Beleza

Esfoliantes caseiros – Receitas, benefícios e cuidados ao usar

Os esfoliantes caseiros são opções baratas para fazer limpeza profunda em casa, garantindo uma pele mais macia e hidratada.

A esfoliação caseira traz diversos benefícios para a pele, assim como uma esfoliação mais profissional. Essas técnicas de limpeza promovem a renovação celular e deixam a pele prontinha para ser hidratada de forma profunda.

A esfoliação age diretamente nos poros, removendo as células mortas e o excesso de queratina da superfície da pele, clareando manchas e suavizando acnes e marcas.

Enquanto você massageia a superfície da sua pele, a circulação do sangue está sendo estimulada, facilitando a penetração de propriedades hidratantes.

A constância de uso deve ser moderada, sendo indicada uma vez por semana durante o verão e uma vez a cada duas semanas no inverno. É imprescindível também que seja observado os esfoliantes caseiros para tipos determinados de pele, para não haver efeito contrário e você ganhar um problema maior na sua epiderme.

Benefícios da esfoliação de pele

pele saudável
Alto Astral

Muita gente não sabe, mas a esfoliação de pele tem uma importante missão: preparar a pele para uma hidratação mais eficiente. Ao massagear a mistura cheia de grãos na pele, essas microesferas realizam uma limpeza dentro dos poros, retirando as impurezas e células mortas que ali vivem, deixando limpinho para receber o máximo de hidratação que conseguir.

A esfoliação não tem somente o benefício da limpeza. Acontece que, ao realizar essa limpeza, ela libera outros vários benefícios para a saúde da epiderme, deixando uma pele mais bonita, macia e saudável. Esse também é o resultado da estimulação da circulação sanguínea na área, estimulando a renovação celular.

Outro grande benefício, mas não menos importante, é a atuação da esfoliação contra o envelhecimento precoce. Por conta da textura granulada, cheia de grãos, a técnica de limpeza desintoxica a pele, além de atenuar rugas e linhas de expressão.

Dicas e cuidados ao utilizar esfoliantes caseiros

hidratação
Marcos Proença

As esfoliações caseiras podem provocar efeito contrário e deixar lesões na pele. Portanto, é necessário tomar alguns cuidados para que o que era pra ser solução não se torne um problema.

Limpe a pele antes da aplicação

É imprescindível que a pele esteja bem limpa antes da esfoliação caseira. Nesse contexto, você pode utilizar demaquilantes, água micelar, sabonetes neutros ou específicos para a região que não agridam e realizem uma limpeza de forma eficiente. Ao lavar o rosto, prefira água fria.

Realize movimentos circulares

Ao esfoliar a pele, atente-se a intensidade dos movimentos circulares. Eles precisam ser delicados, para que a penetração do esfoliante seja eficiente e que ele limpe os poros da pele. No entanto, cuidado com os locais esfoliados, os olhos, por exemplo, não podem receber a mistura. Utilize a ponta dos dedos ou pedaços de algodão para realizar o procedimento.

Hidrate a pele após a esfoliação

Após esfoliar a pele de forma caseira, passe sempre um hidratante. O nosso tecido pode ficar muito sensível pois a estimulação pode até provocar lesões, dessa forma com a hidratação instantânea, além de proteger a pele, potencializa o efeito da esfoliação.

mulher hidratando a pele em casa
Marcos Proença

Evite exposição ao sol ou depilação após esfoliar a pele

De maneira idêntica ao tópico anterior, é necessário tomar alguns cuidados de exposição e resguardar a pele por um tempo. Isso acontece porque ela fica sensível após a esfoliação, e portanto, é preciso evitar exposição ao sol e procedimentos como depilações, que podem agredir ainda mais a pele e até mesmo causar manchas.

Associe a esfoliação com outros cuidados com a pele

A esfoliação é apenas um dos procedimentos necessários para se garantir uma pele bonita e mais saudável dentro da skincare semanal. Bem como limpezas profundas, hidratações, protetor solar, boa alimentação, entre outras formas de cuidar da sua pele. Salvo apenas o produtos ácidos ou com alta concentração de ativos, pois podem causar mais atrito na pele, provocando lesões.

Receitas de esfoliantes caseiros

Esfoliante com aveia

esfoliação com aveia
Simoes Filho Online

A aveia é o ingrediente principal de um esfoliante caseiro que ajuda espelir as células mortas do rosto, além de hidratar profundamente a pele. Como resultado, você garante uma pele mais saudável e de quebra clareia as manchas que incomodam. Contudo, essa receita é indicada apenas para peles do rosto secas e desidratadas.

