Saúde

Tipos de teste de gravidez: qual o mais eficaz e quando você deve fazer

Se você está tentando engravidar e pretende fazer um teste de gravidez, precisa conhecer os tipos de teste de gravidez que existem.

A gravidez é muitas vezes querida e outras muito temida. No entanto, sempre que surge a dúvida, se a mulher está grávida ou não, recorremos aos testes de gravidez. No entanto, com tantos tipos de teste de gravidez que existem, como saber qual é o melhor? E ainda, quando é o melhor momento para adquirir e realizar um teste?

Certamente, fazer um teste de gravidez é muito fácil. Com apenas 10 reais, é possível ir na farmácia mais próxima e comprar um dos testes de gravidez que estão disponíveis no mercado. Os mais comuns são os de urina, mas existem outros tipos que são mais precisos e conseguem dizer muito mais sobre a possível gestação.

Além disso, você sabe como interpretar corretamente os resultados dos testes de gravidez? Um, dois palitinhos na fitinha, o que isso significa? Se você não sabe, vem com a gente, que o Área de Mulher preparou uma matéria super completa para te explicar tudo sobre tipos de teste de gravidez!

Como saber se preciso fazer um tipo de teste de gravidez?

Women’s Health

Existem alguns sintomas comuns que podem indicar uma gestação. Dessa forma, caso você perceba um atraso no seu ciclo menstrual, ou perceba uma irregularidade na mesma, isso pode significar que você está grávida. Além disso, enjoos, dores de cabeça, mudança no apetite e outros sintomas também podem ser sintomas de gravidez.

Além do mais, tratando agora sobre como funcionam os testes de gravidez, podemos dizer que eles identificam a presença do hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (Beta hCG) na urina ou no sangue. Dessa forma, a presença desse hormônio em quantidades significativas são indicativos da presença de uma gestação.

Então, após ter uma ou várias relações desprotegidas em que o seu parceiro tenha ejaculado dentro de você, deve-se fazer o teste de gravidez. Ademais, é recomendável primeiro esperar que a menstruação atrase. Um atraso de até 21 dias é normal, então após esse período, se a sua menstruação não vier normalmente, é hora de fazer um teste.

No entanto, se você fizer o teste antes da sua menstruação ter atrasado, ou ainda, não sabe quando será a data da sua próxima menstruação, ele poderá dar um falso-negativo. Por isso, espere no mínimo três semanas depois da sua última relação para que os resultados dos tipos de teste de gravidez sejam mais precisos.

Qual a relação entre os tipos de teste de gravidez e o hormônio beta hCG?

Pais e filhos

O hormônio beta hCG é um dos primeiros a ser produzido após o início de uma gestação. Isso primeiramente acontece pelo embrião, ou seja, o embrião fecundado produz o hormônio, e depois pela própria placenta da mãe que está gestando o bebê. A produção inicia-se de 6 a 8 dias depois da fecundação, isto é, depois do embrião ser implantado na parede do útero.

Depois da fecundação, os níveis do hormônio no corpo da mulher sobem muito rapidamente, podendo dobrar a cada 2 ou 3 dias. Por isso, é fácil identificar o hormônio na urina ou no sangue. O zigoto (óvulo fecundado pelo espermatozoide) segue para o útero de 6 a 12 dias após a fecundação. Assim, durante esse processo, ele desenvolve células troblosfato, que são as responsáveis por criar a placenta no útero. Aliás, é o troblosfato que produz o hormônio beta hCG.

Dito isso, conforme a gravidez vai evoluindo, os níveis desse hormônio vão aumentando. Por isso, não é recomendável fazer o exame antes da menstruação ter atrasado ou antes de 21 dias após a sua última relação. Isso porque o zigoto pode não ter se instalado na parede do útero ainda, o que não garante a produção de beta hCG. Além disso, no início, os níveis desse hormônio também pode ser muito baixo para ser detectável.

Quais os tipos de teste de gravidez existentes?

