Saúde

Queda de cabelo – quais são as causas, como evitar e como tratar

Muitas mulheres sofrem severamente com a queda de cabelo. Por isso fizemos uma lista completa contando as causas e como lidar com o problema.

Certamente a queda de cabelo é algo bem comum entre as mulheres. Quando ocorre uma perda de fios muito grande, a mulherada vai a loucura. Primeiramente, é preciso ter em mente que quando se perde até 100 fios por dia, está tudo bem. Até por que a nossa cabeça abriga cerca de 100 mil fios de cabelo. A coisa é preocupante quando a queda é constante e intensa.

A queda de cabelo acontece dentro do ciclo de crescimento e queda. Os fios caem fora desse ciclo quando toda sua estrutura está fragilizada, então os fios quebram e tendem a cair. Isso acontece com que faz muitos procedimentos químicos, por exemplo. A queda também pode estar relacionada com questões de saúde, por isso em caso de grande queda é necessário procurar um médico.

Causa da queda de cabelo

Queda de cabelo - quais são as causas, como evitar e como tratar

Inicialmente, a queda de cabelo pode ocorrer pelos mais variados motivos. Os principais são:

  • Secador e chapinha: pessoas que possuem fios mais frágeis e ralos costumam ver os fios cair fortemente quando usam secador e chapinha, devido a quebra e a queda de cabelo. Para quem tem essa causa, interrompa o uso destes aparelhos imediatamente.
  • Estresse: qualquer tipo de estresse, não importa pelo que é gerado, pode causar a queda intensa dos fios.
  • Procedimentos químicos: escova progressiva, relaxamento, pintura ou descoloração podem levar a perda dos fios. O ideal é dar um tempo nesses procedimentos.
  • Doenças no couro cabeludo: alopécia, foliculite, dermatite seborreica são doenças que causam a queda de cabelo. Um dermatologista pode ajudar.

Doenças e medicamentos

Queda de cabelo - quais são as causas, como evitar e como tratar

Primeiramente a queda de cabelo em mulheres pode ser patológica, tem diversas causas, como por exemplo doenças da tireoide, deficiência de ferro, amamentação, doenças infecciosas e autoimunes, entre outras. A causa exata determinará a quantidade de cabelo perdido, a velocidade e os locais do corpo que sofrerão mais com a perda de fios.

Além disso as mudanças hormonais e no metabolismo podem levar à queda de cabelo temporária. Essas mudanças também podem ocorrer devido à irregularidade no uso de pílulas anticoncepcionais e também na menopausa. Medicamentos também podem causar o problema, como os usados em quimioterapias, no caso de tratamento de câncer, e remédios para artrite, depressão, problemas cardíacos e pressão alta.

Alopecia

Queda de cabelo - quais são as causas, como evitar e como tratar

Alopecia é uma doença que se caracteriza pela redução dos cabelos. Da mesma forma que isso pode ocorrer por queda, também pode ser pela diminuição no surgimento. O problema costuma provocar grandes falhas na região, deixando o couro cabeludo à mostra. Finalmente, caso desconfie que tem o problema, procure um médico. Além disso, devido ao quadro inflamatório do couro cabeludo, a hipotermia pode levar a perda de cabelo.

Queda de cabelo após a gestação

Queda de cabelo - quais são as causas, como evitar e como tratar

Alterações hormonais geradas na gravidez levam a queda natural dos fios diminua. Após o nascimento do bebê, cerca de três meses após o parto, todos os hormônios se normalizam e aquele cabelo todo que não caiu quando você estava grávida, começa a cair.

Sinais de alerta

Queda de cabelo - quais são as causas, como evitar e como tratar

Primeiramente, é necessário ficar alerta para perceber se está ocorrendo uma queda massiva de cabelo. É importante notar se estão aparecendo tufos no travesseiro ou no chão onde da nossa casa, principalmente do quarto. Se isso anda acontecendo, o ideal é procurar um dermatologista.

Produtos para controlar a queda de cabelo

Queda de cabelo - quais são as causas, como evitar e como tratar

  • Shampoo antiqueda;
  • Shampoo esfoliante;
  • Máscara de hidratação;
  • Creme de limpeza capilar;
  • Ampola de hidratação;
  • Condicionador antiqueda e quebra

Mitos e verdades sobre queda de cabelo

1 – O uso de shampoo antiqueda funciona no tratamento?

Verdade: O shampoo antiqueda é um excelente coadjuvante no tratamento da queda de cabelo. Acontece que sozinho talvez não seja tão fácil. Junto com ele, muitas vezes é necessário apostar em um medicamento tópico ou oral.

2 – O estresse pode causar a queda dos fios?

Verdade: O estresse é uma das principais causas de queda de cabelos. Quando isso acontece, existe uma maior secreção do hormônio cortisol, levando uma perda maior do cabelo.

3 – Ao contrário do que dizem, a química não pode causar a queda dos fios?

Mito: O uso de coloração, alisamentos e progressivas podem levar à queda, assim como podem produzir um processo de dermatite de contato e induzir a perda dos fios.

Tratamento para queda no cabelo

Queda de cabelo - quais são as causas, como evitar e como tratar

O tratamento para queda de cabelo dependerá da causa. Por exemplo, se a sua queda de cabelo é causada por um mau funcionamento da tireóide, tomar medicamentos para regular a glândula podem ajudar. Da mesma forma, uma pessoa que está com deficiência de vitaminas poderá se beneficiar se regular o consumo destas substâncias no organismo.

A queda de cabelo hereditária pode ser tratada com medicamentos ou transplante de cabelo. Caso a queda de cabelo seja causada por um agente que pode ser controlado, como estresse ou medicamentos, será possível tratar o problema atacando a causa. Além disso, existem medicamentos para perda de cabelo como Avicis, Betatrinta, Finasterida e Pantogar.

Vitaminas para a queda de cabelo

Queda de cabelo - quais são as causas, como evitar e como tratar

Excesso e falta de vitaminas levam à queda de cabelos. Geralmente, a falta de magnésio, ferro e vitamina B predispõe a perda dos fios. Já o excesso de cobre no organismo pode levar a perda dos fios.

Biotina

A biotina é uma vitamina do complexo B. Também conhecida como B7 e vitamina H, é produzida no intestino pelas bactérias e obtida por meio da alimentação.A ausência da biotina pode causar a queda de cabelos e também fazer com que os fios fiquem enfraquecidos. Alguns especialistas acreditam que a biotina tem relação com a produção de queratina.

Ferro

O ferro é um componente da hemoglobina, pigmento das células vermelhas do sangue. A falta do mineral faz com que o organismo produza menos células vermelhas, o que irá caracterizar o quadro de anemia, resultando assim na queda de cabelo.

Os alimentos ricos em ferro são: carnes vermelhas, especialmente o fígado, peito de frango, marisco, ostras, leguminosas, como feijão e lentilha, vegetais verde-escuros, como couve, agrião, rúcula e espinafre, grão integrais, como arroz e cereais, pistache, abóbora cozida, vagem, uva passa e tofu.

Vitamina C

A vitamina C ajuda na produção do colágeno, que é uma das estruturas do fio de cabelo. As principais fontes de vitamina C: frutas cítricas, vegetais folhosos de cor verde escura, pimenta vermelha, pimentão, goiaba, acerola, açaí, goji berry, morango, kiwi.

Tratamentos caseiros para a queda de cabelos

Queda de cabelo - quais são as causas, como evitar e como tratar

1 – Massagem

Massagear o couro cabeludo estimula a circulação local, aumentando o aporte de oxigênio e nutrientes nas células da região, diminuindo a queda.

2 – Aloe vera

A babosa, ou Aloe vera, é um excelente hidratante. Essa hidratação ocorre sem ocluir o folículo piloso, por isso pode sim ajudar na queda de cabelo se houver déficit na hidratação do couro cabeludo.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 5 alimentos que estão fazendo seu cabelo cair

Fonte: Minha Vida Dermaclub

Imagens: Verywell Health Robb Heport Yeast Infection Groom Style Hindustan Time Tally Press DHI, YouTube

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Priyanka kumari
Priyanka kumari
10 de setembro de 2022 04:01

Thank you for sharing your valuable post.

Goddess Skandamata is worshipped on fifth day of Navaratri in order to receive blessings and bestow prosperity and luck onto her worshippers. She is revered as the Goddess of childbirth and love.


Escolhidas para você