Saúde

Exame de gravidez de sangue – Como funciona e o que é Beta HCG?

Apesar de não ter tão simples quanto os de farmácia, o exame de gravidez de sangue é o mais confiável na hora de confirmar uma gravidez.

Atualizado em 19/01/2020

A maioria das mulheres, quando percebe que a menstruação está atrasada, já procura imediatamente por uma farmácia, para comprar um exame de gravidez. Mas, você sabia que a confirmação definitiva de uma gravidez só é possível com um exame de gravidez de sangue?

Caso você não saiba, e tenha muita dúvida sobre esse assunto, chega mais. Pois, nós, do Área de Mulher, separamos tudo que você precisa saber sobre o exame de gravidez de sangue. Inclusive, aí vai a primeira informação de utilidade pública sobre o assunto: para realizar esse exame, não é necessária prescrição médica e nem estar em jejum.

Além do mais, esse exame é tão simples que o resultado pode ser informado em poucas horas após a coleta. Isto é, dependendo do laboratório.

Sobretudo, esse exame é hoje considerado o melhor teste para a confirmação da gravidez. Isso porque consegue detectar a quantidade do hormônio HCG, o qual só é produzido durante a gestação.

Contudo, só se recomenda fazer esse exame após 10 dias da fecundação. Ou, então, no primeiro dia após o atraso menstrual.

Confira mais detalhes sobre o exame de gravidez de sangue.

O que é o hormônio HCG?

exame de gravidez de sangue como funciona? O que é Beta HCG?
Fonte: Quem coruja

A princípio, como já dissemos, o HCG – hormônio gonadotrofina coriônica – é produzido somente no corpo feminino. Além do mais, ele só é produzido quando a mulher está grávida, ou então, quando ela possui alguma alteração hormonal grave.

Basicamente, esse hormônio tem a função de manter a gravidez e de nutrir o embrião. Ademais, ele é responsável por auxiliar na produção de progesterona, um outro hormônio que prepara a parede do útero para a implantação do óvulo fecundado.

Vale ressaltar que a implantação do óvulo fecundado é também conhecida como nidação. O mais interessante de tudo, aliás, é que esse processo pode causar um pequeno sangramento. O que, por sua vez, pode ser confundido com a menstruação, fazendo com que a mulher descarte a possibilidade de uma gestação. Por isso, mais uma vez, é importante destacar a importância do exame de gravidez de sangue.

Sobretudo, o exame de gravidez de sangue beta HCG só é realizado quando há suspeita de gestação. Inclusive, se a mulher estiver com sintomas de gravidez, e se mesmo assim o exame de Beta HCG não detectá-la ou ser inconclusivo, o recomendado que ele seja repetido depois de 3 dias.

Agora, se o exame de gravidez de sangue indicar que os valores do hormônio beta HCG quantitativo são maiores que 5,0 mlU/ml, indica então, que a mulher realmente está grávida.

Principais sintomas de gravidez

exame de gravidez de sangue como funciona? O que é Beta HCG?
Fonte: Leia já
  • Atraso menstrual
  • Enjoos
  • Náuseas matinais
  • Aumento e sensibilidade das mamas
  • Aversão a cheiros fortes
  • Desejos estranhos
  • Instabilidade emocional
  • Escurecimento das aréolas mamárias,
  • Aumento da frequência urinária, entre outros.

Tipos de exame de gravidez de sangue

Beta HCG quantitativo

exame de gravidez de sangue como funciona? O que é Beta HCG?
Fonte: Bebê.Abril

Basicamente, o exame beta HCG quantitativo é o de sangue, o qual indica a quantidade de hormônio presente no sangue. Sobretudo, nesse tipo de exame, é coletada uma amostra de sangue para que, assim, consigam identificar os indicadores.

Contudo, o lado negativo desse tipo de exame é que o resultado dele pode demorar um pouco mais. Mas, depende de cada laboratório. Alguns demoram dias, já outros, por exemplo, demoram apenas algumas horas.

