sensível ao toque;
  5. Coceiras;
  6. Pequenas bolhas com líquido dentro;
  7. Dor de cabeça;
  8. Febre;
  9. Calafrios e fadiga, se a queimadura for severa;
  10. Descamação da pele.

Como evitar a queimadura de sol?

Queimadura de sol- o que causa na pele, como evitar e tratamentos
Célia Rabello

Provavelmente você já sabe a primeira coisa a se fazer, mas vamos te lembrar: use um filtro solar com fator de proteção adequada à sua pele. Sobretudo, vale uma consulta com um dermatologista para conhecer o tipo ideal para o seu corpo. Também é essencial evitar o sol forte.

Além disso, usar hidratantes frequentemente é de suma importância. Assim como reaplicar o protetor solar a cada duas ou três horas nas áreas expostas.

Também examine as manchas e pintas com seu dermatologista. Lembre-se de usar chapéus/bonés e proteja os seus olhos utilizando óculos escuros. Por fim, jamais se esqueça de beber muita água, dessa forma você se mantém hidratado.

Tratamentos

Queimadura de sol- o que causa na pele, como evitar e tratamentos
Clincare

Antes de mais nada, existem vários tipos de tratamentos para queimadura de sol. De forma geral, eles vão desde o uso de cremes calmantes aos cicatrizantes. Acima de tudo, esse último só deve ser usado se for prescrito por um médico.

Cremes e pomadas que ajudam no tratamento

Queimadura de sol- o que causa na pele, como evitar e tratamentos
Multiclínica
  1. Bepantol;
  2. Hidratante Caladryl;
  3. Creme com 1% de cortisona, como Diprogenta ou Dermazine;
  4. Pasta d’água exatamente em cima das bolhas, tendo o cuidado de não estourar;
  5. Loção pós sol refrescante de aloe vera.

Dicas de como aliviar as dores

Queimadura de sol- o que causa na pele, como evitar e tratamentos
Ficar bem

Primeiramente, você deve sempre tomar banho frio caso passe pelo problema. Também é recomendado passar bastante creme hidratante na pele. Ou seja, manter o corpo bem hidratado.

Além disso, sempre faça compressas com água fria no local da queimadura por 15 minutos. Aplique compressas com chá verde gelado nas áreas mais afetadas e certamente verá a dor diminuir. Por fim, coloque rodelas de pepino ou de batata na área da queimadura de sol.

Gostou da matéria? então leia também: Manchas de sol – Como clarear a pele e tratar as manchas

Imagens: Ficar bem Multiclínica Clincare Célia Rabello Saúde e beleza Boa forma Vix

Fontes: Minha Vida Msd Terra Tua Saúde

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você