Primeiramente, separe duas colheres de aveia e uma colher de mel ou iogurte. Em seguida, junte os ingredientes e aplique no rosto fazendo movimentos circulares até sentir que a pele absorveu bastante o óleo. Por último lave bem o rosto e finalize com um creme hidratante, fazendo com que a elasticidade da pele não seja afetada.

Esfoliante com açúcar mascavo

A esfoliação feita a partir de açúcar mascavo libera vários benefícios. Porém, sua principal vantagem é estimular a renovação celular. Ao passo que a esfoliação com açúcar mascavo dificilmente causa irritações, ele remove de forma fácil os resíduos nos poros, podendo ser utilizado em todos os tipos de pele.

A receita para a esfoliação com açúcar mascavo é simples e com ingredientes que se encontram em casa. Ele pode ser misturado com chá verde ou matcha e utilizado, de forma preferencial, no rosto, pescoço, cotovelo e joelhos. Como resultado, ele ajuda a clarear e eliminar manchas escuras na pele, mas é importante salientar a importância de utilizar creme hidratante após a esfoliação para um melhor efeito.

Esfoliante de café

esfoliação com café
Transformese

O esfoliante caseiro feito com café é uma boa pedida, visto que ele possui poderosas propriedades antioxidantes, ajudando a eliminar impurezas e  a oleosidade da pele. Assim então, o corpo todo pode ser esfoliado com café, sobretudo locais que precisam estimular a regeneração do tecido como calcanhares, cotovelos e joelhos.

A esfoliação com café é feita de forma a criar uma pasta, podendo ser utilizado leite ou azeite. Após a pasta estar pronta, basta esfoliar onde preferir e lavar logo em seguida e se certificar que retirou todos os grãos da pele.

Esfoliante de azeite

Se a sua pele é seca, normal ou mista, esse esfoliante caseiro pode ser uma mão na roda para você. O sal combinado com azeite se torna um poderoso hidratante, contudo, o sal pode causar micro-lesões na pele. Sendo assim, o azeite entra em ação como um hidratante regenerador que acalma a pele e cuida dessas micro-lesões, além de ajudar a equilubrar o pH da pele.

A esfoliação com azeite e sal funciona da seguinte maneira: para 3 colheres de azeite, adicione 1 colher de sal. Em seguida, misture bem e faça a esfoliação com movimentos circulares na pele.

Esfoliante de morango

esfoliante caseiro de morango
Dicas de Casa e Beleza

Para uma  uma pele mais lisa, suave e hidratada, os morangos são uma ótima pedida de esfoliação. A receita acompanhada de mel, açúcar e iogurte natural é uma poderosa mistura repleta de propriedades que hidratam a pele.

A mistura deve ser feita com 4 morangos frescos e amassados, 1 colher de mel, 1 colher de açúcar e uma dose de iogurte natural. É só mexer que está pronto para a limpeza. Vale ressaltar que essa receita é indicada apenas para peles sensíveis.

Esfoliante de amêndoas e fubá

A esfoliação com fubá é ótima para remover as células mortas da pele, pois possui a consistência ideal, não se desfazendo. Ao ser misturada com óleo de amêndoas, os benefícios só aumentam, pois ele possui vitaminas que também são capazes de promover a remoção de células mortas e, assim, melhorar o aspecto da pele. Caso você tenha a pele seca, essa receita é para você!

Junte 1 colher de fubá com 1 colher de sal marinho, 1 colher óleo de amêndoas e 3 gotas de óleo essencial de hortelã. Misture e hidrate sua pele!

Esfoliante caseiro para crianças

Essa esfoliação caseira alcança excelentes resultados e remove as células mortas da pele, a sujeira e deixa a pele mais suave e macia.

Para preparar o esfoliante, junte em um recipiente duas colheres de  iogurte natural, 1 colher de mel e 1 colher de borra de café. Mecha até que vire uma pasta, e em seguida, está pronto para usar.

Esse artigo lhe foi útil? Leia também: Vitaminas para a pele ficar mais hidratada, saudável e bonita.

Fontes: Tua Saúde e Giolaser.

Imagens: Ig, Marcos Proença, Alto Astral, Marcos Proença, Simões Filho Online.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você