Saúde

Aloe vera, o que é? Benefícios, utilidades e como usar em casa

A aloe vera, também conhecida como babosa é uma planta muito versátil, que pode ser usada de diversas formas, trazendo muitos benefícios para a saúde e estética.

Atualizado em 11/06/2020
Por Cristyele Oliveira

A aloe vera ou babosa como é mais conhecida, é uma planta muito popular, principalmente devido aos seus fins medicinais e estéticos. Então, muito provavelmente já se deparou com alguma receita de hidratação para o cabelo que usa babosa, certo?

Isso porque a aloe vera é facilmente encontrado no Brasil, e tem propriedades hidrantes muito eficazes. Essas que podem ser usadas tanto na pele quanto nos cabelos. Inclusive, o extrato de aloe vera está presente na fórmula de vários produtos cosméticos.

No entanto, essa planta, originária da África, pode ser usada de diversas outras formas além da beleza, promovendo vários benefícios também para a saúde. Devido a sua ação nutritiva, anti-inflamatória e regeneradora, a aloe vera é muito indicada para o tratamento de várias doenças. Além disso, tem ativos que calmantes que atuam no sistema digestivo, auxilia no processo de emagrecimento entre outros.

Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais sobre essa planta milagrosa que é a aloe vera. Além de aprender várias formas de usufruir tudo de bom que ela tem para oferecer.

Utilização da aloe vera

Aloe vera - Benefícios, utilizações e formas de usar
Engenharia das Essências

Há muito tempo que as propriedades medicinais da aloe vera chamam a atenção. Desse modo, o gel extraído da parte interna das folhas da planta é usado para cuidar da pele e cabelos há milhares de anos. Mas além disso, essa planta também era muito usada para tratar queimaduras, mesmo antes de comprovação. Essa que veio com estudos mais recentes, que provaram a eficácia da planta para lidar com queimaduras e cicatrizes.

O suco da aloe vera, extraído da parte externa da planta também era muito usado para tratar problemas gastrointestinais, devido a sua ação desintoxicante. Contudo, produtos alimentícios que contam com aloe vera na composição não podem ser comercializados.

Isso se dá pelo fato de que a aloína, um ativo natural dessa planta, pode irritar a mucosa intestinal quando consumida em excesso. Portanto, pode causar alterações no fígado e em casos mais graves, resultar até em uma insuficiência renal séria.

Em contrapartida, os benefícios dessa planta para outras finalidades são imensos.

Propriedades da aloe vera

Aloe vera - Benefícios, utilizações e formas de usar
Ervanarium

Conforme dito anteriormente, a aloe vera tem várias propriedades que podem ser usadas em benefício da saúde. Sendo assim, vamos conhecer algumas delas a seguir:

  • Ação nutritiva: As suas propriedades naturais estimulam a formação de células e tecidos, já que tem em sua composição 18 dos 13 aminoácidos essenciais para o nosso organismo.
  • Ação regeneradora: Os ativos dessa plantam contribuem para a eliminação de células antigas, e ajuda na formação de novas. Dessa forma, tem ação cicatrizante.
  • Ação hidratante: O gel da aloe vera possui ativos que contribuem com a restauração de tecidos danificados e promovem a hidratação, tanto da pele quanto do cabelo.
  • Ação digestiva: Devido as enzimas que facilitam a digestão, a aloe vera pode ser usada no combate a prisão de ventre, e ajudar até no tratamento de gastrite.
  • Ação anti-infamatória: Conta com várias propriedades que auxiliam no tratamento de infecções e inflamações.

Benefícios da aloe vera

Aloe vera - Benefícios, utilizações e formas de usar
Go Outside

Combate o envelhecimento precoce

A aloe vera conta com uma enorme variedade de propriedades antioxidantes, ao todo são 18 componentes fenólicos. Assim, esses antioxidantes são muito eficazes no combate aos radicais livres, que prejudicam as células saudáveis do organismo. Portanto, a aloe vera pode ser usada para combater o envelhecimento precoce, e o surgimento dos sinais de idade.

Contribui com a saúde bucal

Isso mesmo, devido a ação antifúngica, a aloe vera também pode ser usada para eliminar o acúmulo da placa bacteriana. Desse modo, ajudar a diminuir as inflamações que ocorrem na gengiva. Aliás, a planta também é muito indicada para o tratamento de doenças bucais, como a gengivite e a periodontite. Além disso, a aloe vera contribui para aliviar os sintomas das úlceras bucais.

Tratamento de doenças

A aloe vera pode ser usada de forma eficaz para tratar diversas doenças. Entre elas, dermatite, seborreia, herpes genital, psoríase, caspa e até lesões no couro cabeludo.

Controle da acne

A aloe vera já se mostrou muito eficiente no combate à acne. Isso porque o gel da planta formada de 99% de água, tem ação reparadora, que aumenta a produção de colágeno e elasticidade da pele, impedido a produção de sebo. Portanto, contribui para diminuir o aparecimento de espinhas na pele.

Contraindicações

Aloe vera - Benefícios, utilizações e formas de usar
Acqualive

Embora tenha muitos benefícios, a ingestão de aloe vera não é indicada para crianças, mulheres grávidas ou em período de amamentação. Além de pessoas que possuem inflamação no útero e no ovário, fissura anais, varizes, cistite, apendicite, nefrite, prostatite. Portanto, nesses casos, podem haver efeitos colaterais, como cólicas e diarreia. Sendo assim, se sentir algum desses sintomas depois de ingerir produtos com alo vera, interrompa o uso.

Quanto a aplicação externa da aloe vera ou produtos que contém a planta na composição, não há nenhum tipo de contraindicação, podendo ser usado por qualquer pessoa, inclusive crianças. Apesar de ser muito raro, o seu uso pode causar irritações em pessoas alérgicas as suas propriedades, mas no geral não há maiores problemas.

Formas de usar a aloe vera

Aloe vera - Benefícios, utilizações e formas de usar
Dicas de Mulher

A aloe vera é uma planta muito versátil, podendo ser usada de diversas formas para as mais variadas finalidades. Sendo assim, vamos apresentar algumas receitas para você usar a aloe vera.

Gel de aloe vera

O gel de aloe vera pode ser usado diretamente na região afetada ou como compressa. Desse modo, a compressa com esse gel pode aliviar dores musculares e ósseas, além de reumatismo e enxaqueca. Devido a ação cicatrizante da planta, o seu gel pode ser usado em queimaduras, queimaduras de sol e outras feridas.

Para fazer esse gel você irá precisar de:

  • 1 folha de babosa
  • 1 copo de água

Modo de preparo

  • Extraia o gel que fica dentro da parte interna da folha, e misture no liquidificador a proporção de uma colher do líquido junto à água. Depois é só aplicar no local desejado.

Esfoliante de aloe vera para cabelos

Para fazer o esfoliante você irá precisar de:

  • 1 colher de açúcar mascavo;
  • 2 colheres de gel de babosa

Modo de preparo e uso 

  • Misture todos os ingredientes em um recipiente e está pronto para passar no cabelo.
  • Divida o cabelo ao meio, e aplique a mistura sobre o couro cabeludo e massageie suavemente a região.
  • Em seguida, coloque uma touca e deixe o esfoliante agir por 10 minutos.
  • Por fim é só lavar o cabelo e deixar secar naturalmente.

Condicionador de aloe vera e óleo de coco

Você irá precisar de:

  • 3 colheres de gel de aloe vera
  • 3 colheres de óleo de coco

Modo de preparo e uso 

  • Aqueça o óleo em banho maria até derreter completamente;
  • Depois misture o gel no liquidificador
  • Aplique o condicionador nos cabelos após a lavagem, e deixe a mistura agir por 15 minutos. Por fim, enxague e deixe secar.

Máscara para pele oleosa e com acne

Você irá precisar de:

  • 1 colher de argila;
  • 1 colher de gel de aloe vera
  • 3 gotas de óleo essencial de melaleuca

Modo de preparo e uso 

  • Misture todos os ingredientes
  • Aplique a máscara sobre a pele limpa e deixe secar. Por fim, enxágue com água fria.

Hidratante corporal

Você irá precisar de:

  • 20 ml de creme hidratante
  • 1 colher de gel de babosa
  • 1 colher de mel
  • 1 colher de óleo vegetal de de sua preferência

Modo de preparo e uso 

  • Misture todos os ingredientes
  • Aplique no corpo, principalmente nas regiões mais ressecadas
  • Deixe agir por alguns minutos e depois enxágue

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, que tal aprender como usar óleo de coco no cabelo?

Fontes: NAMU Tua Saúde  Ecycle 

Imagem destacada: Dietas para Emagrecer 

Imagens: Dicas de Mulher Acqualive  Go Outside  Ervanarium Engenharia das Essências 

 

Próxima página »

Escolhidas para você