Beleza

Como fazer hidratação no cabelo? Receitas naturais para fazer em casa

Saber como fazer hidratação no cabelo é ideal para manter os fios saudáveis. Portanto, aprenda a hidratar as madeixas com nossas dicas!

Por Jessica Rosa

-

Você sabe como fazer hidratação no cabelo utilizando receitas naturais? Bom, se ainda não, você tem bons motivos para aprender! Aliás, hidratar as madeixas é sem dúvida um dos melhores e mais populares procedimentos para manter os fios saudáveis com brilho e maciez.

Entre os principais benefícios da hidratação está a reposição da água e dos nutrientes essenciais que são perdidos diariamente do cabelo. Além disso, esse procedimento é responsável por proteger as madeixas contra os raios solares e também dos poluentes do ar, impedindo os fios de ficarem quebradiços e/ou ressecados.

Assim, fica mais que evidente que saber como fazer hidratação no cabelo é super necessário, não é mesmo? Portanto, fique a seguir com um passo a passo que nós, da Área de Mulher, separamos para te ajudar a realizar esse tratamento. Além de algumas receitas de hidratações naturais excelentes para fazer em casa.

Como fazer hidratação no cabelo?

Como fazer hidratação no cabelo? Receitas naturais para fazer em casa
Niina Secrects

Primeiramente, ao realizar uma hidratação é preciso saber escolher o creme hidratante ideal para o seu tipo de cabelo. Esses cremes são encontrados em mercados, farmácias e lojas de cosméticos e devem ser usados 2 a 3 vezes por semana.

Após escolher o creme ideal para o seu caso, antes de aplicá-lo é preciso que a cabeça seja lavada com shampoo. Então, logo depois de remover todo o shampoo do couro cabeludo, basta aplicar a máscara e deixar agir de 5 a 10 minutos.

Em seguida, deve-se enxaguar bem a cabeça e usar o condicionador para selar os fios, garantindo assim a maciez dos fios.

Produtos e técnicas de hidratação

Salão virtual
  • Sérum: Esse é um produto líquido que deve ser aplicado nas pontas secas ou úmidas. O objetivo principal do sérum é manter o cabelo hidratado e protegido contra o calor de aparelhos como a chapinha e sujeiras do dia a dia;
  • Cauterização capilar: A cauterização é uma técnica de hidratação profunda que tem como objetivo fechar a estrutura dos fios, acabar com o frizz, reduzir o volume e promover suavidade nos fios. Saiba como fazer hidratação seguindo essa técnica, clicando aqui!
  • Botox capilar: Esta é uma opção de hidratação intensiva que dá brilho aos fios, diminui o frizz e as pontas duplas e promove maciez nos fios. Saiba mais: Botox capilar: O que é, dúvidas frequentes e como para fazer em casa.
  • Selagem capilar: A selagem é uma técnica semelhante à cauterização, no entanto, é mais indicada para quem procura deixar os fios com um aspecto mais liso. Saiba mais: Selagem: O que é, como fazer, cuidados e contraindicações

Como fazer hidratação no cabelo utilizando receitas naturais

Hidratação para cabelo com babosa

Dicas de Mulher

Utilizar a babosa para hidratar os cabelos é um método antigo e super eficaz! Além disso, é muito fácil de preparar e aplicar! Basta seguir o seguinte passo a passo:

Primeiramente, corte a babosa e retire o seu miolo (parte pastosa); Em seguida, bata o miolo no liquidificador com um copo de água fria. Assim que tiver sua mistura, passe nos cabelos e deixe agir por 45 minutos. Por fim, lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador.

Como fazer hidratação com óleo de coco

R7

O coco é ideal para tratar os cabelos mais ressecados, devido ao seu poder de hidratação. Ele pode ser usado como umectação antes do banho, umectação noturna e até mesmo para finalizar os fios.

O primeiro passo é aplicar o óleo de coco 100% natural dos cabelos sujos antes de dormir, coloque uma touca para proteger os fios do travesseiro e deixe agir durante seu sono. No dia seguinte, ao acordar, lave os cabelos normalmente e finalize como preferir.

Máscara de banana

Madeixa

A banana, quando aplicada nas madeixas, hidrata, nutre, dá brilho e condiciona os fios. Para aproveitar esses benefícios você irá precisar de 1 banana madura, 100 ml de leite e algumas gotinhas de óleo de coco vegetal.

