Saúde

Pílula do dia seguinte – como funciona, como tomar, riscos e dúvidas

Você sabia que a pílula do dia seguinte deve ser usada apenas em situações emergenciais? O uso contínuo da pílula pode trazer riscos à saúde.

A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência, é provável que você já tenha ouvido falar, ou ao menos utilizado o método. A pílula possui grandes porcentagens de hormônio que tem como principal objetivo evitar uma gravidez indesejada.

As pílulas agem de duas maneiras, depende se a mulher já ovulou ou não. Se a ovulação não tiver ocorrido, a pílula retarda o período fértil. Se a ovulação já ocorreu, ela causa a descamação do endométrio, o que faz com que a menstruação ocorra logo em seguida e acaba com a possibilidade de o embrião se implantar.

O problema é que algumas mulheres têm utilizado a pílula de forma errada, tomando a mesma frequentemente. E essa consumo irregular pode afetar gravemente o organismo da mulher já que a pílula não foi criada para ser ingerida dessa forma.

Riscos de tomar a pílula do dia seguinte de forma contínua

Entenda a forma correta de ingerir a pílula do da seguinte

Como já dissemos, a concentração de hormônios na pílula é altíssima. Para se ter uma noção, ela tem entre 6 e 20 vezes mais hormônios que a pílula comum. Essa quantidade exagerada de hormônios traz efeitos colaterais, é claro e pode inclusive causar danos ao organismo da mulher.

Além disso, seu uso contínuo diminui seu efeito, já que o corpo acaba se acostumando com a pílula. O que pode causar o efeito contrário para quem não quer engravidar.

É por esse motivo que a pílula do dia seguinte só deve ser usada nos casos de emergência, quando algo de errado acontece. Por exemplo se a camisinha romper, se você esqueceu de tomar a pílula e teve relações nesse dia e também nos casos de violência sexual.

Dessa forma a pílula cumpre seu papel de forma eficaz e você não corre nenhum risco de saúde.

Dúvidas sobre a pílula do dia seguinte

1 – A pílula realmente causa efeitos colaterais?

Entenda a forma correta de ingerir a pílula do da seguinte

Como dissemos lá em cima, a pílula é uma bomba de hormônios. Sabe aquela cartela de pílulas anticoncepcionais? É como se metade da cartela estivesse em um único comprimido e é claro que isso tem efeitos colaterais. Além de desregular o ciclo menstrual, ela pode causar dores de cabeça, dor nos seios, tontura e vômitos. Aliás, se o vômito ocorrer 2 horas após a ingestão, é preciso repetir a dose da pílula.

2 – A pílula é realmente eficaz?

Entenda a forma correta de ingerir a pílula do da seguinte

A pílula possui uma porcentagem de eficácia. Nas primeiras 12 horas a chance de sucesso é de 95%. Depois de 24 horas, a eficácia cai para 85% e depois de 48 horas a chance de cumprir seu papel é menor de 55%. É por isso que o indicado é tomá-la o mais rápido possível, dentro de no máximo 72 horas, mas a eficácia nunca é de 100% e por isso o indicado é sempre usar um método contraceptivo regularmente.

3 – Devo tomar de quanto em quanto tempo?

Entenda a forma correta de ingerir a pílula do da seguinte

Como já te explicamos, a pílula do dia seguinte é emergencial e só deve ser tomada em situações de emergência. O ideal é que se use 1 vez no ano e não mais que isso.

O problema é que há mulheres que chegam a ingerir a pílula 3 vezes em um único mês. Isso desregula completamente o ciclo menstrual e deixa a mulher completamente perdida quanto ao seu próprio corpo.

E é importante lembrar que se desregula o ciclo e você não sabe mais quando vai menstruar, você também não sabe quando é o período fértil e isso aumenta consideravelmente as chances de engravidar. Por isso o ideal é tomar a pílula apenas quando necessário.

4 – A pílula do dia seguinte causa gravidez ectópica?

Entenda a forma correta de ingerir a pílula do da seguinte

A gravidez ectópica ocorre quando o embrião fica fora do útero. Ocorre que a pílula diminui o movimento das trompas, que são o órgão responsável por enviar o óvulo fecundado para o útero e de fato, a pílula pode interferir nisso. No entanto, é preciso salientar que a causa mais comum de gravidez ectópica é a alteração nas trompas causada por alguma infecção ou inflamação.

E como a eficácia da pílula do dia seguinte não é 100%, mesmo após ingeri-la é preciso estar atento a menstruação. E se ela não descer, vale fazer um teste de gravidez. Caso dê positivo, a ultrassom mostrará de o óvulo está no local correto.

5 – Se a mulher engravidar mesmo tomando a pílula o bebê pode ter algum problema?

Entenda a forma correta de ingerir a pílula do da seguinte

Não, existe o risco a pílula afetar o bebê. Caso o óvulo tenha sido fecundado e se deslocado para o útero, não haverá nenhum risco ao bebê. A pílula não é abortiva e não está relacionado a nenhum caso de anomalia fetal.

6 – Se eu tomar a pílula do dia seguinte e ainda utilizar o anticoncepcional comum, tem algum problema?

Entenda a forma correta de ingerir a pílula do da seguinte

Nós já te dissemos que a pílula do dia seguinte é uma verdadeira bomba de hormônios, equivalente a metade de uma cartela do anticoncepcional comum. Agora imagine como seria difícil para seu corpo lidar com os hormônios da pílula do dia seguinte e ainda com os da pílula comum?

Com certeza isso causaria uma confusão muito grande no organismo. Confusão que deve ser evitada a todo custo. Por isso, o ideal é utilizar um método contraceptivo ideal e eficaz para você e recorrer a pílula do dia seguinte apenas, e SOMENTE em situações de emergência.

7 – Existe alguma contraindicação ao uso da pílula do dia seguinte?

Entenda a forma correta de ingerir a pílula do da seguinte

As mesmas contra indicações da pílula comum, servem para a pílula do dia seguinte. No caso, para pacientes que têm algum histórico ou risco de trombose.

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Pílula do dia seguinte: 10 verdades que toda mulher deveria saber.

Fonte: Gineco, Super Interessante.

Imagens: Vix, Pinterest, BlogSpot, MD Saúde, Here your Sweet Girl, Transforme-se, Ativo Saúde, Haber Turk, Opas.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
4 Comentários
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
low carb diet
3 de junho de 2022 21:43

Thank you for sharing this valuable information. Your articles are always very informative.

20 gallon fish tank dimensions
10 de junho de 2022 03:42

Thank you for sharing this valuable information. Your articles are always very informative.

bamboo houses
16 de junho de 2022 12:34

Actually Magnificent. I’m also a specialist in this topic therefore I can understand your hard work.

devil fish terraria
30 de julho de 2022 18:50

Wow! This can be one particular of the most useful blogs We have ever arrive across on this subject.


Escolhidas para você