Ponto biologia

Atualmente, existem apenas dois tipos de testes de gravidez cientificamente comprovados e eficientes. Eles são os testes de urina e os testes de sangue, para identificar a presença do hormônio beta hCG no organismo da mulher. Os testes de urina são os mais fáceis de serem feitos, e você pode encontrá-los em qualquer farmácia.

No entanto, os testes de sangue para identificar o beta hCG são mais precisos e confiáveis. Isso porque a testagem sanguínea consegue identificar o hormônio em concentrações vinte vezes menores do que na urina. Dessa forma, é possível verificar uma gravidez antes mesmo de os exames de urina possam detectar.

Entretanto, como muitas mulheres podem ter medo de agulhas ou outros procedimentos, o teste de farmácia que mede o hormônio pela urina é o ideal. Aliás, ele também fornece o resultado quase que instantaneamente e também é muito confiável, tendo precisão aproximadamente superior a 99%. Porém, caso o resultado seja positivo, ainda é necessário fazer um teste de sangue para confirmar o resultado.

Testes de gravidez de laborátorio

ESHOJE

Os testes de gravidez de laboratório consistem na realização de exames de sangue e urina que são analisados dentro das clínicas. Dessa forma, a coleta de urina pode ser feita a partir do sétimo ao décimo dia da possível fecundação, isto é, da relação desprotegida.

Já para o sangue, o ideal é esperar até uma semana antes da menstruação descer para que a dosagem do hormônio beta hCG seja detectada nesse tipo de teste de gravidez. Esse é o tipo de teste mais confiável para obter um resultado preciso sobre a gestação. Ainda, para evitar falsos resultados negativos, a recomendação é aguardar a falha ou atraso na menstruação para fazer o teste.

Por isso, se a sua menstruação estiver atrasada um dia, você fizer o teste e der negativo, as probabilidades de você estar grávida são raras. No entanto, se você está com sintomas de gravidez e não se convenceu de que não está grávida, pode repetir o teste para confirmar suas suspeitas, após 5 dias.

Ainda, em casos que a mulher calcula os dias do seu ciclo errado, o resultado pode ser falso negativo. Isso pode acontecer com mulheres que tem ciclos muito irregulares, então não têm certeza de quando sua menstruação irá vir ou não. Dessa forma, podem pensar que sua menstruação está atrasada quando na verdade não está.

Beta hCG qualitativo

Nesse tipo de teste, os resultados vão demonstrar se há ou não a presença do hormônio no sangue. Desse modo, se o resultado for reagente quer dizer que a mulher está grávida. Pelo contrário, se o resultado for não reagente, pode indicar que a gravidez não existe.

Nesses casos, os valores referenciais são:

  • Abaixo de 5mIU/ml, o teste é negativo, o que indica o descarte de uma gravidez;
  • Entre 5 e 25 mIU/ml, o teste indica inconclusivo. Isto quer dizer que, se  a mulher estiver grávida, o tempo de fecundação e liberação do hormônio ainda não foi atingido. Além disso, também pode indicar negativo, ou seja, sem gravidez. Nessa dúvida, o certo é refazer o teste de 3 a 5 dias após o primeiro exame;
  • Em casos onde o resultado é maior que 25mIU/ml de hormônio no sangue, significa positivo, o que indica uma gravidez.

Beta hCG quantitativo

Esse tipo de exame, além de indicar uma possível gravidez, também é capaz de, a partir de valores referenciais, indicar aproximadamente o tempo de gestação, isso é, quantas semanas de gravidez a mulher está. Além disso, ele também é capaz de identificar problemas na gestação, como aborto, ectópica, gravidez anembrionária entre outras doenças, baseados também na estimativa da quantidade de hormônio no sangue.

Confira abaixo uma tabela de base para a estimativa de semanas de gestação e a quantidade de hormônio BHCG no sangue da mulher:

Quero ser mamãe completa

Apesar disso, vale ressaltar que esses valores podem variar de clínica para clínica, de região para região. Isso acontece tanto aos valores de resultados positivos ou negativos, nos exames qualitativos, tanto nos valores para semanas de gestação.

Teste de gravidez de farmácia

Bebê Abril

Os testes de farmácias são os mais fáceis de serem encontrados e feitos. Seu resultado é quase instantâneo e tem 99% de precisão. No entanto, são menos confiáveis que os exames laboratoriais de sangue, já que muitos fatores podem influenciar no resultado dos mesmos. Entre os principais está que o hormônio hCG na urina possui concentrações muito menores que as do sangue, e por isso precisa de mais tempo para ser detectado.

Ele funciona da seguinte maneira: através da urina, o teste de farmácia é capaz de detectar o hormônio beta hCG. Ele possui um anticorpo monoclonal anti hCG, que reage quando entra em contato com o hormônio. Por isso, as famosas “fitinhas” são fruto dessa reação química. Entretanto, o uso do teste precisa ser feito de forma certa, ou senão resultados inconclusivos podem surgir.

O tempo de espera e o modo de usar de cada teste vai variar muito de marca e modelo. Alguns mais simples, em forma de fita, levam cerca de 5 minutos após o contato com a urina. Acima de tudo, o ideal é esperar até pelo menos 2 dias de atraso na menstruação para que os resultados sejam mais precisos. Se possível, aguardar até uma semana é melhor ainda. Isso porque a sensibilidade do teste aumenta entre 95 e 99%.

Possíveis resultados do teste de farmácia

Bebê Abril

Resultados positivos

O resultado positivo, que indica que a mulher está grávida, pode ocorrer da seguinte forma, variando de modelo e marca do teste:

  • Duas riscas;
  • Duas riscas, podendo ser a segunda risca meio borrada (baixa quantidade de beta hCG);
  • Um linha mais forte;
  • O símbolo de mais “+” (indica positivo);
  • Escrito a palavra grávida ( com ou sem indicação do número de semanas);

Para resultados falso positivo, você precisará prestar muita atenção e fazer todo o processo corretamente. Desse modo, pode indicar um falso positivo:

  • A mulher que estiver tomando remédios para tratamento de infertilidade;
  • A mulher que tiver acabado de dar a luz ou que tenha tido um aborto há menos que oito semanas;
  • Algumas mulher com doenças raras que podem produzir hCG, como se conhece a mola hidatiforme, um tumor.

Resultados negativos

Ainda, o teste pode resultar em um resultado negativo que também será indicado pela quantidade de riscas, palavras ou outras formas de símbolos para expressar o resultado. São eles:

  • Uma única risca na fitinha;
  • Uma risca sem mudanças na cor e na intensidade;
  • O símbolo de menos “-” (indica negativo);
  • As palavras transcritas não-grávida.

Por fim, os resultados também podem acarretar uma sensação de falso negativo, mais comuns nos exames de urina do que nos de sangue, que podem ter como causa:

  • O teste foi feito muito antes do recomendável, isto é, antes da menstruação atrasar, o que impede a detecção do hormônio hCG na urina;
  • A fitinha medidora não foi utilizada da maneira correta, ficando tempo de mais ou de menos na urina, o que dificulta a identificação do hormônio na urina;
  • A urina para o teste está muito diluída. Isso acontece porque a pessoa não utilizou o primeiro xixi da manhã para fazer o teste, ou ingeriu muita água antes do mesmo.

No caso de dúvidas, o ideal é sempre fazer o teste alguns dias depois, para se ter a certeza plena. Além do mais, para resultados mais precisos e conclusivos, você pode sempre fazer um exame de sangue laboratorial.

Ultrassonografia e testes de gravidez caseiros

Clínica sim

A ultrassonografia é um outro método que se pode comprovar a gravidez. No entanto, esse tipo de procedimento requer que seja feito, no mínimo, a partir da quinta semana. O exame que deve ser realizado é uma ultrassonografia transvaginal, onde será possível ver por um aparelho de imagem o saco gestacional.

Além disso, a partir da sétima semana também é possível realizar o ultrassom abdominal, que comprovará a presença ou não do embrião na barriga da mãe. Ademais, nesse procedimento também é possível ouvir os batimentos cardíacos do bebê. Esse exame é recomendável apenas para mulheres que já fizeram os outros tipos de teste de gravidez.

Além do mais, existe uma geração de mulheres que afirmam ser possível realizar testes de gravidez caseiros. Sendo assim, esses métodos não são cientificamente comprovados e portanto, são ineficientes. Dessa forma, a mistura de produtos como água sanitária, vinagre, pastas de dentes eram muito utilizados por essas mulheres.

No entanto, essas misturas podem ser perigosas, dependendo das reações químicas que esses produtos acarretam, principalmente quando em contato também com a urina humana. Por isso, não tente realizar um teste de gravidez caseiro e busque por opção mais seguras.

O que fazer e como se preparar para um teste de gravidez?

Dr. Augusto Teixeira

Primeiramente, antes de realizar um tipo de teste de gravidez, você precisa ter indícios de que está grávida. Portanto, sintomas comuns como o atraso da menstruação, além de enjoos e dores podem ser motivos de uma preocupação maior.

Além do mais, a preparação para os diferentes tipos de teste podem variar. Dessa forma, para os testes de sangue em laboratório, não há necessidade de muitas recomendações. Não é necessário ficar em jejum ou esperar um período certo do dia para realizar o exame. O sangue pode ser colhido a qualquer momento, contanto que você apresente os sintomas já mencionados.

Já para os testes de urina das farmácias, existem certas especificações que devem ser priorizadas. No entanto, cada caso é um caso, portanto lembre-se de ler a bula do teste que você comprou para garantir que o passo a passo esteja correto.

No geral, você pode seguir essas dicas para quando for fazer um teste de gravidez de farmácia através da coleta da urina:

  • Antes de mais anda, verifique o prazo de validade do teste de gravidez (sim, esses testes também tem validade);
  • Faça o teste no período do dia indicado por cada laboratório, isto é, de manhã, tarde ou noite;
  • Use preferencialmente a primeira urina do dia, pois ela é mais concentrada, principalmente se for testar antes do atraso menstrual;
  • Aliás, se não puder usar a primeira urina do dia, evite beber líquido demais antes do teste pois isso pode diluir os níveis de hCG na urina;
  • Cronometre o tempo de espera.

Dúvidas mais comuns sobre os tipos de teste de gravidez

Dr. Augusto Teixeira

Muitas dúvidas podem surgir a partir da necessidade de fazer um teste de gravidez, e as principais tem relação quanto ao uso de medicamentos e ingestão de alimentos e bebidas que podem influenciar no resultado dos testes. Portanto, saiba agora quais são as principais dúvidas sobre teste de gravidez e os mitos por trás dessa prática.

Remédios podem interferir no resultado do teste de gravidez?

Oswaldo Cruz

Sim, alguns medicamentos podem interferir na hora de fazer um exame de gravidez. Entre eles, como já mencionamos, está os medicamentos para tratamento de infertilidade. Além dele, medicamentos como tranquilizantes, diuréticos e anticonvulsionantes também interferem nos resultados.

Ademais, tratamentos com medicamentos específicos, como para doença de Parkinson, e o componente Prometazina presente em muitos antialérgicos são capazes de alterar os resultados dos testes.

Por outro lado, medicamentos como anticoncepcionais, antibióticos, antiinflamatórios e o uso de citrato de clomifeno não interferem no resultado dos testes de gravidez.

Beber álcool pode alterar o resultado do teste de gravidez?

Superinteressante

Não. O uso de álcool é livre, pois não altera o resultado dos testes de gravidez. Assim como já mencionamos, a existência de substâncias que não alteram muito menos têm a capacidade de modificar as condições da gestação.

Os testes de gravidez conseguem mostrar o sexo do bebê e se a gestação é dupla?

Baby Center

Também não. Os testes não tem a possibilidade de mostrar o sexo do bebê, muito menos informar se a gestação é múltipla. Isso porque, somente a partir dos hormônios liberados no organismo, não é possível definir essas questões.

A gravidez psicológica pode apresentar resultado positivo nos testes?

Bebê Abril

Não, somente quando há a produção de hormônio beta hCG que é possível o resultado positivo nos testes de gravidez. Dessa forma, a gravidez psicológica não é capaz de produzir uma quantidade significativa desse hormônio sozinha. O que pode acontecer é de o resultado ser inconclusivo devido a presença de pouco hormônio. Nesse caso, o teste deve ser refeito após alguns dias.

Há contraindicações para o teste de gravidez?

Drogaria Santo remédio

Não, portanto, todas as mulheres podem realizar os tipos de teste de gravidez. No entanto, se você for uma pessoa sensível a agulhas ou à sangue, pode optar por um outro tipo de exame, assim evitando o seu bem-estar.

Testes de farmácia mais populares

VIX

Disponíveis desde 1970, somente nos anos atuais que os testes de farmácia começaram a se popularizar e se tornaram mais acessíveis. Os valores, marcas e eficácias podem variar de produto para produto.

Além disso, os resultados e modos de usar e realizar os testes também podem ser diferentes. Portanto, já existem testes mais simples, como os da fitinha, e outros mais completos, que mostram o resultado escrito para evitar resultados equivocados de olhinhos atentos.

Ainda, a confusão pode ser muito pior porque as marcas não tem um padrão para apresentar os resultados dos testes. Então, dependendo do tipo de teste que você comprar, pode obter um resultado diferenciado de outra marca. Apesar disso, tudo sempre estará explicitado na bula do teste.

Conheça agora, algumas das marcas mais famosas e como verificar e interpretar o resultado desses testes.

Teste de gravidez em tira

iFixit

Sem dúvidas, o teste mais comum e mais barato que é vendido nas farmácias do mundo todo. Ele custa entre 5 e 10 reais e é fácil de encontrar em qualquer lugar. Ele funciona pelo método de reação que a urina sofre ao entrar em contato com o anti hCG que compõem o teste.

Portanto, para realizar o teste, retire a fita da embalagem somente na hora que for fazer. Pode ser feito em qualquer hora do dia, seguindo as recomendações da bula. Em seguida, urine dentro do recipiente que geralmente vem junto com a embalagem. Ele é como se fosse um potinho de tomar xarope, portanto, não se confunda.

A seguir, segure a tira na ponta azul e mergulhe o outro lado no potinho diretamente em contato com a urina. Cuidado para não passar a marcação da tira. Acione um cronômetro e certifique-se de colocar o tempo certo de espera.

Por fim, após 1 minuto, retire a tira do contato com a urina e deixe em uma superfície lisa e limpa e espere por mais 5 minutos. Após esse tempo, será possível se certificar o resultado do teste.

Resultado

Em caso de resultado positivo, logo abaixo da chamada faixa controle, que é uma faixa rosada ou roxa que aparece se o procedimento foi feito corretamente, irá surgir uma outra faixa igualmente colorida, que irá indicar a presença do hCG no organismo da mulher. Nem que a nova faixa seja menos demarcada, ainda assim pode-se considerar um resultado positivo.

Se não aparecer nenhuma outra faixa a mais, isso indica que o resultado é negativo. Se nenhuma faixa aparecer, nem mesmo a de controle, o teste precisará ser refeito. Além disso, é importante realizar a leitura no período de 5 a 10 minutos após a realização do teste. Por isso, outras faixas após 10 minutos corridos não tem valor.

Teste de gravidez Confirme plus

BedMed

Assim como os testes em tira, esse tipo de teste também necessita entrar em contato com a urina da mulher para indicar a gravidez. No entanto, esse tipo de teste apenas requer que você urine diretamente no dispositivo. Portanto, a eficácia é a mesma que um teste de fita tradicional.

Para isso, segure o dispositivo bem abaixo da onde você estiver urinando por cerca de 10 segundos. Depois disso, tampe novamente o dispositivo. Se achar essa forma muito trabalhosa, você pode também urinar em um potinho e deixar o teste em contato com ele por 10 segundos.

