Beleza

Rotina de beleza – Guia prático de como montar a sua

Veja os passos e produtos necessários para uma rotina de beleza eficiente. Enquanto você pratica esse autocuidado, estimula o amor próprio!

Atualizado em 21/08/2020

A busca de ter uma rotina de beleza perfeita é o sonho de muitas mulheres. Cabelo, pele e rosto necessitam de cuidados especiais e rotineiros para que estejam sempre saudáveis. Entretanto, sabemos que manter um cronograma ou rotina e seguir à risca demanda tempo e paciência.

Todavia, é extremamente importante não deixar esses passos de lado e desleixar consigo mesma. Manter uma rotina de beleza é sinônimo de autocuidado, amor próprio e paz interior.

Por quê devo estabelecer uma rotina de beleza?

autocuidado
Unsplash

Talvez uma melhor pergunta fosse: por quê não ter uma rotina de beleza? Muito distante de estabelecer padrões para serem seguidos, a rotina de beleza faz de você alguém que cuida do corpo e da saúde, estimulando o amor próprio. Afinal, não existem contras, apenas benefícios que dependem única e exclusivamente de você.

Enquanto você cuida do seu corpo, ele cuida de você de volta. Acima de tudo, o autocuidado estabelece uma conexão de você consigo mesma que não tem meditação que consegue com tanta eficácia.

Portanto, quando você cuida do seu corpo, sua cútis é regenerada e fortalecida. Assim você fortalece o seu cabelo, sua pele melhora perceptivelmente, o que gera um bem-estar incrível!

Como estabelecer uma rotina de beleza?

creme facial
Revista 29h

Tenha foco

A priori, é necessário estabelecer foco para cumprir todos os processos. Além disso, paciência e vontade de deixar sua pele e cabelo mais saudáveis é crucial neste momento.

Se organize

Atualmente, sabemos que ter novos hábitos não é nada fácil, mas vamos lá! Antes de tudo, estabeleça dias e horários e, se for necessário, coloque despertador para que nenhum passo fique para trás.

Quais produtos utilizar?

1. Protetor Solar

protetor solar
Marie Claire

Nada vai adiantar na sua rotina de beleza e você não se proteger do sol, então invista em um protetor específico para o seu tipo de pele (consulte o dermatologista). Porém, você vai precisar de bastante atenção ao usá-lo, pois é possível que seja necessário reaplicação durante o dia.

2. Água micelar

água micelar
Beleza na Web

A água micelar é um produto imprescindível na sua estante. Esse cosmético virou tendência e não é pra menos: ele limpa perfeitamente, não deixando nenhum rastro de sujeira para trás!

Ele possui diversas nanopartículas de lipídeos que atraem o óleo e toda e qualquer sujeirinha da pele, ao passo que evita o ressecamento da cútis, além de não altera o pH da pele.

Toda e qualquer mulher que tenha uma rotina de beleza precisa de água micelar na lista de proutos.

3. Demaquilante à base de óleo

demaquilante
Coisas de Diva

Uma mulher que se preze tem um bom demaquilante em casa. Este cosmético suga toda maquiagem das mais difíceis camadas da pele, desentupindo os poros por completo.

Portanto, é necessário comprar um bom e confiável, para uma eficiência completa.

4. Esfoliante para o rosto e corpo

esfoliantes
Casa Melhor

Este produto tem a função de eliminar as células mortas e deixar a pele preparada para ser hidratada. Mas, primordialmente, é preciso pedir  a indicação de um para um profissional, visto que, existem vários tipos de pele e é preciso encaixar um esfoliante na sua.

5. Tônico facial

tonicos faciais
Universa

Ao contrário da água micelar, o tônico facial equilibra o pH da cútis, podendo ser misturado com outros produtos para potencializar o resultado de algum tratamento.

Dessa forma, cada tipo de tônico pode servir para um procedimento na pele, sendo eles; secativo, calmante, hidratante, rejuvenescedor etc.

6. Máscaras Faciais

máscaras faciais
Beleza na Web

Podendo ser usadas diariamente, as máscaras faciais fazem sucesso em todo o mundo. Hidratam a pele e levam embora impurezas indesejadas de 15 a 20 minutinhos. Essencial item na lista da sua rotina de beleza.

7. Creme para os olhos

Creme para os olhos
QUEM Globo

Nesta região, a pele é mais fina e sensível. É aqui onde os primeiros sinais da velhice começam a aparecer. Você pode usar diariamente, duas vezes por dia, aplicando com o dedo anelar e com toque bem suave.

8. Hidratante facial ou corporal

Rotina de beleza cremes faciais
Máxima Uol

Depois de fazer todos os procedimentos acima, você vai sentir sua pele macia e incrível, mas não acaba por isso. Os hidratantes estimulam a circulação sanguínea do local e previnem o envelhecimento da pele.

Para o corpo, você pode usar todos os dias. Já para o rosto, procure uma indicação do seu dermatologista.

9. Hidratantes capilares

Rotina de beleza máscaras de cabelo
Claudia Abril

Seus cabelos merecem bons produtos! Por conta disso, é necessário estudar os produtos certos para cada tipo de cabelo.

A hidratação é o processo-chave para manter os fios saudáveis e, por isso, deve ser feita pelo menos uma vez por semana.

Cuidados para o rosto

Decerto, se tem uma coisa que você não pode deixar de fazer para manter uma pele saudável e hidratada, é definir uma rotina de beleza para ela. Ao menos duas vezes ao dia é necessário que você separe um tempo para fazer uma limpeza, uma vez a três vezes na semana esfoliação e hidratação, além de passar protetor solar todos os dias.

Durante sua rotina de beleza, é necessário seguir alguns passos para uma pele mais bonita e radiante! Confira:

1. Limpeza

Rotina de beleza: limpeza de pele
Nivea

Para realizar a limpeza, indicamos que, primeiramente, utilize um bom demaquilante à base de óleo para retirar toda a maquiagem do rosto.

Feito isso, utilize no rosto um sabonete, gel, espuma de limpeza à base de água ou mousse de limpeza específico para seu tipo de pele, pois suas fórmulas são mais leves.

Logo depois, finalize sua limpeza dentro da rotina de beleza com água micelar. Essa etapa é importante pois ela prepara a pele para as seguintes, além de manter uma aparência mais saudável.

2. Esfoliação

Rotina de beleza: esfoliação
Claudia Abril

Antes de mais nada, bom ressaltar a frequência com que você pode realizar o procedimento. Dessa forma, se sua pele for mais oleosa, você pode fazer o processo de uma a duas vezes por semana. Por outro lado, se sua pele for mais seca, realize o procedimento uma vez a cada 15 dias.

O indicado é consultar o seu dermatologista para conferir qual é a melhor opção de frequência além de escolher o melhor esfoliante para sua pele.

A esfoliação é recomendada após a limpeza facial e tem a função de remover profundamente as impurezas desobstruindo os poros, deixando uma pele mais uniforme, macia e radiante.

3. Hidratação

Rotina de beleza: hidratação
Blog Meninas Shoes

Enfim, agora que você já passou por todos os passos, chegou o momento de hidratar sua pele.

Antes de mais nada, para que a hidratação seja eficiente e não tenha um efeito contrário, é viável que você procure ajuda profissional sobre sua pele do rosto para poder usar o produto mais específico para sua pele. Pode ser cremes, argilas, máscaras faciais, entre outros.

Assim, a hidratação ocorre sempre após a limpeza facial, podendo ser todos os dias ou de duas à três vezes por semana, depende do que o seu dermatologista indicar. Este procedimento pode ser feito durante a rotina de beleza após a limpeza matinal ou noturna, também dependendo da necessidade da sua pele.

Desse modo, a hidratação realizada pela manhã penetra melhor na derme e evita que a água saia, o que tonifica a hidratação na pele. Já a noturna é geralmente indicada para tratamentos mais específicos, contra manchas ou pró-idade.

4. Protetor solar

protetor solar autocuidado
Desinchá

Assim como a limpeza facial de todos os dias, o protetor solar será seu maior aliado em busca de uma pele de bebê. Em outras palavras, é ele quem vai proteger sua pele dos raios solares prejudiciais, prevenindo câncer e o envelhecimento precoce da pele.

Dessa forma, é necessário que você utilize protetor solar (indicado por seu dermatologista), sempre após a limpeza facial matinal e antes de passar qualquer maquiagem. Dependendo do nível de exposição ao sol, você pode ter que passar o protetor a cada 3 horas.

Cuidados com o corpo

Primeiramente, cuidar da pele do corpo é um verdadeiro ato de amor próprio. Além de manter a pele bem-cuidada, previne o envelhecimento e deixa o dia mais leve e refrescante. É necessário limpar com banhos frequentes, esfoliação e hidratação, pois são essenciais para deixar sua pele macia, hidratada e radiante.

Vamos ver os passos para uma rotina de beleza com o corpo? Se liga:

1. Limpeza

Rotina de beleza: tomando banho
Entretenimento Band

Este é o momento que sua pele irá relaxar e descansar. Coloque sua música predileta, escolha o aroma de sabonete que você mais gosta e massageie todo o seu corpo de forma delicada, mas sem se esquecer de retirar toda a sujeira.

Este processo varia muito de rotina para rotina, mas o ideal é que seja feito ao acordar (para começar bem o dia) e antes de dormir, para também terminar bem o dia.

