Curiosidades

Nomes curtos – Importância e como escolher um nome curto para bebê

Os nomes curtos são considerados bem mais charmosos e fáceis de associar a personalidade do seu bebê. Há vários significados a escolher.

Atualizado em 31/08/2020

A moda agora são os nomes curtos, fáceis de lembrar e rápido para chamar. Talvez a hora de escolher o nome seja o momento mais especial na vida de uma criança. Portanto esta nomeação e seu significado tem tudo a ver com a identidade e é o simbolo maior do indivíduo e sua singularidade no mundo. Aliás, a partir dessa escolha começam-se os primeiros traços da personalidade de uma pessoa.

A princípio, pode até acontecer da criança crescer e não gostar do próprio nome. Já parou para pensar quantas vezes você já ouviu o seu nome na sua vida? E já notou nas diversas entonações usadas? Não importa qual seja a intenção na voz quando alguém se refere a você pelo nome, não é para qualquer um. Essa mensagem é unica e exclusivamente para o dono da palavra e de mais ninguém.

É exatamente neste ponto que chegamos. Este é um dos únicos momentos da história que temos o poder de criar palavras que são  unicamente destinada a alguém pelo resto da vida. Os nomes em si não surgiram do nada. Alguém teve a primeira iniciativa de criá-lo e com certeza foi dado especialmente para alguém.

A importância na hora de escolher o nome

Primi Stili

Não são só os humanos que recebem nomes. Primeiramente, observe ao seu redor, tudo o que lhe rodeia tem um nome que quando pensado ou verbalizado gera uma imagem na sua cabeça. Este registro é o ponto de partida para entendermos o quanto o nome de alguém passa a ser importante para o seu desenvolvimento.

Decerto os nome na antiguidade tinham muito mais significados do que hoje em dia. As nomenclaturas no geral eram associadas a diversos fatores como: tempo, lugar, acontecimentos, estética. Cada uma das opções inspiravam algum tipo de sentimento ou, acima de tudo, a personalidade futura da pessoa. Portanto antes de escolher os pais já tinham em mente o que planeja para o filho (a).

Força, inteligencia, sabedoria, caráter eram critérios de nomeação. Para reforçar os significados as pessoas costumavam associar a deuses, figuras políticas, divindades, ídolos históricos. Ou seja, pessoas que haviam grandes feitos na história. Portanto carregar um nome era muito mais que uma palavra, era sinônimo de apropriação de uma personalidade histórica.

Dicas para escolher o nomear o seu bebê

Pai Moderno

Em primeiro lugar, feche os olhos, imagine na sua mente como será o seu filho (a), pense em um nome e verbalize. Nomes curtos costumam ser sobretudo mais agradáveis quando ditos em voz alta. O som é fundamental para saber se lhe agrada ou não o que está sendo dito. Portanto se não soar como veludo para os teus ouvidos, desista, este não é o ideal.

Em segundo lugar, dê uma pesquisada nos significados dos nomes curtos. A princípio cada um possui um sentido, um adjetivo específico, uma mensagem. Maria, por exemplo, é um tipo de nome que nunca sai de moda e sobrevive a várias gerações. Mas, independente da época, este nome em específico vem de “Senhora Soberana” e tem origem do Hebraico. No entanto, pode também ser conhecido como “Amar”, significado ligado a cultura egípcia.

De acordo com a história você já parou para reparar que os nomes curtos são associados a grandes personalidades (reais ou fictícias). Logo, Rei Artur, Imperador César,  Thor, Zeus, Atenas, entre outros são poderosos opções para dar ao seu filho (a), se lhe for convincente.

Confira 80 nomes curto para inspirar você

Loveamem

Primeiramente, separamos 40 nomes curtos de meninas e meninos com o intuito de facilitar a escolha. Por mais que paramos para pensar em um nome, alguns podem acabar ficando de fora da nossa mente. Há, afinal, uma infinidade de opções para mentalizar, olhar bem nas carinhas dos bebês e sentir qual mais combina com o pequenino.

Se caso de primeira não parecer muito a melhor combinação, não se prive de trocar. Mesmo que para outra pessoa de fora pareça interessante o importante é que seja do seu agrado e combine com a carinha do seu filho (a). Depois que decidir comece repetir e ensine a criança responder ao nome e se sentir completamente especial.

40 nomes curtos especialmente para meninas

Ali express

1- Ana

A princípio, se olhar para a carinha da sua filha e achar ela “graciosa” e sobretudo “cheia de graça”, o nome curto Ana é a melhor escolha.

2 – Beatriz

Beatriz está bem ligado a “aquela que traz felicidade”, portanto não há melhor nome para representar a vinda de uma criança como este.

3 – Maria

Como dito acima, Maria represente sobretudo a imagem de uma “Senhora Soberana”. Contudo também está associada a palavra “Amar”.

4 – Iná

Iná é um nome indígena que representa uma mulher que demonstra sempre o carinho. É tida, acima de tudo, como uma super protetora  e forte.

5 – Inês

A princípio sua origem é espanhola e também pode tem o mesmo sentido que “Agnes”.  Com efeito seus adjetivos são: pura e casta.

Vix

6 – Bia

Forte e poderosa como este nome curto e cheio de energia, Bia vem de origem Grega e é perfeito para que a sua neném cresça com ambas as características.

7 – Bruna

Bruna é muito especial, porque está associado a pigmentação marrom, morena. Ou, da cor do fogo.

8 – Júlia

Não tem nome melhor para dar para uma recém nascida do que “Júlia”. Bem como se vê a palavra significa “macia”, “jovem” e “fofa”.

9 – Vida

Segundo o dicionário Hebraico, Vida vem de Vidal e significa Vidente.

10 – Cloé

Agora, se você for uma mamãe muito ligada a natureza dê uma olhada neste nome. Cloé a princípio vem de “broto”, “folhagem nova”.

Pinterest

11 – Idê

Não tem definição melhor para este nome curto e direto. Idê significa, acima de tudo, uma pessoa “eficaz”.

12 – Dulce

Dulce, por sua vez, é bem o que o próprio nome curto diz: doce e amável.

13 – Diva

Diva também não esconde muito para o que veio. Portanto o seu sentido não poderia ser outro além de: deusa, divindade.

14 – Sara

Uma bebê com cara de “princesa”, “senhora” e, como sugerido, uma “dama”, só poderia se chamar Sara.

15 – Céu

Se vê em sua filha uma pessoa firme, Céu é a melhor escolha. A palavra está vinculada a”firmamento”.

Pinterest

16 – Aura

Primeiramente, quando olhar para carinha da sua filha e ver uma pedrinha preciosa o nome Aura é perfeito. Seu significado vem de “ouro”, “pessoa com qualidades de ouro”.

17 – Carla

Com certeza todas as mulheres que fizeram história era, acima de tudo, Carlas. Carla vem de “mulher do povo”, “Mulher livre e forte”.

18 – Clara

Não tem nem como dar outro sentido para um nome desses. Clara é unica e exclusiva derivada de “brilhante”, “iluminada”.

19 – Dora

Uma filha é sobretudo uma Dora, ou seja uma “dádiva” um presente.

20 – Ema

Por incrível que pareça a palavra Ema vem de “universal”.

Super Abril

21 – Sharon

Depois que souber este significado, você com certeza vai dar este nome para sua filha. Pois bem, Sharo vem de “Terra Fértil, Terra plana”.

22- Flor

Em contraste a qualquer adversidade do mundo Flor vem de “Harmoniosa”.

23 – Isis

Se seu bebê desenvolver uma personalidade de Isis com certeza ela será “dona de si” como o próprio significado diz.

24 – Brenda

A princípio, Brenda vem de uma ave líder que todos conhecemos como “corvo”.

25 – Jade

Em resumo, essa pedra preciosa propõe a ideia de “lado”. Ou, lateral de qualquer um objeto ou corpo.

Tua

26 – Joice

Em primeiro lugar, Joice tem origem bíblica, isto é se refere a santos. Mas, também pode significar literalmente “elogio”.

27 – Léa

Dentro os tipos de nomes curtos, Léa o mais engraçado de todos. Ele pode se referir a “vaca selvagem”, mas também quer dizer “mulher trabalhadora”.

28 – Lis

Há a princípio duas possíveis formas de interpretar o nome Lis. Em primeiro lugar, o nome curto está associado a bíblia e quer dizer “meu Deus é um juramento”. O segundo caso se refere a flor “lírio”.

29 – Lira

Ao contrário do que pensam o nome Lira é um dos nomes curto que enganam em relação ao significado. Seu real sentido vem de “instrumento musical” ou “a pessoa que acalma com sua melodia”.

30 – Kelly

Para que sua filhe se sinta preparada para tudo no mundo, Kelly é a melhor pedida quando nomear uma criança. “Descendente guerreira” é o seu principal significado e é perfeito para ser dado a uma mulher forte e segura de si.

Pinterest

31 – Keila

Um bebê é sempre um símbolo de união. Portanto Keile representa este ele entre as pessoas pois é derivado de “aquela que reúne os membros da congregação”.

32 – Mel

Não há outro significado além do expresso pela palavra. Mel é simplesmente mel. O doce mais doce e gosto produzido pelas abelhas. Um verdadeiro milagre da natureza.

33 – Nice

Nice é sobretudo uma vitoriosa, porque seu nome arremete a “vitória”.

34 – Olga

Olga é “sublime” , “santa”, “consagrada de Deus”. Portanto quando for escolher este nome lindo saiba que sua filho represente exatamente isso para você.

35 – Rita

Rita é primeiramente um nome curto e Italiano com significado de uma joia chamada “Pérola”. Mas, também pode vir a ser identificada como “Margarida”.

Pinterest

36 – Zoé

Igualmente a chegada de uma criança o nome Zoé tem o significado de “vida”,  um  ser “vivente”.

37 – Vera

Vera, a princípio, é muito é uma palavra derivada do latim que tem como significado “verdadeira”.

38 – Taís

Sabe quando os pais ficam olhando admirados o bebê quando nasce? Então, este simples ato já representa o significado de Taís, ou seja, “aquela que deve ser contemplada”.

39 – Tammy

Está aí mais um nome completamente ligado a natureza. Tammy está associada a “palmeira”, “alta”.

40 – Rosa

Rosa em si já é vem de uma flor muito admirada. Mas, seu real significado é “bela flor”.

40 nomes curtos especialmente para meninos

Bebê

1 – Ben

Não existe nome mais perfeito para menino do que Ben. Sua derivação hebraica vem de “filho”.

2 – João

Primeiramente, ante de escolher este nome saiba que ele é bastante comum, pois vem de origem bíblica. João deriva de “Deus, Javé, Jeová”.

3 – Victor

Quem nasce Victor nasce como “vitorioso”, porque este é seu real sentido vindo do latim.

4 – Artur

Nos pensamentos antigos Artur seria o nome ideal para se dar a um rei. “Forte”, “nobre”, “rei urso” são um dos mais importante destaques que estão ligados a palavra.

5 – Jorge

Há sobretudo suas junções que dão sentido a Jorge. A primeira é “terra” e a segunda é “trabalho” que juntas formam “trabalho na terra”, ou seja, “aquele que trabalha na terra”.

Huffpost

6 – Jonas

Muitas histórias religiosas falam de Jonas. Mas, o que quase ninguém sabe é que o nome vem de “pomba”. O animal na bíblia simboliza o “espirito santo de Deus”.

7 – Gil

Os fundamentos para Gil são incrivelmente fortes. A pessoa que tiver esse nome será “super protetora” e “corajosa”.

8 – José

A soma é a principal característica para falar de José. A origem da palavra vem também do hebraico e significa “aquele que acrescenta”.

9 – Bento

“Bendito” seja Bento. A própria palavra em si já chama o seu significado, pois é exatamente o que diz ser “aquele que pede proteção divina”.

10 – Alex

Alex também é um nome muito especial, porque vem duas interpretações. Em primeiro lugar é dado o significado de “repelir, defender” e, posteriormente, pode ser visto como “homem”. Assim sendo, ambos em conjunto seria “o que defende os homens”. Forte, não é?

Sessão desenho

11 – Bruno

Bruno, por sua vez, traz um sentido mais visual para o seu nome. “Moreno”, “bronzeado” são os melhores significados para a palavra derivada do latim “Brunus”.

12 – Caio

Em termos de antiguidade Caio era o mais comum entre os povo, pois deriva de “regozijar-se”.

13 – Carlos

Carlos pode ser uma boa opção para dar a um, quem sabe, futuro político decente. A mensagem que lhe acompanha vem de “homem do povo”.

14 – Davi

Quantos Davis não vimos por ai, não é mesmo? Mas, apesar de muito o sentido do seu nome é bem singular, porque deriva de “o querido”, “o predileto”, “o amado”.

15 – Sálvio

Assim como muitas crianças na vida das pessoas que a recebem, Sálvio significa “aquele que salvou”.

Dos Anjos Fotografia

16 – Diego

Somente um verdadeiro sábio pode vir a ser chamar Diego, pois sua etimologia é derivada do Espanhol que vem de “doutrina, ensino”.

