Maternidade

Gravidez sem sintomas – Como descobrir e quais medidas tomar

A gravidez sem sintomas é preocupante para as mulheres, pois é fruto de uma adaptação do próprio organismo e pode aparecer quando menos se espera.

Atualizado em 04/10/2020

Talvez uma das maiores surpresas na vida da mulher é uma gravidez sem sintomas. A gestação sem sinal causa grande alarde para quem descobri do nada que está a espera de um bebê. É bem complicado compreender o fenômeno, mas é possível evitar o máximo que o susto aconteça.

A princípio, o que se espera ao ter uma previsão de gravidez a vista é sofrer alguns dias de enjoou, desmaios e sensibilidades. Mas, já imaginou quando isso não acontece? Parece impossível, porém existem casos bem particulares onde as mulheres não recebem os famosos sinais da gestação e ficam em cima da hora nos preparativos.

Como descobrir a gravidez sem sintomas?

Blastingnews

Calma, não tem jeito, embora seja sem sintomas uma hora ou outra os sintomas vão aparecer. Pode ser que não seja tão evidente nos primeiros dias, mas o principal sinal é o atraso da menstruação. Para ter certeza de que está realmente grávida, mesmo não tem as corriqueiras sensações, o melhor mesmo o optar por um teste.

Eventualmente, outro indício que leva imediatamente a mulher ao médico é o crescimento na barriga. Quer queira ou não o aumento do abdômen não passa despercebi. As roupas começam a aperta e logo logo a circunferência começa a denunciar a vinda do bebê. Portanto, fiquei de olhos nas dicas sutis que o seu corpo lhe dá.

Para esses casos em específico é natural a descoberta certeira após os 3 meses iniciais da gestação. Contudo, quando há obesidade envolvida no processo é bem comum que a mulher só consiga notar na hora do nascimento. O pior do fenômeno é que a gravidez sem sintomas pode acarretar alguns sérios riscos durante a formação do feto.

Por que a gravidez sem sintomas acontece?

Personare

Por incrível que pareça as mulher que passam pela gestação sem sinal possuem organismos bastante fortes em relação as alterações hormonais. Por algum motiva estes corpos se tornam resistentes as mudanças. Em consequência os sintomas básicos não aparecem com o intensidade suficiente para ser sentido.

A princípio, a mais interessante das explicações é a associação ao emocional. Normalmente em uma gravidez sem sintomas a criança não é esperada. Ou seja, não houve um planejamento, portanto não há o desejo por sua vinda. A ausência desta ânsia é uma questão levantada pelos especialistas e sido muito usada como argumentação.

Por fim, ainda pode acontecer dos sinas serem levados para outras interpretações. Por exemplo, enjoou e vômitos serem associados a uma má digestão e assim por diante. Isso também pode caracterizar uma gravidez sem sintomas e ser uma boa de uma surpresa para a mulher.

Sangramentos na gravidez sem sintomas

Clínica Arthe

A gravidez sem sintomas tem como principal dúvida a menstruação. Quando o ciclo de finda e dá-se início aos famosos “dias vermelhos” é um sinal de que a mulher está grávida. No entanto, o caso peculiar do qual estamos descrevendo pode acontecer o sangramento, mesmo já estando no inicio da gestação.

São raros os casos e é exatamente por isso que se associam os primeiros sintomas reais após os 3 primeiros meses. Outras explicação para o fenômeno é que o sangue pode vir a ser o momento do implante do embrião no útero. Essa ação acontece, porque alguns vasos rompem e acabam vindo à tona e confundindo-se afinal com a menstruação.

É perigoso não ter sintomas?

Vix

Assim como qualquer outra coisa que possa vir acontecer com o nosso corpo, a gravidez sem sintomas também oferece riscos. De princípio, uma mulher que não sabe que está grávida contém hábitos que pode vir a prejudicar o bebê. A ingestão de álcool, cigarros, medicamentos, movimentos bruscos e arriscados não conseguem ser evitados sem a confirmação.

O pior de tudo é ausência do acompanhamento do pré-natal. Este exame permite sobretudo acompanhar mensalmente a evolução do feto e ainda cedo buscar soluções para qualquer adversidade. Sem a confirmação da gravidez sem sinais é impossível tratar de perto este crescimento tão importante.

Como evitar?

Indiana

Como dito nos tópicos anteriores, é quase impossível prever uma gravidez sem sintomas, porque cada organismo tem suas característica singulares. Portando, o método mesmo é usar de todos os meios contraceptivos  e evitar algo que não foi planejado. Antes de tudo, dê uma olha na lista de opções oferecidas pela medicina para isso não aconteça.

  • Anel vaginal
  • Pílula
  • Anticoncepcional injetável
  • Camisinhas
  • Adesivo
  • Implante
  • Diu
  • Diafragma
  • Camisinha feminina

Seja qual for a sua escolha, você está no caminho certo. Aliás, a saúde da mulher deve ser colocado sempre em primeiro lugar. Todo cuidado é pouco para não acabar de surpreendo com uma gestação sem sinal. Por fim, fique de olho nos sinais do seu corpo e aproveite

Leia mais sobre a saúde da mulher em

Fontes: Tua Saúde,  Trocando Fraldas, A Revista da Mulher, Trocando Fraldas 2, Dhesc Brasil, Veja Saúde

Fontes de imagens: Clinica Arthe, Personare, Blastingnews, Indiana, Vix, Resente e Cetto,