2. Esfoliação

Rotina de beleza: guia prático de como montar a sua
Clic Camacã

Semelhantemente à esfoliação do rosto, o corpo também precisa do procedimento. O ideal é esfoliar o corpo uma vez por semana.

Esta etapa é importante pois libera células mortas e estimula a produção de outras novas, ricas em colágeno.

3. Hidratação

Rotina de beleza: guia prático de como montar a sua
Sempre Bem

Hidratar a pele com bastante frequência traz diversos benefícios para o corpo, sendo eles: regulação do pH da pele, fechamento dos poros, redução de estrias e a retenção da água da derme, o que tonifica ainda mais a hidratação.

Peça para o seu dermatologista o hidratante mais indicado para sua pele e o utilize todos os dias sempre após o banho.

4. Observe seu corpo

Rotina de beleza: guia prático de como montar a sua
La Mentes Maravilhosas

Para que a sua rotina de beleza esteja sempre em dia, é necessário que esteja sempre de olho nas mudanças do seu corpo. Uma hora ou outra você pode acabar desleixando e esquecendo de algo, é aí que o seu olhar e toque vão perceber o que precisa de uma maior atenção.

Seja uma pele mais ríspida ou uma oleosidade excessiva no rosto, o seu corpo está sempre te dando sinais. Saiba percebê-los!

Cuidado com os cabelos

Manter um cronograma capilar e segui-lo à risca é crucial para ter madeixas belas, macias, cheirosas e hidratadas. Afinal, que mulher não ama sentir seu cabelo leve e hidratado? Algumas etapas são fixas e necessárias para que o cabelo recupere sua cor, brilho e maciez.

É importante cuidar de forma contínua e respeitando os processos e peculiaridades de cada cabelo. Ademais, sempre procure produtos específicos para o seu tipo de cabelo para não errar!

Veja aqui os quatro passos mais importantes que precisam estar na sua rotina de beleza dos cabelos;

1. Banho

Rotina de beleza: lavando o cabelo
Tão Feminino

É extremamente importante manter os cabelos limpos e saudáveis com uma boa frequência de lavagem. Se os seus cabelos forem lisos e oleosos, você pode lavar todos os dias ou dias alternados. Por outro lado, se o seu cabelo é ondulado e mais seco, o mais indicado é lavar de duas a três vezes por semana.  A escolha do shampoo e condicionador de uso diário vai de cada tipo de cabelo.

2. Hidratação

Rotina de beleza: hidratar cabelo
Santana Cosméticos

É nessa fase que você vai conquistar os cabelos macios que você tanto adora. Aposte em produtos voltados para o seu tipo de cabelo e realize a hidratação ao menos uma vez por semana.

Assim você garante cabelos sedosos, macios e brilhosos por todo o mês, seguindo uma rotina de beleza a risca!

3. Fortalecendo os cabelos através da nutrição

Rotina de beleza: nutrindo os cabelos
Vizcaya

Quem não quer tem um cabelo longe do frizz, macio e com bastante força? É isso o que a nutrição vai proporcionar.

Definitivamente, esse procedimento é responsável por manter o cabelo com saudável, prolongando a hidratação enquanto sela as cutículas dos fios. Desse modo, é recomendável que a nutrição seja feita dois dias após a hidratação para um melhor resultado.

Utilize óleos, pomadas e cremes ricos em lipídenos, para estimular a reposição de nutrientes.

4. Reconstruindo cabelos danificados quimicamente

Essa fase do cronograma capilar é indicada para quem tem os fios muito danificados por conta de químicas. Os produtos utilizados para a reconstrução se não forem bem manuseados, podem danificar ainda mais os cabelos.

Nesse sentido, para reconstruir seu cabelo você deve seguir uma rotina de beleza com máscaras, ampolas, cremes de reconstrução ou óleos de umectação. Assim, essa fase de cuidados deve ser realizada após 72 horas dos procedimentos anteriores.

Rotina de beleza: guia prático de como montar a sua
Get the Gloss

Por fim, não desleixe com a rotina de beleza e pratique o autocuidado para uma vida mais plena, estimulando o amor próprio, o que deixa seu corpo ainda mais saudável e confiante. Pode parecer difícil, mas nada que foco, determinação e força de vontade não resolvam. Você merece se sentir bonita e principalmente: saudável e hidratada.

Fontes: My Beauty TipsVirou Tendencia.

Imagem destacada: My Beauty Tips

Imagens: Unsplash, Revista 29h, Revista Marie Claire, Beleza na Web, Coisas de Diva, Casa Melhor, Universa, Beleza na Web, QUEM, Máxima Uol, Claudia Abril, Nivea, Claudia Abril, Blog Menina Shoes, Desincha, Entretenimento Band, Clic Camacã, Sempre Bem, Las Mentes Maravilhosas, Tão Feminino, Vizcaya, Santana Cosméticos, Get The Gloss.