17 – Tai

Não há nome mais selvagem do que este para dar a um filho. Tai significa “animal de dentes afiados”.

18 – Aron

Aron é tem sua derivação das alturas. A princípio a frase que o acompanha é “o elevado, o exaltado”. Um verdadeiro Deus, diga-se de passagem.

19 – André

Agora, não tem nome mais vaidoso e valorizado do que André, já que sua etimologia nos revela que suas origens são vindas de “homem másculo e viril”

20 – Miguel

Segundo a bíblia, todos nós somos semelhantes a Deus. Portanto somos todos Miguel, porque o nome vem de “aquele que se parece com Deus”.

Pinterest

22 – Pedro

Se você já ouviu a frase “Pedro, tu és pedra” saiba que está completamente correta a afirmação. O mundo inteiro se adaptou a este nome e ele pode ser encontrado literalmente em qualquer lugar.

23 – César

Não é à toa que o nome César é conhecido na história. Sua derivação de “Imperador”, mas tem outra versão mais curiosa que vem de “cabeludo ou cabelo comprido”.

24 – Edgar

“Riqueza, fortuna” é sinônimo de Edgar. O nome forte requer uma pessoa forte e capaz para alcançar os seus objetivos.

25 – Fred

Fred ou Frederico são nomes que trazer uma boa nova, pois são derivados da palavra “paz”.

26 – Heitor

Mais uma opção que representa a nobreza. Heitor significa “aquele que possui e tem o poder”.

Gazeta do Povo

27 – Igor

Assim como Jorge, Igor também está relacionado a “aquele que trabalha na terra”.

28 – Isac

O nascimento de uma nova vida é sempre sinal de alegria. Portanto, Isac é um nome perfeito, pois a mensagem vinda com ele é de “aquele que ri” ou “sorridente”.

29 – Ivo

O nome ou sobrenome Ivo é tido como uma expressão que quer dizer “Deus é cheio de graça”.

30 – Juan

Para quem não saber Juan é mais uma opção para o nome de João. Sua origem é espanhola e também possui o significado de “Jeová”.

31 – Jack

Pasme, pois Jack é uma segunda opção derivada de João. No entanto, a derivação vem de Jackin, língua hebraica.

Pinterest

32 – Luiz

Luiz é o melhor nome para dar a um grande guerreiro, porque seu significado quer dizer “o glorioso”.

33 – Luke

Ao contrário do que imaginam Luke significa “o luminoso”.

34 – Max

Max lembra máximo e, consequentemente, o nome vem de “O Maior”.

35 – Natan

Natan é como a derivação do próprio nome diz: “um dom, uma dádiva, um presente”.

36 – Nuri

Se por acaso olhar para o seu filho e se sentir extraordinariamente suave e feliz pode ter certeza que Nuri é a melhor escolha para nomeá-lo. O seu significado vem de “leve, leveza”.

Pinterest

37 – Oto

“Artunado” é o principal dos sentido dado ao nome Oto.

38 – Orion

Orion não tem somente um significado, Orion tem uma história por trás da sua invenção. Vindo da mitologia grega o personagem com esta nomeação era representando por um grande caçador que foi posto no meio de uma constelação a partir da determinação de Zeus.

39 – Ryan

A princípio, o nome curto Ryan vem de “rei”, contudo também significa “descendente de Ryan”, ou seja, “descendente de rei”.

40 – Toni

Quem inventou este nome realmente teve a melhor das intenções quando o assunto foi homenagear uma pessoas. Toni, a princípio, significa “uma pessoa muito valiosa”. Todo Toni é portanto “digno de ser amado e apreciado”.

Por fim, leia mais curiosidade em Recém-nascido – Cuidados e curiosidades sobre os primeiros dias do bebê

Fontes:  Paiquerê, Sig, Bebê, S N de Bebês, Dicionário de n próprios, Sonhos,  S no NPinterest 3Pinterest 4, BebêMarcão Kareca, Pinterest 3, Pedia Pedia, JusBrasil, Visão, Jacu Ipê Notícias,

Fontes de imagens: Ali Express, Vix, Pinterest, Pinterest 2, Super Abril, Pinterest 3, Bebê, HuffPost, Sessão Desenho, Dos Anjos Fotografia, Pinterest 3, Gazeta do Povo, Pinterest 4, Pinterest 5, Primi Stili, Pai Moderno, Loveamem, Tua, Pinterest 5, Amarelinha,