Beleza

Creme de ureia, para que serve? Vantagens e desvantagens para a pele

O creme de ureia é cada vez mais usado no ramo de cosméticos, graças a sua potente ação hidratante, que atua evitando o ressecamento da pele.

O creme de ureia é possui alto poder de hidratação, capaz de penetrar profundamente a pele, melhorando a aparência ressecada e áspera da pele. Principalmente, nas regiões das mãos, pés e cotovelos. Em suma, a ureia é um composto orgânico encontrado na urina e no suor.

Devido sua poderosa ação hidratante, efeito esfoliante e baixo custo, vem sendo usada cada vez mais nas formulações de cosméticos. Ademais, a ureia é capaz de passar pelas células mortas e penetrar as camadas da pele, fazendo com que fique hidratada por mais tempo.

Isso acontece graças a sua capacidade de transportar a água presente no interior dos vasos sanguíneos para as células da pele. Além disso, a ureia possui ação antimicrobiana, que impede a proliferação de microrganismos na pele.

Enfim, além de tudo, o creme de ureia possui uma textura leve, com rápida absorção. Portanto, não deixa com aspecto pegajoso como outros hidratantes. Garantindo uma pele mais macia, bonita e bem cuidada.

Continua após a publicidade

Creme de ureia: pele ressecada

Quadro Feminino

Algumas partes do corpo são mais propensas ao ressecamento, rachaduras ou descamações, principalmente durante períodos com clima mais seco e frio. Isso acontece devido à perda da barreira lipídica, uma película gordurosa responsável por reter a umidade natural da pele. Normalmente, as regiões mais afetas costumam ser os pés, mãos, joelhos e cotovelos.

Dessa forma, as causas da perda da barreira lipídica podem estar relacionadas aos seguintes fatores:

Continua após a publicidade
  • Atrito;
  • Falta de cuidados adequados com a pele;
  • Exposição constante ao sol, vento e poeira;
  • Banhos muito quentes e longos;
  • Fatores ambientais como clima seco, frio ou calor excessivo;
  • Uso de certos tipos de medicamentos, que podem ajudar na diminuição da barreira lipídica da pele;
  • Fatores genéticos;
  • Contato constante com produtos químicos, sabonetes e detergentes;
  • Algumas doenças como diabete, dermatite atópica e psoríase.

 Creme de ureia: o que é

Tua Saúde

O creme de ureia é feito a partir do ativo ureia, que é um composto orgânico hidratante proveniente do suor e da urina. Em suma, a ureia possui grande capacidade de retenção de água na barreira epidérmica (higroscopia). O que promove a hidratação da pele.

Ademais, a ureia também possui ação antibacteriana. Por isso, é usada como base em diversos tratamentos dermatológicos. Por exemplo, eczema, dermatite atópica, psoriase, etc.

Continua após a publicidade

Além disso, o creme de ureia é muito eficaz no combate ao ressecamento da pele, evitando rachaduras. Também tem a vantagem de ser um produto com preço bem acessível. Que pode ser encontrado em forma de cremes, loções e géis. Com concentração de ureia que varia entre 3%, 5% e 10%. Além de formulações combinadas entre ureia e óleo de abacate e manteiga de karité.

Por fim, o creme de ureia deve ser usado à noite. Portanto, logo após o banho aplique no corpo e, caso seja necessário, reaplique o produto pela manhã. No entanto, é importante ressaltar que nem todos são indicados para o rosto, que é uma região onde a pele é mais sensível. Dessa forma, escolha um creme apropriado. E em caso de dúvidas, consulte um dermatologista. Pois, ele indicará o mais adequado para seu tipo de pele.

Benefícios do creme de ureia para cada tipo de pele

Pele seca

Creme de ureia: Para que serve e vantagens e desvantagens para a pele
Vix

O creme de ureia além de suas propriedades hidratantes, muito eficazes no combate à pele seca. Também tem a capacidade de estimular a produção de colágeno, evitar rachaduras causadas pelo ressecamento e a melhorar a aparência da pele.

Enfim, para obter os resultados esperados na pele seca, o cosmético precisa conter entre 3% e 10% de ureia em sua composição.

Continua após a publicidade

Pele mista

Vix

Pessoas com a pele mista costumam apresentar uma oleosidade mais intensa no nariz, na testa e no queixo, a chamada zona T do rosto. Portanto, ao usar o creme de ureia é importante ficar atento a porcentagem de concentração de ureia presente na composição do produto.

Pois, a ureia tende a aumentar a oleosidade da zona T do rosto, o que provoca o surgimento de espinhas. Por isso, ao usar o creme de ureia, opte por produtos que tenham uma concentração menor do componente.

Pele oleosa

Vix

Para pessoas com pele oleosa, o creme de ureia só é indicado com concentração acima de 20% do componente. Pois, quando usado com grande concentração, a ureia perde sua função de hidratante. E começa agir como um esfoliante ao quebrar as células da pele, melhorando sua textura e removendo o excesso de oleosidade.

Entretanto, devido a uma regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não é permitido produtos com uma concentração de ureia superior a 10%. Dessa forma, concentrações maiores só são encontrados em produtos manipulados, que sejam prescritos por um dermatologista.

Continua após a publicidade

Contraindicação

Creme de ureia: Para que serve e vantagens e desvantagens para a pele
Terra

Mesmo com todos os benefícios proporcionados pelo composto orgânico, nem todo mundo pode usar o creme de ureia. Pois, a ureia possui alto teor irritativo, podendo causar diversas reações em peles sensíveis. Por exemplo, edemas, coceira, hipersensibilidade, irritação, etc. Portanto, fique atento a concentração de ureia presente na composição do produto.

Além disso, não é recomendado para gestante, pois pode colocar em risco à saúde e o desenvolvimento do bebê. Com exceção dos cosméticos que contenham apenas 3% de ureia em sua composição. Mas, antes de iniciar o uso do produto é melhor consultar um dermatologista para sanar quaisquer dúvidas sobre o creme de ureia.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Creme para os pés – O que é, propriedades e como escolher.

Continua após a publicidade

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários