Maternidade

Como lavar roupas de bebê? Dicas e cuidados essenciais

Aprender como lavar roupas de bebê é uma atividade prática e simples, mas é essencial tomar alguns cuidados com esse tipo de peça.

A lavagem das roupas de bebê é um momento especial que requer bastante cuidado, principalmente no caso dos recém-nascidos. É essencial prestar mais atenção do que com roupas comuns, pois as peças possuem maior delicadeza. Além disso, elas precisam ficar bem limpinhas, para impedir qualquer reação no bebê. Dessa forma, aprender como lavar roupas de bebê é importante para que tudo aconteça nos conformes, e as peças durem por muito mais tempo.

Da mesma forma, as roupas precisam de maior atenção pelo fato da pele do bebê ser extremamente sensível. Nesse sentido, ela é mais propensa a desenvolver alergias, dermatites e assaduras, e muito pode depender do cuidado que se tem com as peças. Seja como for, apesar dos cuidados serem importantes, aprender como lavar roupas de bebê é simples, prático e rápido.

Assim, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre como lavar roupas de bebê. Aprenda também quais tipos de peças podem ir para a lavagem, o que se utiliza para lavá-las e o que evitar em tal momento.

Como lavar roupas de bebê?

A simples tarefa de lavar o enxoval do bebê é na verdade muito prazerosa e simples. Com os produtos e as dicas certas, a tarefa ficará cada vez mais fácil, e não será necessário recorrer a táticas mirabolantes que prometem maior limpeza das peças. O básico funciona da melhor forma e evita a exposição dos tecidos aos produtos inadequados, e por consequência, evita que isso afete o bebê de qualquer forma.

1 – Principais cuidados

Como lavar roupas de bebê
Fonte: Macetes de Mãe

Absolutamente qualquer peça que tenha contato com a pele do bebê pode entrar na rotina de lavagem. Isso significa que roupinhas, cobertores, lençóis, chales, edredons, mantas e toalhas de pano, tudo precisará de maior higienização. O motivo é a possível exposição dos tecidos à sujeira, ácaros e poeira. Além disso, as roupas não devem entrar na lavagem junto com o resto das peças dos demais membros da família, pois são mais delicadas e precisam de cuidados especiais.

2 – Quando lavar?

Fonte: Revista Crescer

O ideal é iniciar a lavagem das peças de roupa do bebê a partir da 30ª semana de gravidez. Nesse sentido, é possível escolher entre lavar todas as peças de uma vez ou aos poucos, ou seja, conforme ganhar ou comprar a maioria das coisas.

3 – Processo da lavagem

Como lavar roupas de bebê
Fonte: Decor Fácil

Os itens essenciais para a limpeza das roupinhas são os mais básicos possíveis: água e sabão. Você não precisa fazer maiores esforços e comprar produtos complicados que prometem maior limpeza. Atente-se àqueles com a menor composição química e menos cheiro, de forma que não irrite a pele do bebê. O melhor sabão é o neutro ou de coco.

Da mesma forma, os melhores dias para lavar as roupas são os quentes e com bastante sol. Desse modo, as roupas secarão no mesmo dia, evitando possíveis bichinhos ou cheiros desagradáveis. Caso você não tenha essa possibilidade e precise lavar em dias chuvosos, deixe tudo em uma área arejada, de forma que seque sem cheiro de umidade ou mofo. As peças coloridas precisam secar à sombra e viradas ao avesso para evitar que desbotem. Já as brancas podem receber luz direta do sol, algo que ajuda a eliminar fungos e ácaros.

4 – Higienizando a máquina antes da lavagem

Fonte: Casa Vogue

No caso de quem irá lavar as peças em máquina de lavar, utilizar uma máquina limpa é importante para lavar as roupas do bebê. Certos modelos já vem com a função autolimpante, todavia, um ciclo normal já é o suficiente para retirar a sujeira. No momento em que a máquina estiver cheia de água para começar o processo, adicione água sanitária e espere o ciclo chegar até o fim. Coloque o produto nos compartimentos de sabão e alvejante também, e caso sua máquina tenha opção de água quente, prefira ela.

5 – Quais produtos evitar

Como lavar roupas de bebê
Fonte: Homepedia

Todo e qualquer produto de cheiro muito forte não deve entrar na rotina de lavagem das roupas do bebê. As peças precisam ser higienizadas da forma mais neutra possível, já que isso preserva a pele e a respiração da criança. Caso deseje usar amaciante, por exemplo, escolha as marcas próprias para lavagem de roupa de recém-nascido, que devem seguir os critérios anteriores.

6 – Separação das peças para a lavagem

Fonte: Dia a Dia Lavanderia

Evite também lavar todas as roupas do bebê juntas de uma vez só. Prefira lavar as peças similares e de mesma cor sempre juntas, e não lave toalhas junto de roupas delicadas como blusas, por exemplo. Aquelas que soltam bolinhas ou fiapos precisam entrar na lavagem separadamente, como em sacos especiais para a máquina. Uma ótima dica é categorizar as roupas: blusas coloridas de um lado, mantas de outro, lençóis de outro. Assim, tudo fica mais fácil e você ainda evita manchas e outros danos.

7 – Onde secar as roupas

Como lavar roupas de bebê
Fonte: Casa Prática Qualitá

O recomendado é utilizar varais de teto ou de chão. Todas as roupas precisam ficar bem esticadas, e sempre em locais com bastante ventilação, de forma que sequem por completo. Certas máquinas já possuem a função de secagem, mas evite fazer isso em lavanderias comerciais, pois as roupas sofrem exposição indesejada.

8 – Onde armazená-las

Fonte: Big Mãe

Lembre-se de armazenar todas as peças em locais limpos e, preferencialmente, por tamanho. Isso faz com que a rotina das trocas fique mais prática. Outra dica importante é remover as etiquetas das roupas antes da lavagem, já que elas podem incomodar o bebê e irritar sua pele. Inclusive, na hora de passar, prefira a temperatura média, pois previne irritações.

Passo a passo da lavagem

Como lavar roupas de bebê
Fonte: Lopes

A seguir, confira um passo a passo da lavagem de roupas do bebê, tanto para a máquina quanto para a lavagem à mão. Dessa forma, é possível evitar quaisquer erros na hora de lavar as roupinhas.

Lavagem na máquina

  1. Antes de mais nada, separe as peças por cor e tipo. Toalhas não devem entrar na lavagem junto de roupas, nem com lençóis. Cada peça deve ser lavada com outra similar.
  2. Em seguida, ligue a máquina, selecionando a opção de lavagem de roupas delicadas.
  3. Após a máquina encher de água, misture o sabão, colocando então as roupas. Caso preferir, coloque-as em sacos próprios para uma lavagem de roupas mais delicadas.
  4. Antes de retirá-las da máquina depois da lavagem, certifique-se de que foram devidamente enxaguadas e centrifugadas, evitando assim resquícios de produtos indesejados.
  5. Por fim, estenda-as em um local arejado, de forma que sequem por completo.

Lavagem à mão

  1. Em um balde próprio para a lavagem das roupas do bebê, ou seja, um que você não utilize para mais nada, coloque água e sabão líquido. Em seguida, coloque as roupas.
  2. Esfregue cada peça de forma delicada, com movimentos circulares. Deixe de molho por 15 minutos.
  3. Depois disso, enxague bem, certificando-se de que nenhum resquício de produto ficou nas roupas. Esse é o passo mais importante.
  4. Repita o enxágue em água corrente até que estejam todas limpas. Depois disso, coloque tudo para secar.

E aí, o que achou dessa matéria sobre como lavar roupas de bebê? Se te interessou, aproveite para conferir Como limpar a máquina de lavar roupas do jeito certo

Fontes: Tua Casa, Trocando Fraldas, Consul, Drogarias Ultra Popular

Imagens: Casa Prática Qualitá, Lopes, Bigmãe, Homepedia, Casa Vogue, Revista Crescer, Decorfácil, Dia a Dia Lavanderia, Macetes de Mãe, Ficar Grávida

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você