Maternidade

Origem do Dia das Mães – História e comemoração no Brasil e no mundo

O Dia das Mães está chegando, que tal conhecer um pouco mais sobre a origem do Dia das Mães, no Brasil e também no mundo?

Todo mundo sabe que o Dia das Mães é comemorado, anualmente, no segundo domingo de maio, certo? No entanto, nem todos conhecem a verdadeira origem do Dia das Mães no Brasil.

Oficialmente, a data foi estabelecida por aqui através de um decreto emitido pelo presidente Getúlio Vargas. A data comemorativa, uma das mais importantes do calendário, é reservada para celebrar o amor e o carinho por todas às mães.

Nessa data, as mães são as protogonistas, tendo um dia só para elas. Sendo assim, é comum que os filhos ofereçam presentes e enviem mensagens de amor e gratidão àquelas que lhes deram a vida.

Portanto, hoje vamos voltar um pouco no tempo para conhecer a história da origem do Dia das Mães.

Origem do Dia das Mães

A versão mais aceita sobre a origem do Dia das Mães, é que a data surgiu nos Estados Unidos, no começo do século XX. No entanto, alguns historiadores apontam algumas semelhanças entre essa data comemorativa com outras celebrações realizadas muito antes na antiguidade. Estamos falando mais propriamente da Grécia e Roma Antiga.

Desse modo, para entender a origem do Dia das Mães, vamos conhecer a sua história em algumas partes do mundo.

Origem do Dia das Mães na Antiguidade Clássica

No caso da Antiguidade clássica, as comemorações parecidas com o dia das mães aconteciam nas festas de primavera. Nessas festas, eram celebrados cultos de adoração às divindades que representavam as mães, como a Deusa Reia, mãe dos deuses.

Com o tempo essas comemorações cresceram e ganharam espaço de destaque nas datas comemorativas de vários lugares. Sendo assim, o culto às mães começou a ser celebrado em diferentes lugares e diferentes épocas.

Deusa mãe romana, conhecida também por Magna Mater.

Origem do Dia das Mães na Inglaterra

Na Inglaterra, a data surgiu no século XVII. Nessa época, o país começou a a incentivar comemorações focadas em homenagear as mães.

Dessa forma, o “Mothering Day”, como é chamado por lá, é celebrado anualmente no quarto domingo da Quaresma. Desde a  que se tornou parte do calendário do país, os operários ganham folga para poderem visitar suas mães.

Origem do Dia das Mães nos Estados Unidos

Já nos Estados Unidos, a data comemorativa foi idealizada por uma mulher, Anna Maria Jarvis. Quando a sua mãe faleceu em 1905, ela ficou profundamente deprimida, e então decidiu lutar para que houvesse uma data que homenageasse o amor materno.

A mulher chegou até a criar o Mother’s Day Work Club, uma instituição de caridade voltada para ajudar a melhorar as condições sanitárias de algumas cidades da Virgínia Ocidental. Contudo, ela idealizou um memorial em homenagem à sua mãe, onde a celebração foi realizada em maio de 1908, considerado o primeiro Dia das Mães americano.

Depois disso, Anna reuniu esforços para que a celebração fosse implementada permanentemente ao calendário de datas comemorativas do país. Não foi uma tarefa fácil, e a proposta foi recusada algumas vezes. Por fim, em 1909, ela finalmente conseguiu oficializar o Dia das Mães.

Anna Maria Jarvis, idealizadora do Dia das Mães nos Estados Unidos.

Origem do Dia das Mães no Brasil

Com a popularização da data comemorativa nos Estados Unidos, foi questão de tempo até que a tradição chegasse ao Brasil. De acordo com historiadores, a primeira celebração do tipo aconteceu em solo brasileiro em 12 de maio de 1918, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

No entanto, o Dia das Mães só se tornou parte do calendário oficial do país na década de 1930. Sendo assim, o então presidente, Getúlio Vargas, oficializou a comemoração por meio do Decreto de nº 21.366, em 5 de maio de 1932. Esse decreto determinou que o segundo domingo do mês de maio fosse o dia para comemorar os “sentimentos e virtudes” do amor materno.

Posteriormente, em 1047, o Arcebispo Dom Jaime de Barros Câmara também determinou que a data fizesse parte do calendário oficial da Igreja Católica.

Como parte das comemorações da data no Brasil, é comum que as crianças façam atividades escolares especiais para presentear as mães.

Dia das Mães no Mundo

Então, como vimos até aqui, a origem do Dia das Mães como conhecemos hoje começou nos Estados Unidos. Por aqui a comemoração acontece no segundo domingo do mês de maio. E outros países, como Dinamarca, Alemanha, Malásia, e Uruguai também comemoram a data nesse dia.

Contudo, tem todos países se baseiam na comemoração americana. A Rússia e a Sérvia, por exemplo, comemoram o Dia das Mães em 8 de março. A Noruega um pouco antes, no segundo domingo de fevereiro. Já no Líbano, a data marca o início da primavera, no dia 21 de março. No caso da Argentina, a comemoração é celebrada mais no final do ano, especificamente no terceiro domingo de outubro.

Por fim, vimos que cada país tenha a sua própria tradição de Dia das Mães. No entanto, o que importa é o sentimento de amor e gratidão pelas mães. E não podemos esquecer que elas merecem nosso carinho e amor todos os dias do ano, seja dia das mães ou não.

O Dia das Mães está chegando, que tal conferir algumas mensagens de Dia das Mães para se inspirar para surpreender a sua nessa data?

Fontes: Brasil Escola, BBC News, Toda Matéria

Fonte de imagens: Templo Central Flickr Find A Grave Pinterest Mercado & Consumo

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você