Após isso, faça a leitura do teste após cinco minutos. Como os testes de fita, o aparecimento de uma listra só ao lado da letra C de controle, indica resultado negativo. Caso duas listras apareçam, indica um resultado positivo. Depois de 10 minutos, o teste deve ser descartado. Além disso, esse teste costuma custar entre 10 e 20 reais nas farmácias mais populares.

Teste de gravidez Clearblue digital

Pinterest

O teste clearblue digital é o mais avançado entre os testes. Isso porque além da leitura qualitativa, também é capaz de fazer uma leitura quantitativa do hormônio beta hCG na urina, podendo indicar a quantidade de semanas que uma mulher está ou não grávida. Sendo assim, é um teste avançado.

Assim como o confirme plus, o teste clearblue funciona a partir de um dispositivo. Portanto, abra a tampa e urine diretamente na ponta do dispositivo por aproximadamente 5 segundos. Em seguida, tampe novamente e aguarde 3 minutos para que o resultado apareça na tela informativa.

Esse teste pode ser realizado a qualquer hora do dia, e custa em torno de 20 a 30 reais na maioria das farmácias. É importante lembrar a necessidade de manter os aparelhos deitados, em superfície plana, para que o resultado seja correto.

Teste de gravidez Clearblue plus

Teste de gravidez – Youtube

Muito comum e acessível também é o teste Clearblue plus. Diferentemente dos outros, esse teste tem uma indicação de resultado diferente. Ao invés das duas riscas, uma ao lado da outra, nesse teste elas se cruzam, formando uma cruz no meio do painel indicativo.

No geral, a forma de coletar a urina é a mesma dos últimos três mencionados: abra a tampa, urine diretamente na ponta do dispositivo por aproximadamente 5 segundos e tampe novamente.

Em seguida, aguarde por volta de 3 minutos e confira a leitura do resultado. Se o resultado for positivo, você verá duas faixas: uma na vertical, de controle, para saber se o teste foi feito corretamente, e uma na horizontal, podendo varias na intensidade, que indica a presença do hCG na urina.

Por outro lado, se o teste não apresentar nenhuma faixa, deverá ser refeito com outro kit. Agora, se o teste apresentar apenas a faixa na vertical, é sinal de um resultado negativo e quer dizer que a mulher não está grávida.

Esse teste custa, em média, 10 a 20 reais e pode ser encontrado com facilidade nas farmácias.

Consulte um ginecologista

Hospital Andro

Acima de tudo, se ainda ficou com alguma dúvida ou questão, não deixe de buscar ajuda médica. Por isso, se você não sabe se está grávida, quer recomendações ou orientações de um profissional, consulte um ginecologista de confiança e peça um encaminhamento para a realização dos exames laboratoriais de sangue e urina.

Além disso, qualquer irregularidade no seu ciclo menstrual deve ser comunicada para um médico, pois isso pode ser sintomas de doenças graves, entre outros problemas de saúde.

Enfim, você já realizou algum desses testes? Conte-nos nos comentários qual você prefere e porque!

Aliás, confira também essa outra matéria sobre Como engravidar? Dicas para aumentar as chances de gravidez.

Fontes: Md saúde, Nilo Frantz, Danone Nutricia

Referências bibliográficas: The Microbicide Trials Network – “Urine Pregnancy Test”, 2004.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – “Análise comparativa da acurácia in vitro de testes de detecção de hCG urinário”, 2011.

Ministério da Saúde – Secretaria de Atenção à Saúde – Departamento de Ações Programáticas Estratégicas – “Teste Rápido de Gravidez na Atenção Básica – Guia Técnico”, 2013

Imagem de destaque: Tulipa Baby

Imagens: Women’s Health, Pais e Filhos, Ponto biologia, ESHOJE, Quero ser mamãe completa, Bebê Abril, Clínica Sim, Dr. Augusto Teixeira, Oswaldo Cruz, Superinteressante, Baby Center, Bebê Abril, Drogaria Santo remédio, VIX, iFixit, BedMed, Pinterest, Teste de gravidez – Youtube, Hospital Andro

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você