Beleza

Como usar óleo de coco no rosto? 10 dicas de uso e seus benefícios

O óleo de coco possui diversas propriedades benéficas para a saúde. Saiba como usar óleo de coco no rosto, um potente hidratante natural.

O óleo de coco vem sendo muito usado na alimentação e nos cuidados com os cabelos. Pois, possui inúmeras propriedades benéficas para a saúde. Mas, você sabia que também tem como usar óleo de coco no rosto e no corpo? Enfim, é um produto muito versátil, que além de ser um ótimo hidratante para a pele e para os cabelos, tem um custo muito baixo. Principalmente, se comparado a outros cosméticos.

Atualmente, o óleo de coco se tornou um dos ingredientes fundamentais para o cuidado e limpeza do rosto. No entanto, é importante escolher um óleo de coco extra virgem, orgânico, prensado a frio e 100% puro. Pois, dessa forma, ele preserva todas suas propriedades benéficas.

Da mesma forma, é preciso ficar atento quanto à procedência e a forma de armazenamento, que deve ser sempre em potes de vidro para evitar contaminação. Além disso, a quantidade de ácido láurico deve ser superior a 40%. Dessa forma, o óleo deve ser certificado por órgãos de controle, que garantem a qualidade do produto.

Enfim, cremes hidratantes podem ser substituídos pelo óleo de coco, devido ao seu poder emoliente. Além de conter gorduras saturadas de cadeia média, que proporciona maciez e hidratação à pele. Mas, sem obstruir os poros. Em seguida, confira os benefícios e como usar óleo de coco no rosto.

Como usar óleo de coco no rosto: benefícios

Muitas mulheres sofrem para manterem a pele hidratada, sem que fique com a aparência empastada. Dessa forma, uma boa opção é usar óleo de coco no rosto. Que pode ser usado tanto na pele seca, quanto na oleosa. Desde que use a quantidade e a forma de uso seja correta. Enfim, entre os benefícios do óleo de coco no rosto, destacamos:

Hidratante

Como usar óleo de coco no rosto: 10 dicas de uso e seus benefícios
GZH

Um dos principais benéficos do óleo de coco é seu alto poder de hidratação. Além disso, possui a vantagem de ser um produto natural, compatível com as proteínas do corpo, o que faz com que o óleo penetre mais facilmente na pele.

Além disso, não possui ingredientes químicos que vão prejudicar a saúde da pele e obstruir os poros impedindo que a pele respire. Como derivados de petróleo, por exemplo.

Por fim, diferentemente de alguns tipos de cosméticos, o óleo de coco não possui água em sua composição. O que faz dele um hidratante concentrado, que permanece por mais tempo na pele.

Antioxidante

Incrível

Devido a suas propriedades antioxidantes, usar óleo de coco no rosto auxilia na prevenção do envelhecimento precoce. Pois, o produto ajuda no combate aos radicais livres. Além de proteger a pele dos efeitos negativos da poluição e dos raios UV. Que são os principais causadores do envelhecimento precoce.

Acalma e regenera a pele

Notícias ao Minuto

Se você exagerou na exposição ao sol, usar óleo de coco no rosto ajuda acalmar a pele. Pois, o óleo age nutrindo e recuperando a pele. Dessa forma, alivia o ardor causado pela queimadura de sol.

Anti-inflamatório/ antibacteriano/ antifúngico

Como usar óleo de coco no rosto: 10 dicas de uso e seus benefícios
Vix

Em suma, o óleo de coco possui ácido láurico, combinações de ácidos esteárico, oléico, mirístico e palmístico. Que proporcionam ao óleo propriedades antibacterianas, antiviral, antifúngica, anti-inflamatória e antioxidante. Dando a pele uma proteção extra.

Ou seja, além de manter a pele hidratada, ajuda na prevenção e no tratamento de doenças de pele, como dermatites, por exemplo, de maneira natural.

Como usar óleo de coco no rosto: indicações

1- Limpeza facial

O Petróleo

Como o rosto está o tempo todo exposto a agentes externos como poluição e poeira, por exemplo, impurezas penetram nos poros da pele. Da mesma forma, resíduos de maquiagem, quando não retirados adequadamente.

Por outro lado, o ar condicionado ou aquecedores deixam a pele desidratada. Por isso, é importante fazer a limpeza facial periodicamente. Enfim, devido seu alto poder de absorção, tem como usar óleo de coco no rosto para promover uma limpeza mais profunda. Basta seguir os seguintes passos:

  • Primeiramente, enxágue bem o rosto e seque-o com uma toalha.
  • Em seguida, aplique uma pequena quantidade de óleo de coco no rosto.
  • Massageie fazendo movimentos circulares.
  • Após alguns minutos, limpe o rosto com um pano úmido para remover todas as impurezas.

2- Como usar óleo de coco no rosto para remover maquiagem

Vix

Para manter a saúde e beleza da pele do rosto é importante remover a maquiagem, sem deixar resíduos. Dessa forma, você pode usar óleo de coco no rosto como um demaquilante natural.

Ademais, é indicado principalmente para quem tem a pele sensível, que sofre com irritações e vermelhidão. Deixando a pele macia e com brilho. Inclusive, o óleo de coco é muito eficiente para remover maquiagens que são resistentes à água. Principalmente, na área dos olhos, que por ser uma região delicada, é mais difícil de limpar.

Dessa forma, para remover a maquiagem você precisa seguir os seguintes passos:

  • Primeiramente, coloque uma pequena quantidade de óleo de coco no rosto e nos olhos.
  • Em seguida, passe um algodão úmido nos olhos e no rosto para retirar a toda a maquiagem.
  • Para peles oleosas, após retirar toda a maquiagem, lave o rosto com um sabonete próprio. Pois, dessa forma evita a obstrução dos poros e o aparecimento de cravos e espinhas.

3- Hidratante para a pele

Como usar óleo de coco no rosto: 10 dicas de uso e seus benefícios
Dicas de Mulher

O óleo de coco é um excelente hidratante natural para todo o corpo, sendo aplicado após o banho na pele ainda úmida. Ademais, o óleo vai criar uma camada fina sobre a pele, evitando a perda de umidade das camadas superficiais da pele.

Da mesma forma, tem como usar óleo de coco no rosto para hidratá-lo, basta seguir os seguintes passos:

  • Após lavar o rosto, aplique uma pequena quantidade de óleo de coco.
  • Em seguida, massageie o rosto com movimentos circulares.
  • Então, espere de 5 a 10 minutos para que o óleo possa penetrar profundamente na pele.
  • Por fim, enxugue o rosto com um pano de algodão macio, removendo todo o excesso do óleo.
  • Agora, se você tem a pele oleosa, faça da seguinte forma:
  • Lave o rosto e aplique uma quantidade maior de óleo de coco no rosto e no pescoço.
  • Então, deixe agir por 15 minutos.
  • Por fim, lave com água morna e enxugue com um pano macio. Dessa forma, a pele ficará bem hidratada, evitando a hiperprodução de sebo e a oleosidade.

4- Máscara facial

Como usar óleo de coco no rosto: 10 dicas de uso e seus benefícios
Dicas de Mulher

Devido a sua versatilidade, também tem como usar óleo de coco no rosto como um ingrediente básico para máscara facial. Resultando em uma pele mais hidratada, nutrida, macia e relaxada. Enfim, você pode misturar o óleo de coco com um creme facial adequado com o seu tipo de pele. Podendo aplicar de 2 a 3 vezes por semana.

5- Como usar óleo de coco no rosto como esfoliante

Dicas de Mulher

Uma boa dica para ter uma pele mais saudável e bonita é fazer um esfoliante natural com o óleo de coco. Para preparar o esfoliante você vai precisar de:

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo ou de coco ralado
  • Algumas gotas de óleo essencial de sua preferência

Modo de preparo e aplicação

Primeiramente, misture todos os ingredientes. Então, aplique uma pequena quantidade no rosto. Em seguida, massageie suavemente, deixando agir por alguns minutos. Por fim, enxague o rosto com água morna. Ademais, a esfoliação com óleo de coco auxilia na eliminação de células mortas, promovendo a regeneração celular.

Enfim, o ideal é fazer a esfoliação uma vez por semana. Além disso, pode ser aplicado em qualquer tipo de pele. Inclusive, além do rosto, você pode usá-la no corpo todo.

6- Anti-envelhecimento

Pinterest

O óleo de coco tem a capacidade de penetrar a pele profundamente. Isso acontece graças à ação dos triglicerídeos presentes em sua composição, capaz de reparar o estado do colágeno.

Ademais, o colágeno é uma proteína presente na camada mais profunda da pele. Cuja função é manter a pele macia. No entanto, poluição, fumaça, poeira, raios ultravioletas, entre outros, danificam o colágeno. Como resultado surge rugas e sinais de envelhecimento na pele. Por outro lado, você pode usar óleo de coco no rosto como um tratamento para prevenir o envelhecimento precoce. Basta seguir os seguintes passos:

  • Primeiramente, limpe bem o rosto.
  • Em seguida, aplique algumas gotas do óleo de coco na região dos olhos e próximo aos lábios. Pois, são nessas áreas onde aparecem as primeiras rugas.
  • Então, deixe agir. Pois, o óleo de coco vai criar uma fina barreira na pele, protegendo-a de ações poluentes e ambientais. Mantendo a umidade natural da pele.

Ademais, o uso do óleo de coco é ótimo para hidratar a área dos olhos. Pois, nessa região a pele costuma ser mais fina e sensível, e o óleo vai ajudar na prevenção de rugas, tornando a pele mais volumosa e jovem. Além de atenuar as olheiras. Por fim, as propriedades antioxidantes presentes no óleo de coco reduzem o dano oxidativo, mantendo a elasticidade natural da pele.

7- Como usar óleo de coco no rosto para queimadura de sol

O Petróleo

Apesar de possuir fator de proteção FPS-4, o óleo de coco não é adequado para ser usado como protetor solar. Por outro lado, é ideal para acalmar a pele em caso de queimaduras causadas pelo excesso de sol. Dessa forma, o óleo atua aliviando o ardor e a irritação na pele, graças a sua ação antioxidante. Que neutraliza a formação de radicais livres causada pelos raios ultravioleta.

8- Prevenção de espinhas

Beleza e Moda

Quando a pele não é hidratada adequadamente ou há algum desequilíbrio hormonal, resulta na hiperprodução de sebo. E, consequentemente no surgimento de espinhas. Dessa forma, ao usar o óleo de coco no rosto, ele vai agir limpando e hidratando profundamente a pele.

Como resultado, vai manter sob controle a proliferação de população de bactérias responsáveis pelo surgimento das espinhas. Além de atuar na cura das acnes já existentes na pele.

9- Hidratante labial

Incrível

Quando os lábios estiverem secos ou rachados, você pode usar óleo de coco como hidratante labial. Ademais, ele atua como um bálsamo natural, aliviando a irritação, rachaduras e vermelhidão nos lábios. Para isso, basta aplicar algumas gotas diretamente nos lábios.

Além disso, o óleo de coco também é um ótimo esfoliante para os lábios. Em suma, aplique o óleo com um pouco de açúcar e massageie. Por fim, limpe os lábios e repita a esfoliação 2 vezes por semana.

E para manter os lábios sempre hidratados, você pode fazer seu próprio esfoliante e hidratante labial:

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo ou de coco
  • Óleo de coco, o suficiente para umedecer o açúcar
  • 1 gota de óleo essencial de baunilha

Modo de preparo e aplicação

Em suma, misture todos os ingredientes e aplique nos lábios. Em seguida, esfregue bem para eliminar toda pele morta. Então, deixe agir por alguns minutos e retire a mistura com um pano úmido. Por fim, o ideal é aplicar apenas uma vez por semana.

10- Como usar óleo de coco no rosto com bicarbonato de sódio

Dicas de Mulher

Ao misturar o óleo de coco com o bicarbonato de sódio, você obtém uma mistura eficaz para o tratamento de manchas, cicatrizes, espinhas, psoríase e eczema. Pois, o bicarbonato possui alto poder alcalinizante, anti-séptico, calmante e esfoliante. Que auxilia no combate da produção em excesso de sebo.

Já o óleo de coco possui propriedades antibacterianas e antifúngicas, capazes de regenerar as células e hidratar profundamente a pele. No entanto, a proporção de cada um dos ingredientes para a mistura vai ser de acordo com o tipo de pele e o resultado que deseja obter.

Por exemplo, para peles sensíveis misture 2 partes de óleo de coco e 1 parte de bicarbonato de sódio. Agora, se você prefere uma mistura mais concentrada, misture partes iguais de cada ingrediente. Por fim, aplique no local desejado, deixe agir por no máximo 5 minutos (não ultrapasse esse tempo). Depois, enxague com água morna, fazendo massagens circular no local.

Então, o que você achou dessas dicas de como usar óleo de coco no rosto? Para mais dicas, leia também: Receita simples e barata para fazer óleo de coco em casa.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
2 Comentários
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Lorinha
Lorinha
9 de junho de 2022 16:35

Comecei usar oleo de coco ha?2dias!! Limpo a pele com sabonete de limpeza, enxugo a pele e aplico oleo coco no rosto e pescoço e massagio e deixo , minha pele e mixta espero estar fazendo certo.

Miriam Vieira
Miriam Vieira
25 de agosto de 2022 12:18

E no cabelo?


Escolhidas para você