Dicas & Truques

Shampoo caseiro: como fazer e receitas para todos os tipos de cabelo

Está cansada de usar tantos componentes químicos no cabelo? Aprenda a fazer shampoo caseiro em casa e cuide dos seus fios.

Cuidar dos cabelos é necessário para que eles fiquem sempre saudáveis, o que ressalta também a beleza dos fios. Talvez você não saiba, mas pode ter os cuidados necessários sem gastar muito, usando um shampoo caseiro, por exemplo. Além de ser econômico, é também uma alternativa mais saudável.

Por outro lado, você deve saber que os shampoos que compra no mercado são cheios de substâncias químicas que a longo prazo, não são benéficas para os fios. É por isso que tem surgido no mercado muitos produtos que não tem essas substâncias. Infelizmente o preço desses é mais alto e bom, você não precisa gastar muito.

Assim, se existe uma forma mais acessível de deixar os cabelos limpos e saudáveis, é claro que você irá optar por essa maneira.

Confira agora algumas receitas de shampoo caseiro

1 – Shampoo e condicionar de abacate

Shampoo caseiro: aprenda a fazer seu próprio shampoo e economize
Fonte: Bela Cereja

Seja como for, se você acha que os produtos versáteis, conhecidos como 2 em 1 existem apenas na indústria, você está enganado. Essa misturinha pode ser utilizada como shampoo e condicionar. Olha só quanta praticidade! Para preparar o shampoo caseiro, que também é condicionador você vai precisar apenas de:

Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem, até que fique bem homogêneo. E então a mistura estará pronta para aplicar. Passe a mistura nos cabelos úmidos e massageie por alguns minutos. Em seguida enxague bem, para que não fique nenhum resquício da fruta no cabelo.

2 – Shampoo de limão e aloe vera

Shampoo caseiro: aprenda a fazer seu próprio shampoo e economize
Fonte: iStock

Essa receita é um pouco mais complexa e exige alguns ingredientes a mais que a última. No entanto, esse shampoo caseiro tem validade de um ano e rende bastante. Confira os ingredientes:

  • 200ml de base perolada ou transparente para sabonete líquido
  • 600ml de água mineral
  • 30ml de essência de limão siciliano
  • 80ml de extrato glicólico de limão
  • 80ml de extrato glicólico de aloe vera
  • Anfótero
  • Lauril líquido

O primeiro passo é juntar a base e a água até que o sabonete se dissolva. Em seguida adicione a essência de limão e o extrato de de limão e de aloe vera. Se quiser dar uma cor ao seu shampoo, nesse momento você pode adicionar um corante cosmético.

Depois disso, está na hora de acrescentar o anfótero, coloque até que o shampoo fique cremoso. Depois que ele já estiver cremoso, adicione mais anfótero até que ele fique ralo novamente. Pode parecer estranho, mas esse processo é importante para a mistura não mude de textura depois de um tempo.

Agora para que a mistura volte a ficar cremosa, basta adicionar um pouco de lauril líquido e pronto! Seu shampoo para cabelos oleosos estará pronto e tem validade de até 1 ano.

3 – Shampoo caseiro de coco

Shampoo caseiro: aprenda a fazer seu próprio shampoo e economize
Fonte: Vevé Bragança

Antes de mais nada, esse shampoo é para você que está sofrendo com os fios ressecados e quebradiços. Esse shampoo caseiro vai limpar e  nutrir seu cabelo ao mesmo tempo. Os ingredientes são os seguintes:

  • 1/4 de xícara de leite de coco
  • 1/3 de xícara de shampoo neutro infantil
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas

O modo de preparo é super simples! Basta juntar todos os ingredientes e, em seguida, misturar bem! Agora é só aplicar a mistura nos fios e massagear bem.

4 – Shampoo de azeite e amêndoas

Fonte: Veja

Nesse sentido, se você foi viajar para a praia ou se ficou muito tempo na piscina e agora seu cabelo está ressecado e sem vida, esse shampoo caseiro vai te salvar! Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1/2 litro de água
  • 120 gramas de sabonete de azeite de oliva em raspas
  • 1/4 de xícara de óleo de amêndoas

Primeiramente você deve misturar a água fervente com o sabonete até que ele dissolva bem. E então adicione o óleo de amêndoas. Espere a mistura esfriar e passe nos fios. Como esse shampoo caseiro também vai recuperar o cabelo, deixe que ele aja por alguns minutos.

5 – Shampoo de limão

Fonte: SPDM

Aqui vai uma receita para quem tem cabelo oleoso, mas que não abre mão da praticidade e rapidez. Você vai precisar de poucos ingredientes:

  • 1 xícara de sabonete de azeite de oliva (Castela) líquido;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão espremido na hora;
  • 1 colher de chá de gel de aloe vera.

Basta misturar todos os ingredientes e passar nos fios. Deixe agir por poucos minutos e então enxague!

Agora você não tem mais desculpa para não cuidar do seu cabelo. Com certeza você vai perceber uma melhora significativa na saúde dos fios quando deixar de usar tantos componentes químicos. Esse tipo de agente da limpeza é comum nos shampoos tradicionais, mas não no shampoo caseiro.

E aí, gostou de aprender como se faz shampoo caseiro? Então você também vai gostar dessa matéria: Por que passar ovo no cabelo pode ser uma boa ideia.

Fonte: Revista Artesanato.

Imagens: Tudo Ela, SPDM, Veja, Veve Bragança, iStock, Bela Cereja.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você