Primeiramente, bata todos os ingredientes no liquidificador. Após isso, com os cabelos já lavados com shampoo e úmidos, aplique a mistura e deixe agir nos fios por 20 minutos. Por fim, enxágue bem e condicione as pontas.

Hidratação com mel

Como fazer hidratação no cabelo? Receitas naturais para fazer em casa
Todecacho

A hidratação feita com mel é excelente para quem deseja manter as madeixas sempre hidratadas e cheias de vida. Essa receita pode ser repetida a cada 15 dias e para realiza-la você só irá precisar de uma máscara hidratante e mel.

Em primeiro lugar, lave bem os cabelos com shampoo. Após isso, misture duas colheres de mel com um pouco da sua máscara hidratante. Aplique a mistura nos fios e deixe agir por aproximadamente 1 hora.

Enfim, lave bem os cabelos e finalize com um um condicionador.

Como fazer hidratação no cabelo com azeite de oliva

Como fazer hidratação no cabelo? Receitas naturais para fazer em casa
Cabelos de Rainha

Este produto tão famoso na culinária também pode ser uma excelente opção para os fios ressecados. Aliás, o azeite de oliva é um aliado na conquista de fios sedosos e brilhantes.

Primeiramente, com o cabelo ainda seco, aplique o azeite de oliva puro em todo o seu comprimento. Retire o excesso das pontas e prenda o cabelo com a ajuda de um prendedor e deixe o produto agir por uma hora. Por fim, lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionar. Finalize como preferir.

Máscara de abacate

Fernanda Caroline

O abacate auxilia na reconstrução capilar e na hidratação dos cabelos devido a suas inúmeras propriedades nutritivas. Portanto, aprenda como aplicar esse fruto nas suas madeixas:

Em primeiro lugar, retire toda a polpa do abacate e a amasse em uma tigela. Em seguida, adicione uma colher de óleo de coco e uma colher de uma máscara hidratante da sua preferência e misture. Por fim, passe essa mistura no comprimento do seu cabelo e deixe agir durante 30 minutos. Então, enxágue e finalize com condicionador.

Importante: o cabelo já deve estar lavado com shampoo antes da aplicação da máscara.

Como fazer hidratação no cabelo com chocolate

TT

É quase impossível existir alguém que não goste de chocolate, não é mesmo? Mas você sabia que esse alimento, além de delicioso, também pode ser um excelente aliado para diminuir o frizz, hidratar e dar brilho aos seus cabelos? Saiba como:

Em primeiro lugar, misture duas colheres de chocolate 100% cacau e 2 colher de creme hidratante. Misture bem e aplique nos cabelos limpos e úmidos. Deixe agir por 20 minutos e, após esse período, enxágue bem e finalize com o condicionador.

Hidratação para cabelo com maizena

Capila

O uso da maizena nas madeixas é super recomendado por profissionais, aliás, ela é ideal para potencializar os efeitos da máscara de hidratação no cabelo.

Primeiramente, misture uma colher de maisena com um copo de leite e leve ao fogo até engrossar. Após conquistar a consistência desejada, deixe a mistura esfriar e adicione uma colher de açúcar e uma colher de creme hidratante. Mexa bem e aplique nos fios. Deixe agir por 30 minutos e, por fim, lave os cabelos normalmente como de costume.

Como fazer hidratação no cabelo com ovo

Tudo ela

O ovo é um ingrediente barato que ajuda na reconstrução e hidratação do cabelo. Afinal, ele é rico em lipídeos e em proteínas de colágeno que ajudam a fortalecer e repor a oleosidade dos fios.

Em primeiro lugar, lave o cabelo normalmente com shampoo e, com os fios ainda úmidos, passe a mistura da clara de 1 ovo com seu creme hidratante no comprimento e deixe agir de 15 a 30 minutos. Por fim, enxágue e aplique o condicionador.

Máscara de iogurte

Como fazer hidratação no cabelo? Receitas naturais para fazer em casa
Madeixa

O iogurte é uma excelente opção para hidratar e nutrir os fios. Nessa receita, você irá precisar de 1 colher de sopa de iogurte natural, 2 gemas de ovo coadas na peneira, 1 colher de sopa de máscara de hidratação e 1 colher de chá de azeite de oliva extravirgem.

O primeiro passo é misturar bem todos os ingredientes. Em seguida, aplique no comprimento do cabelo já lavado com shampoo e deixe agir por 20 minutos. Após o tempo de ação, enxágue bem e finalize com o condicionador.

Como fazer hidratação caseira com açúcar

Tudo ela

O açúcar é um ingrediente que nunca falta em casa, não é mesmo? Além de ser muito comum na alimentação, o açúcar também pode ser usado para esfoliar e hidratar os cabelos. Saiba como:

Primeiramente, misture 2 colheres de açúcar (da sua preferência) com 3 colheres de creme hidratante. Após isso, aplique nos fios já limpos e úmidos e deixe agir por 20 minutos. Então, enxágue e finalize como preferir.

Máscara de café

Como fazer hidratação no cabelo? Receitas naturais para fazer em casa
Dicas de Mulher

O café, assim como o açúcar, também está presente no armário da maioria dos brasileiros e, além de ser excelente para o organismo, é uma ótima opção para quem deseja que o cabelo cresça mais rápido e que tenha brilho e maciez.

Você só vai precisar de: 2 colheres de pó de café, 1 colher de mel e 3 colheres de máscara de hidratação capilar.
Coloque todos ingredientes em um recipiente e misture bem. Após isso, aplique a mistura nos cabelos já limpos e úmidos. Em seguida, deixe agir por 40 minutos, então, enxágue bem e finalize com o condicionador.

Como fazer hidratação no cabelo com quiabo

Brasil Educa

O quiabo é rico em vitaminas e minerais essenciais, como, por exemplo, vitamina A, B, C, E e K, cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco. Além disso, ele tem ação antioxidante e alto poder umectante e hidratante para os cabelos.

Nessa receita você irá precisar de 2 quiabos, 2 colheres de sopa da sua máscara de hidratação favorita, 2 colheres de sopa de óleo vegetal e 100ml de água.

Primeiramente, lave bem os quiabos, corte-os, adicione a água e amasse-os. Então deixe descansar por 2 horas. Após esse tempo, amasse o quiabo novamente e coe. Misture então o sumo, a máscara e o óleo. Com o cabelo já lavado, aplique o creme mexa por mexa e deixe agir por 40 minutos.

Por fim, enxágue, condicione e finalize como preferir.

Máscara com vinagre de maçã

Revista Quem

O vinagre de maçã é um produtinho ótimo para manter os fios do cabelo saúvais e bonitos. Aliás, ele tem forte poder reconstrutor e é capaz de fechar as cutículas abertas e combater a porosidade.
Você só vai precisar de .
Lave o cabelo com shampoo, em seguida, aplique a mistura de 25 ml de vinagre de maçã e 100 ml de água filtrada em todo comprimento. Deixe agir por 15 minutos, enxágue e finalize como preferir.

Como fazer hidratação no cabelo com cenoura

Como fazer hidratação no cabelo? Receitas naturais para fazer em casa
Cabelos de Rainha

A cenoura é rica em vitaminas e antioxidantes, ou seja, ajuda a repor a água perdida dos fios e dá brilho e maciez para as madeixas. Além disso, ela é capaz de remover as impurezas do couro cabeludo e estimular o crescimento do cabelo.

Em primeiro lugar, bata no liquidificador 1 ⁄ 2 cenoura cortada em cubos e um pouco de água filtrada. Após bater bem, coe a mistura e misture o líquido com 2 colheres de sopa da sua máscara de hidratação favorita. Então, aplique nos fios já lavados e deixe agir por 30 minutos. Após o tempo de ação, enxágue bem as madeixas, condicione e finalize como de costume.

Então, o que achou dessa matéria? Aproveite para conferir também: Condicionador – Benefícios e como aplicar o produto nos cabelos.

Fontes: Tua Saúde, Cabelo.com, Salon Line.
Fontes das imagens: Claudia, Niina Secrects, Salão virtual, Dicas de Mulher, R7, Madeixa, Todecacho, Cabelos de Rainha, Fernanda Caroline, TT, Capila, Tudo ela, Madeixa 2,  Tudo ela 2Dicas de Mulher 2, Brasil Educa, Revista Quem, Cabelos de Rainha 2.

Próxima página »

Escolhidas para você