Beleza

Como fazer pré-shampoo? O que é e receitas caseiras

Aprender como fazer pré-shampoo é extremamente simples e prático, fazendo maravilhas por cabelos ressecados e desnutridos.

O que você sabe sobre o pré-shampoo? Apesar da técnica não ser novidade, existe muito sobre ela a se explorar. O produto que se utiliza antes da aplicação do shampoo promete uma limpeza profunda e maior proteção para os fios, dependendo da técnica. Para quem tem problemas com fios ressecados logo depois do shampoo, testar a versão caseira do que vem antes dele é uma ótima pedida. Assim, aprender como fazer pré-shampoo pode ser a resposta para acabar com o ressecamento, falta de nutrição e hidratação.

A realização da técnica começa por meio da mistura de diferentes máscaras, óleos e outros ingredientes, como mel e glicerina. O importante é utilizar produtos que prometam maior hidratação e nutrição dos fios. Além disso, o pré-shampoo ainda possui funções diferentes para determinados fins, dependendo da técnica. Existe, por exemplo, a pré-lavagem de proteção e a de limpeza pesada. Seus efeitos, antes de mais nada, precisam ser entendidos de forma que você possa adotar a melhor solução para seu problema.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre como fazer pré-shampoo, bem como seus benefícios, diferentes técnicas e outras curiosidades sobre o método.

O que é o pré-shampoo?

Como fazer pré-shampoo
Fonte: Chuva de Ideias

A expressão em inglês significa “pré-shampoo”, ou simplesmente pré-lavagem. Basicamente, o processo consiste em aplicar algum produto no cabelo antes de lavá-lo com o shampoo normal. Dessa forma, na hora do shampoo agir, o comprimento e as pontas não serão afetadas por ele. A pré-lavagem funciona de forma que os nutrientes e a hidratação dos fios sejam repostos. Além disso, ainda é possível proteger as pontas da água quente e da ação detergente natural do shampoo.

Na hora de aprender como fazer pré-shampoo, é possível escolher entre máscaras de tratamento, óleos e condicionadores ricos em proteínas. Desde que o produto prometa hidratar e nutrir os fios, ele estará valendo. É possível realizar a mistura caseira sempre que for lavar o cabelo, mas quanto aos produtos prontos para o fim, melhor seguir as indicações do rótulo.

Benefícios do pré-shampoo caseiro

Fonte: Vix

Antes de mais nada, o fato do método proteger os fios mais frágeis e ressecados pela ação abrasiva dos shampoos já é importante. Utilizar produtos hidratantes antes da lavagem ajuda a manter a oleosidade natural do cabelo, do comprimento até as pontas. Assim, ao agir na fibra capilar, o produto impede que certas substâncias ruins entrem nas cutículas e atrapalhem a limpeza. Na hora de aplicar o shampoo, porém, o produto será lavado, e o cabelo não sofrerá nenhum dano. É possível, então, citar vários benefícios:

  • Cabelo mais brilhante;
  • Mais nutrido;
  • Proteção contra o ressecamento;
  • Pontas mais saudáveis;
  • Maior duração de procedimentos químicos.

Quem pode fazer?

Todo mundo pode fazer pré-shampoo e aproveitar muito os benefícios da técnica. Contudo, quem mais ganha fazendo isso é quem possui fios com tendência ao ressecamento, no caso as cacheadas, crespas, quem tem muita química no cabelo ou utiliza ferramentas de calor frequentemente. Nesse sentido, é possível citar o secador, chapinha e modelador de cachos.

Pré-shampoo para proteger os fios

Como fazer pré-shampoo
Fonte: Laces and Hair

O pré-shampoo para proteger os fios possui uma função muito diferente daquele que promove a limpeza profunda. No caso do protetor, ele serve para reduzir o efeito do ressecamento causado pelos shampoos. Mesmo que o condicionador tente repor a hidratação depois da lavagem, ele ainda é insuficiente. Assim, pré-shampoos entram como uma contenção, já que são absorvidos pelas proteínas internas dos fios, ajudando a selar as cutículas. Ou seja: o cabelo fica mais forte e menos quebradiço.

Para quem possui cachos e considera difícil mantê-los definidos, o pré-shampoo para proteção é uma ótima pedida. Do mesmo modo, quem possui pontas ressecadas, fios danificados por química e muito frizz também.

Recomenda-se que o pré-shampoo protetor seja utilizado a cada 15 dias, de forma que não deixe o cabelo pesado. O modo de uso é simples: antes de entrar no chuveiro, umedeça os fios com um borrifador, aplicando o pré-shampoo no comprimento e nas pontas e deixando agir de 3 a 15 minutos. Logo depois, lave como de costume. Nas versões em óleo desse tipo de produto, a aplicação pode ser feita nos cabelos secos, horas antes da lavagem. Assim, recomenda-se aplicar antes de dormir e lavar o cabelo pela manhã para um efeito incrível.

Como fazer pré-shampoo protetor

Uma boa versão do pré-shampoo protetor pode vir na forma do óleo de coco. Você só precisa aquecer um pouco do óleo no micro-ondas por aproximadamente 20 segundos, aplicando mecha por mecha. Deixe agir por 15 minutos e lave o cabelo normalmente. Máscaras nutritivas mais em conta também funcionam, por meio de uma aplicação generosa, enluvando bem os fios e deixando agir por 20 minutos. Por fim, é só lavar.

Pré-shampoo de limpeza pesada

Fonte: All Things Hair

Por outro lado, o pré-shampoo de limpeza pesada promove o efeito contrário da versão protetora. Sua ação, muito mais adstringente que a do shampoo comum, remove a oleosidade dos fios e quaisquer resíduos de finalizadores ou leave-ins. Quem sente que o cabelo fica pesado e com aspecto sujo até mesmo depois da lavagem pode se beneficiar muito da técnica. Nesse sentido, quem tem fios com maior tendência ao ressecamento, como as cacheadas, não devem abusar desse método, já que ele pode deixá-los ainda mais secos.

Ao realizar a técnica do pré-shampoo de limpeza pesada, aliar uma boa hidratação na ocasião é essencial para evitar que o cabelo perca seu brilho e hidratação natural. Além disso, ele é extremamente recomendado antes de procedimentos como hidratação e reconstrução capilar, já que ao abrir as cutículas, qualquer processo será potencializado.

Nesse sentido, o pré-shampoo de limpeza pesada pode ser aplicado nos cabelos úmidos, do couro cabeludo até as pontas, massageando bem a raiz. É importante espalhá-lo mecha por mecha, esperando alguns minutos antes de seguir com a lavagem normal. No caso de quem tem cabelo seco, fazer a hidratação antes de aplicar o condicionador ajuda a evitar o ressecamento. Da mesma forma, o efeito de aspereza e falta de brilho pode ser evitado com uma aplicação quinzenal, ao invés de em toda lavagem.

Como fazer pré-shampoo?

Como fazer pré-shampoo
Fonte: Freepik

A receita de um pré-shampoo é muito fácil, e muitas vezes, já existem produtos prontos para o fim. Quanto ao modo de uso, apenas aplique a mistura por todo o comprimento até as pontas no cabelo ainda seco, deixando agir por 20 minutos. Em seguida, efetue a lavagem normalmente. A técnica não deve ser utilizada em todas as lavagens, correndo risco de deixar o cabelo sobrecarregado. Prefira sempre realizá-la semanalmente ou a cada 15 dias, dependendo de suas necessidades.

Além disso, apesar de cada pré-shampoo possuir sua receita voltada para diferentes necessidades, a base não costuma diferir muito. O básico para uma boa pré-lavagem, portanto, é:

  • uma base branca neutra (condicionador ou creme de hidratação de sua preferência);
  • fonte de nutrição (manteiga vegetal ou óleo);
  • fonte de hidratação (chá, água, soro fisiológico, vitamina).

Seja como for, na hora de aplicar, apenas misture tudo e siga com o processo. Lembre-se que esse tipo de mistura não deve ficar armazenada para uso no futuro, já que ela pode se alterar e anular o efeito, causando efeitos indesejados.

1 – Para cabelos oleosos e finos

  • Máscara (3 colheres)
  • Vinagre de maçã (1 colher)

2 – Pré-shampoo hidratante

  • Máscara (4 colheres)
  • Vitamina B5 (1 tampa)
  • Soro fisiológico (1 colher)
  • Glicerina (1 colher)

3 – Pré-shampoo nutritivo

  • Máscara (4 colheres)
  • Vinagre de maçã (1 colher)
  • Óleo de coco (1 colher)
  • Óleo de rícino (1/2 colher)

4 – Para encorpar os fios

  • Máscara (3 colheres)
  • Mel (3 colheres)
  • Vitamina B5 (pantenol, 1 colher)
  • Óleo de rícino (3 colheres)

E aí, o que você achou dessa matéria sobre como fazer pré-shampoo? Se te interessou, confira também Hidratação para o cabelo com receitas caseiras e baratas

Fontes: Dicas de Mulher, Lojão do Cabeleireiro, Coisas de Diva

Imagens: Reviewbox, Chuva de Ideias, Vix, Laces and Hair, All Things Hair, Freepik

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você