Dicas & Truques

Como limpar a máquina de lavar roupas do jeito certo

Você sabia que sua máquina de lavar roupas precisa de uma limpeza de vez em quando? Descubra como limpar a máquina de lavar do jeito certo:

Atualizado em 10/10/2018

Nem todo mundo sabe, mas até mesmo os eletrodomésticos que ajudam você a manter a limpeza precisam receber uma faxina, às vezes. Isso inclui, obviamente, sua máquina de lavar roupas, sabia?

Para sermos mais exatos, especialistas em sujeiras e bactérias recomendam que as máquinas de lavar roupas sejam limpas, pelo menos, duas vezes ao ano. Isso é necessário não somente para que suas peças saem da lavagem realmente limpas, mas para que o interior de sua máquina seja menos propício à proliferação de micro-organismos nocivos à nossa saúde.

Mas, se ninguém sabe que esse processo e preciso, como saber o jeito certo de limpar a máquina de lavar roupas? Quais produtos usar para deixá-la esterilizada, sem prejudicar o material que a reveste e as cores de sua roupa?

7

Conforme mostramos aqui, no Área de Mulher, existe uma forma simples e prática de limpar a máquina de lavar roupas usando suco em pó, sabor limão. Lembra? Mas o caso é que esse tipo de limpeza é muito superficial e não substitui uma faxina pesada.

1

A maneira certa de fazer isso é usando uma mistura com água quente, 1 litro de água sanitária, 1 litro de vinagre branco e 1 pano macio ou esponja. Mas, calma, não vá misturando tudo que o processo não acontece assim, como você vai ver abaixo.

Como limpar a máquina de lavar roupas:

1. Encha a máquina com água quente e a água sanitária. Se não tiver água quente encanada, encha a metade da máquina com água em temperatura normal e encha o restante com água fervente;

2

2. Acione o ciclo completa da lavagem e deixe a água agitar por 1 minuto. Então, desligue a máquina e deixa a mistura descansando lá por uma hora;

4

3. Depois desse tempo, acione o ciclo longo e espere chegar ao fim da lavagem;
4. No final do ciclo, espere a água ser escoada e encha a máquina com água quente de novo, mas dessa vez é o vinagre que deve ser misturado e o processo todo repetido mais uma vez.

5

5. Na hora do “descanso da mistura”, molhe o pano ou a esponja na água com vinagre e limpe todos os cantos da máquina que estiver sujo, por dentro e por fora;
6. Se o dispenser de sabão em pó da máquina de lavar roupas for removível, esquente uma xícara de vinagre branco e despeja na peça. Depois de alguns minutos, com o vinagre já frio, enxague e limpe com o pano.

6

7. Para finalizar, acione o ciclo longo e espere chegar ao fim da lavagem. Seque a máquina por dentro ou a deixe aberta para secar.

Aprendeu? E, se o vinagre faz maravilhas em sua máquina de lavar, já pensou o que ele pode fazer por suas roupas? Se ficou interessada, confira ainda: 9 vantagens de lavar roupas com vinagre como você nunca viu.

Fonte: SOS Solteiros

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/thamyris/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf