Beleza

Como amarrar o cabelo? Jeitos fáceis e sem danos aos fios

Aprender como amarrar o cabelo não é nada complicado, mas é essencial descobrir as melhores formas de fazer isso sem danificar os fios.

Aprender como amarrar o cabelo sem quebrar os fios é uma dúvida diária das mulheres. O hábito é um dos mais comuns de todos, afinal, muitas vezes o clima não permite deixar os cabelos soltos. Seja por causa do calor no verão, por praticidade ou vaidade, prender os fios é inevitável. Todavia, torna-se importante entender mais sobre como fazer isso sem danificar o cabelo, bem como diferentes tipos de amarração para variar do clássico rabo de cavalo.

A estressante quebra dos fios que acontece quando se amarra o cabelo não é fruto apenas da ação. Nesse sentido, também entram na equação a frequência, o modo como se amarra e o material utilizado para o fim. Quando se fala em como amarrar o cabelo, existem diversas dicas para isso. Elas envolvem a melhor forma de prender as madeixas, ficar ainda mais elegante e se refrescar durante o processo. Seja como for, no fim, o essencial é evitar os danos capilares.

Dessa forma, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre como amarrar o cabelo, bem como o passo a passo perfeito. Aprenda também diferentes penteados e dicas para evitar quaisquer danos aos fios.

Como amarrar o cabelo?

Quando se fala em amarrar o cabelo, existem algumas dicas a serem seguidas que podem mudar para sempre a forma como você faz a amarração. Muitas delas são extremamente simples e os hábitos são fáceis de introduzir em sua rotina, evitando assim vários problemas no futuro.

1 – Durma de cabelo solto

Fonte: All Things Hair

De forma que você possa evitar cabelos muito volumosos, dormir com ele preso é uma das melhores formas de reduzir seu tamanho. Todavia, no caso dos danos, a força do elástico pode tensionar a raiz, provocando a queda e a quebra dos fios. Assim, de forma que isso não aconteça, prenda as madeixas com um elástico de meia-calça, um lenço ou faça uma trança baixa. Caso não deseje fazer nenhuma das opções, apenas durma com o cabelo solto.

2 – Escolha o elástico certo

Fonte: Freepik

De certo modo, todo elástico pode ser prejudicial para os fios, quando seu uso não é feito do jeito certo. Nesse sentido, prefira sempre os sem plaquinhas de metal, optando pelos revestidos de tecido. A melhor opção de todas, porém, é o elástico feito de meia-calça. Apenas corte a ponta da meia na altura do pé, e enrole-a até obter um círculo. Caso desejar, utilize também lenços, que são muito estilosos, e os de seda ainda ajudam a combater o frizz.

3 – Espere o cabelo secar para prender

Como amarrar o cabelo
Fonte: Claudia

Muitas vezes, o dia está tão quente que sequer existe a possibilidade de esperar o cabelo secar para prendê-lo. Todavia, o hábito pode ser muito prejudicial, da mesma forma que dormir com os cabelos molhados não deve acontecer. Isso enfraquece a raiz, deixa os fios quebradiços e ainda abafa o couro cabeludo. Tal problema facilita a proliferação de fungos, caspa e doenças na região. Tente esperar para amarrar suas madeixas, ou pelo menos utilize o secador. Seja como for, lembre-se de aplicar um defrizante para evitar o ressecamento.

4 – Aprenda a melhor forma de amarrar o cabelo

Fonte: Vix

Todos esses cuidados podem fazer a diferença, mas aprender o jeito certo de amarrar o cabelo ainda conta muito. No caso de rabos de cavalo e coques, evite torcer as mechas com muita força. Além disso, tente dar no máximo duas voltas no elástico. Caso ficar muito apertado, afrouxe um pouco o penteado. Quando for desmanchá-lo, tome cuidado para não puxar tudo de uma vez só. Desenrole uma das voltas do elástico primeiro, e então a segunda.

Diferentes formas de amarrar o cabelo

Agora, confira alguns jeitos diferentes de como amarrar o cabelo, bem como os clássicos rabo de cavalo e coque, mas de forma segura. Assim, você evita danificar os fios e ainda descobre um novo penteado para sair da mesmice.

1 – Rabo de cavalo

Como amarrar o cabelo
Fonte: Claudia

O rabo de cavalo é perfeito para looks casuais e para se refrescar em dias quentes. Não existe segredo algum na hora de realizá-lo, mas lembre de tomar cuidado com o elástico na hora de amarrar, para evitar puxar ou quebrar os fios.

  1. Primeiramente, escove todo o cabelo. Use uma boa escova para remover o emaranhado e quaisquer nós nos fios. É normal que o rabo de cavalo fique bem em qualquer tipo de cabelo, mas no caso de fios cacheados e encaracolados, é importante pensar em uma boa forma de retirar o frizz da parte da frente.
  2. Em seguida, junte todo o cabelo no local onde fará o rabo de cavalo. Use uma escova ou apenas os dedos, puxando tudo para trás e segurando com uma das mãos. Normalmente, os fios ficam no meio da parte de trás da cabeça, na nuca ou bem alto.
  3. Agora, prenda o cabelo com um elástico, tomando cuidado para não machucar os fios. Segure o cabelo com uma mão e o elástico com o outro, e enrole-o pelo menos duas vezes ao redor do cabelo rente à cabeça. Feito isso, puxe os fios para apertar o rabo. Caso preferir, utilize um grampo ou uma fita, dependendo da grossura dos fios.

Versão sofisticada

Você pode conseguir um rabo de cavalo de visual sofisticado escondendo o elástico com uma mecha de cabelo. Apenas use os dedos para levantar uma mecha da lateral do rabo de cavalo por trás do elástico. Logo depois, enrole a mecha ao redor da base do rabo de cavalo, escondendo o elástico. Por fim, prenda a mecha com um grampo.

2 – Coque clássico

Fonte: Enfim Noivei

O coque também é um penteado muito simples e um dos preferidos por quem tem cabelo muito longo. Assim como o rabo de cavalo, ele é fácil de se fazer, e pode ser incrementado de várias formas para garantir um visual mais chique.

  1. Antes de mais nada, prenda o cabelo em um rabo de cavalo seguindo a altura média ou alta. Lembre-se de escovar os fios antes para facilitar o trabalho. Prenda tudo com um elástico, de forma que os fios fiquem logo abaixo da coroa da cabeça.
  2. Em seguida, gire o cabelo ao redor da base do rabo de cavalo, criando assim um coque. A ponta do rabo de cavalo deve ficar enrolada na base, e mantenha-o apertado para que fique no lugar.
  3. Prenda o coque com grampos, mantendo tudo no lugar. Para garantir o penteado, utilize pelo menos 4. Caso seu cabelo seja pouco volumoso, utilize uma rosquinha ou meia para dar volume ao coque antes mesmo de prendê-lo.
  4. Por fim, aplique spray fixador, garantindo que ele permaneça firme pelo resto do dia.

3 – Coque banana

Como amarrar o cabelo
Fonte: Moda Verão

O coque banana está cada vez mais popular por meio de plataformas como o TikTok, onde a maioria das influencers tornaram o penteado um de seus queridinhos. Assim como o rabo de cavalo e o coque, ele é simples de se fazer, e você ainda pode optar por prendê-lo com uma piranha ou prendedor estiloso.

  1. Primeiro, desfie a parte mais alta do cabelo. Você deve reunir a camada superior dos fios, ou seja, a que cai sob a coroa da cabeça. Segure os fios para cima, utilizando um pente para desfiá-los das raízes até a metade do comprimento. Isso é feito para obter volume. Logo depois, penteie o cabelo para a frente, mantendo-o fora do caminho.
  2. Em seguida, junte o cabelo na base do pescoço. Você pode utilizar os dedos para escovar as mechas, juntando tudo na nuca, como se fosse fazer um rabo de cavalo bem baixo.
  3. Agora, você deve torcer o cabelo em um rolo apertado. Comece na base do pescoço, torcendo da raiz até as pontas. Faça isso até chegar a aproximadamente 3/4 do cabelo.
  4. Logo depois, coloque o rolo contra a cabeça, prendendo-o no lugar. Caso desejar, utilize grampos ou um prendedor grande, de forma que ele fique exposto. Qualquer fio rebelde deve ser empurrado para dentro do coque, e grampos podem ajudar a manter tudo no lugar.

Opções de penteados para o verão

Existem ainda outros jeitos fáceis de como amarrar o cabelo perfeitos para o verão. As opções, além de simples, são diversas, o que permite uma variedade para investir com looks bem compostos e nada da mesmice de rabos de cavalo todos os dias. Assim, você permanece estilosa e refrescada.

Algumas das opções são rabos de cavalo com tranças embutidas, coque bagunçado, coque torcido, coque chignon rápido ou um rabo de cavalo elegante.

1 – Chignon simples

Como amarrar o cabelo
Pinterest

2 – Rabo de cavalo sofisticado

Vila Mulher

3 – Coque sofisticado

Como amarrar o cabelo
Fonte: Nutrislim

4 – Rabo de cavalo com trança

Como amarrar o cabelo
Fonte: Incrível

Se você se interessou por essa matéria sobre como amarrar o cabelo, aproveite para conferir Penteados – inspirações de coques, soltos, tranças, rabo de cavalo, curtos

Fontes: 50+ Moda e Beleza, WikiHow, Softhair

Imagens: Incrível, Simões Filho, Vix, Claudia, Claudia, Pinterest, Freepik, All Things Hair, Enfim Noivei, Moda Verão, Nutrislim, Vila Mulher

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você