Óleo de argan, o que é? Benefícios, para o que ser e como usar

O óleo de argan é vindo de uma semente da árvore Argânia. Este fruto é abundante nas regiões africanas e possuem valores nutritivos valiosíssimos para a pele e para o cabelo.

Para a mulherada antenada no mundo da estética o óleo de argan está no topo das suas preferencias. O  óleo extraído da Argânia, castanha da árvore nativa do sudoeste de Marrocos, é muito raro. Suas propriedades contêm nutrientes perfeitos para vários lugares do corpo. Os ácidos graxos presentes em suas composições podem ser aplicados na pele, no cabelo ou até mesmo consumidos na alimentação diária.

As vitaminas A, D e E presentes no óleo de argan são perfeitas para combater o envelhecimento. O processo ocorre porque as células são nutridas e muito bem oxigenadas. Portanto, vejam só, o fruto dessa árvore se tornou tão importante que hoje já está até protegida em reservas. Dá, ou não dá vontade de ter um muda dessa plantinha no fundo do quintal?

Já que não podemos tê-las em casa, o jeito mesmo é comprar o óleo e ficar por dentro das receitinhas. Dizem por ai que se fizermos o uso adequado e contínuo podemos chegar até a viver tanto quanto suas árvores, ou seja, 200 anos.

O que é o óleo de argan?

Óleo de argan - o que é, para o que ser e como usar
Aromaflora

Antes de mais nada precisamos saber do que se trata este produto natural. O óleo de argan é um líquido extraído de um fruto chamado Argânia. Sua origem vem de árvores nativas provenientes de Marrocos, região sudoeste. O óleo é tão importante para o norte da África que o local onde nasce já foi até declarado como Reserva Internacional da Biosfera.

Mas, o mais importante são os compostos que o faz ser um dos ingredientes mais importantes para a saúde.  A princípio, o óleo de argan é um antioxidante poderosíssimo. Com fortes presenças de ácidos graxos, vitamina E, A e D, ele é o mais procurado pelo mundo dos cosméticos. Sua forma natural pode chegar a ter 45% de ômega 9 e 35% de ômega 6. Além do nome “óleo de argan” o líquido é conhecido também como “óleo marroquino”.

A princípio, também temos uma grande curiosidade a respeito da sua extração. Apesar de já existirem máquinas para fazer a retirado dos olhos das sementes, esse trabalho é feito manual. Sobretudo as mulheres são as principais trabalhadoras. Para enfim conseguir 1 litro do óleo são necessários 100 sementes de Argânia.

Benefícios do óleo de argan

Óleo de argan - o que é, para o que ser e como usar
Beleza e Saúde

Seja para pele, ou para o  cabelo, já existem vários produtos hidratantes com o óleo marroquino. No entanto, não se usa somente misturado com outras coisas. O líquido oleoso também pode ser aplicado diretamente no corpo sem nenhum contraindicação. Com isso, em se tratando de óleo de argan, o destaque maior vai para os métodos estéticos.

Dá só uma conferida na lista de benefícios. Lembrando que a extração do óleo natural é feito manualmente por vários trabalhadores de Marrocos. Essa tradição é passada por gerações e agora pode ser adquirido e utilizado em qualquer lugar do mundo. Veja:

Hidratante de pele

Óleo de argan - o que é, para o que ser e como usar
Claudia

O óleo de argan é altamente indicado para o tratamento de pele. A princípio, isso acontece porque a vitamina E tem alto poder de oxidação. Com isso, as células são oxigenadas e bem nutridas pela substância. Além da hidratação, seus compostos são eficazes no combate a acne, mal que assusta a maioria dos jovens. Outro problema possível de tratar com o óleo são as estrias. Fica essa dica para a mulherada, principalmente para as mamães!

Do mesmo modo, o óleo de argan é perfeito para acelerar a cicatrização. Basta poucas gotinhas para a cura vir com um passe de mágica. O envelhecimento é outro mal que pode ser retardado com o uso, combatendo as famigeradas rugas. Mas, você quer ainda mais resultado? Então, use o conteúdo para proteção contra o sol, é só passar antes de se expor.

Pés, mãos e unhas

Óleo de argan - o que é, para o que ser e como usar
Dica Mineira

Se o intuito é ter mãos lindas e bem hidratadas com unhas fortes e saudáveis o óleo de argan é a solução. Nesse ínterim, uma dica imperdível para usar óleo é por meio de massagens. Logo, além de beneficiar o corpo, o líquido irá agir nas mãos e nas unhas. Se quiser ainda mais eficácia coloque algodões úmidos sobre as unhas. Assim também a vitamina D fortifica a estrutura e as deixam longas e perfeitas para dar aquele up no visual.

