Saúde

Pele Acneica, o que é? Causas, cuidados, tratamentos e prevenção

Causada principalmente pela alteração dos hormônios, a pele acneica pode acontecer em todas idades, e possui vários tipos de tratamento.

A pele acneica é um problema que afeta a maioria das pessoas e, aliás, incomoda muito. Embora seja mais comum na puberdade, ela também pode afetar os adultos, portanto, independente da sua idade, é preciso adotar hábitos saudáveis e cuidados específicos para manter a pele longe dos cravos e espinhas.

No entanto, a acne ocorre principalmente com as pessoas que possuem a pele oleosa. Além disso, outros fatores que podem causar esse problema são a exposição exagerada ao sol e o aumento na produção dos hormônios sexuais.

Antes de tudo, é importante procurar a ajuda de um dermatologista para começar qualquer tratamento. Mas, alguns cuidados como a limpeza de pele, uso de protetor solar, entre outros produtos, podem ser feitos por conta própria e ajudam muito a prevenir a pele acneica.

Por isso, nós, da Área de Mulher, separamos todas informações, especialmente para você, ficar por dentro de tudo sobre a pele acneica, como, por exemplo, os cuidados que deve tomar, os possíveis tratamentos e a prevenção para não sofrer com esse problema.

O que é a pele acneica?

Pele Acneica - O que é?
Souen

A pele acneica é, nada menos, que a pele afetada por uma dermatose e, é causada por vários fatores mas, o principal deles é a maior produção de oleosidade. Esse excesso, pode favorecer o acúmulo de sujeiras, o que gera a formação de bactérias, assim, resultando nos comedões, popularmente chamados de acnes, cravos ou espinhas.

Para saber mais sobre os graus de acne, acesse: O que causa espinha? Graus de tratamento, prevenção + dúvidas comuns. 

Causas

R7

A pele acneica pode acontecer por diversos fatores, os mais comuns são:

  • A oleosidade excessiva na pele causada por um desequilíbrio hormonal;
  • Má alimentação;
  • Exposição solar;
  • Dormir com maquiagem;
  • Doenças genéticas.

Além disso, alguns medicamentos, o estresse e a ansiedade também podem ser fatores contribuintes para a formação de cravos e espinhas na pele.

Tratamentos e prevenção

via GIPHY

Há muitos tratamentos indicados para a pele acneica, entretanto, antes de começar usar qualquer produto ou medicamento, é importantíssimo procurar a orientação de um(a) médico(a) dermatologista, isso porque ele te ajudará a reconhecer o seu caso e passar o tratamento ideal para sua pele e organismo.

No entanto, há alguns procedimentos que você pode seguir para te privar desse problema, como, por exemplo, manter a pele sempre limpa, não espremer as espinhas, remover a maquiagem antes de dormir e usar produtos não comedogênicos.

Além disso, a boa alimentação e uma rotina de exercícios também pode ajudar a prevenir as acnes.

Dicas de cuidados com a pele acneica

Pele Acneica - Dicas de cuidado
Notícias ao minuto
  • Primeiramente, pela manhã, lave o rosto com um produto indicado pelo seu dermatologista;
  • Aplique produtos como Vitamina C e o ácido salicílico, que ajudam a eliminar o excesso de oleosidade da pele;
  • Utilize frequentemente, antes de se expor ao sol, um protetor solar próprio para seu tipo de pele;
  • Por fim, ao dormir, caso tenha usado alguma maquiagem, retire-a com uma solução micelar e passe um hidratante facial para repor os nutrientes da pele.

Produtos recomendados

Pele Acneica - Produtos recomendados
Foto: Boa forma

Esfoliantes: Quem possui a pele acneica deve esfoliar a pele duas vezes na semana. Os esfoliantes, podem ser tanto industriais, quanto naturais.

Em síntese, confira algumas receitas de esfoliantes naturais utilizando o mel, clicando aqui.

Hidratante: Usar hidratante facial é essencial para evitar a proliferação de espinhas na pele. Os mais indicados são os que não possuem óleos em suas composições. Máscaras faciais hidratantes também são excelentes.

Sabonetes: Para lavar o rosto pela manhã e noite, é ideal o uso de sabonetes antiacne, pois eles possuem ácido salicílico que além de limpar os poros, reduz a quantidade de sebo da pele.

Gel secativo: Outro produto que pode ajudar no controle da pele acneica é o gel secativo. Isso porque ele contém  ácido salicílico e glicólico. No entanto, esse gel deve ser usado, no máximo, 1x ao dia.

Loção adstringente: Esse tipo de loção é ideal para remover a sujeira da pele. Ao comprar, prefira uma que tenha os ácidos salicílicos e glicólicos.

Por fim, o que achou da nossa matéria sobre pele acneica? Aliás, temos certeza que irá gostar de conferir também: Benefícios do pepino para a pele – 5 receitas caseiras de beleza. 

Fontes: Loja Adcos, Dermaclub, Eucerin, Sempre bem.
Fontes das imagens: Souen, R7, Notícias ao minuto, Boa forma, Sempre bem.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você