Beleza

Tipos de sabonetes, como escolher o ideal? Diferenças e funções

Existem diversos tipos de sabonetes no mercado, no entanto, cada um com um diferencial e função específica.

Antigamente os sabonetes eram compostos, basicamente, por gordura animal e cinzas da lenha. No entanto, atualmente, graças ao avanço da indústria cosmética, existem diversos tipos de sabonetes no mercado, cada um com um diferencial e função diferente.

Aliás, essa diversidade, muitas das vezes, pode acabar complicando e gerando muitas dúvidas na hora da escolha do produto ideal, já que é preciso entender bem quais são as finalidades de cada sabonete e para quais tipos de peles são mais indicados.

Além disso, é importantíssimo estar atento às substâncias utilizadas na fórmula do produto, aliás, muitas delas podem ser prejudiciais. Pensando nisso, nós, da Àrea de Mulher, separamos algumas informações sobre os tipos de sabonetes mais comuns, além de algumas dicas de como escolher o sabonete correto a partir da sua pele.

Portanto, continue por aqui para conferir.

Tipos de sabonetes

Tipos de sabonetes, como escolher o ideal? Diferenças e funções
Soni

Sabonete líquido

Entre os tipos de sabonetes diferentes no mercado, o líquido é o mais indicado para higienizar derme, isso porque contém um Ph muito próximo ao dela. A principal vantagem e diferencial desse sabonete é que ele pode ser usado por todos membros da família, já que a embalagem não permite contato direto do produto com as mãos.

Além disso, o sabonete líquido é uma ótima opção para levar em viagens e passeios.

Sabonete em barra

O sabonete em barra está entre os tipos de sabonetes mais comuns dos mercados, farmácias e casas e pode ser utilizado tanto na face, quanto no corpo inteiro. Apesar de não fazer muita espuma, esse tipo é ideal para higienização.

No entanto, vale alertar: não compartilhe o seu sabonete em barra com outras pessoas. Esse produto é de uso individual.

Sabonete íntimo

O sabonete íntimo tem a finalidade de higienizar unicamente a região íntima da mulher, com finalidade de manter o ph da vagina equilibrado. Ou seja, é possível evitar a proliferação de fungos e bactérias no local. Não existem contraindicações para esse produto.

Tipos de sabonetes – Antibactericida

Esse tipo de sabonete, como o próprio nome já diz, oferece proteção total das bactérias, ou seja, é ideal para lavagem das mãos, local mais exposto a contato com superfícies e objetos. Entretanto, lembre-se que não é recomendado que se faça o uso diário de sabonetes antibactericidas, já que eles apresentam ingredientes mais potentes em suas formulações.

Hidratante

Esse sabonete é indicado principalmente para pessoas de pele seca e pode ser usado todos os dias para repor a umidade natural tanto da pele do corpo, quanto do rosto. Pode ser encontrado em mercados, farmácias e perfumarias.

Tipos de sabonetes – Esfoliante

O sabonete esfoliante é composto por pequenas esferas que são responsáveis por remover as impurezas profundas da pele, tendo uma função semelhante a uma lixa. Portanto, ele deve ser usado com restrição, já que seu uso constante pode causar problemas na pele como, por exemplo, deixá-la fina e sensível.

Sabonete para bebê

Muito conhecido pelas mamães, esses sabonetes possuem um aroma e textura delicados. Além disso, são mais neutros para manter o ph natural do bebê e que a pele frágil do pequeno não seja agredida.

Tipos de sabonetes – hipoalergênico

O sabonete hipoalergênico é o mais recomendado para pessoas com alergias, já que é livre de agentes conservantes como, por exemplo, parabeno e a isotiazolinona. Além disso, também é indicado para prevenir coceiras e irritações e manter a pele com uma textura macia.

Como escolher o produto ideal de acordo com seu tipo de pele?

Tipos de sabonetes, como escolher o ideal? Diferenças e funções
Fabiana Scaranzi

Segundo os dermatologistas, para escolher o sabonete ideal para a sua pele é preciso se informar se o potencial hidrogeniônico (ph) do produto é compatível com o da sua pele. O recomendado é que os sabonetes tenham o pH p entre 5,4 e 5,6, para evitar alterações na acidez cutânea.

Mas afinal, entre os tipos de sabonetes, qual melhor para o meu tipo de pele? Bom, confira algumas dicas a seguir.

  • Pele seca: Indicado o uso de sabonetes com óleos vegetais e sem álcool;
  • Oleosa: Recomenda-se nesses casos sabonetes líquidos ou em gel, com ação adstringente e que consigam controlar a oleosidade;
  • Pele normal: O produto deve ser hidratante, ou seja, nesse caso, prefira sabonetes neutros;
  • Sensível: Opte por sabonetes neutros ou aqueles destinados para bebês e crianças, pois são menos agressivos.

O que saber antes de comprar?

Tipos de sabonetes, como escolher o ideal? Diferenças e funções
Estado News
  1. Fique atento à marca do produto, certifique-se que o cosmético tem credibilidade no mercado;
  2. Confira a textura do sabonete – não utilize produtos com texturas leitosas ou quebradiças;
  3. Procure por produtos com aroma agradável, aliás, caso o sabonete apresente um cheiro desagradável, pode significar que está próximo do vencimento;
  4. Por fim, antes de consumir sabonetes para fins específicos, como, por exemplo, para tratamento de acnes e dermes, procure sempre uma recomendação médica.

Então, o que achou dessa matéria? Aproveite para conferir também: Ph do shampoo – Como pode interferir na saúde do seu cabelo.

Fontes: Drogaria Liviero, Ecycle, Poupa Farma.

Fontes das imagens: Uol, Soni, Fabiana Scaranzi, Estado News.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você