Anti-inflamatório

Óleo de argan - o que é, para o que ser e como usar
L’Expert

Não se engane porque o fruto marroquino vai muito além da estética. Além do uso exterior, o óleo de argan é um ótimo anti-inflamatório, portanto pode ser usado na alimentação. Estudo já foram feitos e testes em pacientes mostraram resultados positivos na recuperação. Não esqueça de procurar o produto 100% natural para ingestão.

Um dos países que descobriram o bem do líquido nos alimentos é a Itália. Os italianos já aderiram ao óleo da mesma forma que somos acostumados a usar o azeite. Assim, a preferencia pelo gosto de nozes é outro motivo para adaptação na culinária. Portanto, está aí uma ótima oportunidade para começarmos a investir no óleo na comida.

Óleo de argan nos cabelos

Óleo de argan - o que é, para o que ser e como usar
Vix

Muitas mulheres gostam de misturar óleos nas máscara de hidratação para o cabelo. O óleo de argan pode ser uma dessas cartas na manga, pois tem muitos benefícios para os fios. A princípio, suas propriedades estimulam a circulação no couro cabeludo e hidrata os fios. Portanto, não se esqueça de acrescentar algumas gotinhas.

Ao mesmo tempo, após selar as cutículas do cabelo e estimular a oxigenação do couro cabeludo, os fios são reparados. Ao recuperar a força as quedas também são cessadas. Sabe aquele frizz no cabelo que às vezes aparece na hora mais indesejada? Pois é, fique sabendo que esse é outro mal que pode ser combatido pelo óleo de argan.

Receitas de uso do óleo de argan

Óleo de argan - o que é, para o que ser e como usar
Elo7

A primeira vista existem várias formas de usar o óleo de ouro de Marrocos. Seja como acréscimos em outros produtos de hidratação, ou puro, ambas as maneiras são benéficas. Inúmeras receitas são possíveis e cada uma é apropriada ao tipo de resultado que deseja alcançar. Separamos algumas dessas para você escolher e usar.

Óleo de argan puro nos cabelos

Óleo de argan - o que é, para o que ser e como usar
Mercado Livre

Ingredientes

  • Óleo de argan
  • 1 colher de sopa

Mode de preparo

A princípio, separe uma colher de sopo, pois essa será a sua medida. Despeje o óleo de argan até preencher toda a superfície da colher e aqueça com uma vela, ou com a chama do fogão. Espere até chegar ao ponto morno e, posteriormente, aplique nos cabelos. Este procedimento deve ser feito 1 hora antes de lavar o cabelo.

Abacate com óleo de argan

Óleo de argan - o que é, para o que ser e como usar
Flash Curitiba.com

Ingredientes

  • Meio abacate
  • Óleo de argan

Modo de preparo

Retire toda a polpa do abacate e despeje dentro do liquidificador. Acrescente duas colheres de óleo de argan e bata o conteúdo até fica homogêneo. Depois disso, aplique no cabelo por 30 minutos de preferência com uma touquinha térmica. Por fim, lave normalmente com shampoo e condicionador.

Óleo de argan com máscara hidratante

Óleo de argan - o que é, para o que ser e como usar
Tô de Cacho

Ingredientes

  • Máscara de hidratação das suas escolha
  • Óleo de argan

Modo de preparo

Coloque um pouco de creme de hidratação em um recipiente e acrescente uma colher de sopa de óleo de argan. Misture bem e aplique em mechas pequenas no cabelo. Massageie, afinal, essa é a melhor forma para melhor adentrar nos fios. Deixe agir por 15 minutos e, depois disso, enxague o cabelo e aproveite o resultado.

Óleo de argan na pele

Óleo de argan - o que é, para o que ser e como usar
Entre a Pele

Ingredites

  • Óleo de argan
  • Creme de hidratação para pele

Modo de preparo

A princípio, esse é o método mais simples de usar. Acrescente 2 gotinhas no meio do seu creme de hidratação e passe na pele. No caso da região do rosto o indicado mesmo é pingar essas duas gotinhas na mão e aplicar no rosto ainda úmido. O uso vai ajudar ainda mais a proteger contra os raios solares e evitar marcas na pele.

Por fim, para mais dicar de hidratação leia Hidratantes para cotovelos – Melhores produtos dos mercado 

Fontes: Aromaflora, ecycle, DNA Feminino, Segredos de Salão, Green Me, Beleza e Saúde, Dermo Manipulações, Terra, Beleza na Web, All Things Hair, Dicas de Mulher, Green Me 2, Ativo Saúde, Acorda Bonita

Fontes de imagens: Beleza e Saúde, Claudia, Dica Mineira, Mulher, Um Como, L’ExpertMercado Livre, Vix, Elo7, Madeixa, Aromaflora, Flash Curitiba.com, Artica


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários