Beleza

Condicionador, você usa do jeito certo? 5 erros que você deve evitar

Todo mundo usa o condicionador no dia a dia. Mas, será que você aplica o produto de forma correta? Ou será que você ainda comete esses erros?

Atualizado em 27/02/2020

Primeiramente, é importante que você saiba que o condicionador é um produto fundamental para a hidratação do seu cabelo. Porém, nem todo mundo sabe disso e muito menos sabe como se usa esse produto. Por isso, separamos os 5 erros mais comuns sobre o uso do condicionador.

Sobretudo, vale ressaltar que sem esse produto, a lavagem do seu cabelo não fica completa. Até porque, ele é utilizado depois do shampoo, e serve como uma película protetora do fio.

Além de proteger da desidratação, ele também é responsável por deixar o cabelo mais macio, cheiroso e brilhoso. Também é a função do condicionador deixar suas madeixas mais fáceis de pentear.

Assim sendo, você já percebeu que o condicionador pode ser realmente muito importante para o seu dia a dia. Especialmente para as mulheres com cabelos mais cacheados ou mais ressecados. Isso porque, na maioria dos casos, esses tipos de cabelos costumam embaraçar com mais frequência.

5 erros mais comuns sobre o uso de condicionador

1. Escolher um condicionador que não seja para o seu tipo de cabelo

Você usa o condicionador de forma correta? Descubra agora

Não pense que qualquer produto vai ser bom para o seu cabelo, porque não é bem assim. Primeiramente, é imprescindível que você respeite o seu tipo de cabelo. Até porque o uso correto desse produto, ajuda a não ressecar e nem deixar os fios muito oleosos.

Vale ressaltar que cada condicionador possui uma finalidade diferente, por isso é importante que você procure um que foque na solução para o “problema” do seu cabelo. Como por exemplo, existem produtos que são voltados para cabelos fragilizados, com crescimento lento e que quebram facilmente.

Já existem outros tipos que servem para fortalecer e hidratar os fios. E outros que proporcionam um banho de queratina vegetal, que agem diretamente na estrutura capilar e restaurando os fios lisos e alisados. Ou seja, você encontrará produtos para todas as necessidades de um cabelo.

2. Usar o condicionador de uma linha e o shampoo de outra

Você usa o condicionador de forma correta? Descubra agora

Não inventa moda não, mulher. O shampoo e o condicionador devem ser os mesmos, eles são uma dupla. Até porque, a junção dos dois que vai agir no seu cabelo. Tanto é que muitos shampoos agem no cabelo realçando a beleza e dando mais brilho. E já os condicionadores em grande maioria promovem a hidratação e uma definição.

Portanto é essencial que você opte pela linha completa para o seu tipo de cabelo. Para que assim, os produtos agem de forma correta e completa.

3. Passar condicionador no couro cabeludo

Você usa o condicionador de forma correta? Descubra agora

Esse pode ser dos 5, o pior erro de todos. Basicamente, aplicar o condicionador na raiz do cabelo pode trazer problemas, como a oleosidade excessiva, e também pode ser um grande causador da caspa. A verdade é que quando você passa o produto na raiz do cabelo pode ocorrer a obstrução dos poros.

Porém, essa obstrução age de forma muito ruim no cabelo, causando até queda dos fios. Portanto, passe o produto somente no comprimento das mechas.

4. Passar muito condicionador

Você usa o condicionador de forma correta? Descubra agora

Sem exageros, mulher. Não vai achando que quanto mais condicionador, mais rápido desembaraça o seu cabelo, porque nem sempre é assim. Até porque o excesso nunca é bem-vindo.

A nossa dica é você primeiro fazer o teste no seu cabelo, para ver qual quantidade será ideal para você. Portanto, a melhor forma de testar é você usando três vezes, em quantidades diferentes. Basicamente, a quantidade de produto varia de cabelo para cabelo. Até porque, depende muito do volume dos fios e se o cabelo é mais ressecado

5. Deixar o produto agir por muito tempo

Você usa o condicionador de forma correta? Descubra agora

Primeiramente, o condicionador não age da mesma forma que uma máscara de hidratação, por exemplo. Portanto é importante que você siga e respeite o tempo indicado na embalagem, caso tenha dúvida.

Basicamente, o fato de você deixar o condicionador agir por muitas horas no seu cabelo, pode gerar uma quebra dos fios. Até porque, eles tendem a se partir com mais facilidade quando estão molhados. Portanto, deixar o produto por muito tempo, não fará nenhum efeito melhor.

Nossa matéria te ajudou? Você fazia algum desses erros?

Confira mais matérias: Como fazer umectação nos cabelos em casa, gastando pouco

Fontes: Natura

Imagens: Boa forma, Mulher cheirosa, Mulher, All things hair, Madre santa, Mulher