Além do mais, nesse tipo de exame pode ocorrer também resultados falsamente positivos. Porém, isso só ocorre se a mulher tiver ingerido pílula do dia seguinte ou algum tipo de suplementação vitamínica com biotina.

Beta HCG qualitativo

exame de gravidez de sangue como funciona? O que é Beta HCG?
Fonte: Instituto Villamil

Já, o exame beta HCG qualitativo, é aquele comum de farmácia, o de urina. O qual, inclusive, só indica se a mulher está ou não grávida. Ou seja, esse tipo de exame não informa a concentração de hormônio no sangue. Por isso, não é tão confiável quanto o de sangue, ou melhor, o quantitativo.

Apesar de oferecem um resultado rápido, esse tipo de exame, basicamente, tem maior probabilidade de apresentar resultados falsos-positivos.

Tabela do Beta HCG quantitativo

exame de gravidez de sangue como funciona? O que é Beta HCG?
Fonte: Cura

Confira agora, a quantidade de hormônios Beta HCG no exame de gravidez de sangue presente em cada semana de gestação:

  • Se a mulher não estiver grávida. Então a quantidade de Beta HCG será negativo ou inferior a 5 mlU/ml
  • Se a mulher estiver com 3 semanas de gestação. Então a quantidade de Beta HCG será de 5 a 50 mlU/ml
  • Se a mulher estiver com 4 semanas de gestação. Então a quantidade de Beta HCG será de 5 a 426 mlU/ml
  • Se a mulher estiver com 5 semanas de gestação. Então a quantidade de Beta HCG será de 18 a 7.340 mlU/ml
  • Se a mulher estiver com 6 semanas de gestação. Então a quantidade de Beta HCG será de 1.080 a 56.500 mlU/ml
  • Se a mulher estiver com 7 a 8 semanas de gestação. Então a quantidade de Beta HCG será de 7.650 a 229.000 mlU/ml
  • Se a mulher estiver com 9 a 12 semanas de gestação. Então a quantidade de Beta HCG será de 25.700 a 288.000 mlU/ml
  • Se a mulher estiver com 13 a 16 semanas de gestação. Então a quantidade de Beta HCG será de 13.300 a 254.000 mlU/ml
  • Se a mulher estiver com 17 a 24 semanas de gestação. Então a quantidade de Beta HCG será de 4.060 a 165.500 mlU/ml
  • Se a mulher estiver com 25 a 40 semanas de gestação. Então a quantidade de Beta HCG será de 3.640 a 117.000 mlU/ml

Indicação

exame de gravidez de sangue como funciona? O que é Beta HCG?
Fonte: Tua saúde

Sobretudo, é importante destacar que, para o resultado ser realmente confiável, é indicado que o exame de sangue seja realizado com pelo menos 10 dias de atraso da menstruação. Pode-se dizer que esse tempo é suficiente para indicar se houve uma fecundação do óvulo e a implantação do útero.

Caso você faça o exame antes, o resultado informado pode ter sido falso-negativo. Ou seja, a mulher pode estar grávida, mas, não ter sido informado no exame. Até porque, provavelmente em um período menor que o indicado, o organismo não consegue produzir o hormônio HCG em concentrações suficientes para ser detectável.

Outros resultados do exame Beta HCG

exame de gravidez de sangue como funciona? O que é Beta HCG?
Fonte: Grupo nascer

Você sabia que, pelo resultado do seu exame de hormônio Beta HCG, você consegue descobrir outros problemas? Basicamente, esse hormônio consegue indicar também problemas como gravidez ectópica, aborto ou gravidez anembrionária, que é quando o embrião não se desenvolve.

Sobretudo, esses problemas podem ser identificados através das taxas do hormônio. Se forem inferiores aos esperados para a idade gestacional, é indicado que a mãe procure um obstetra. Pois, ele poderá avaliar a causa da sua alteração hormonal.

Outra curiosidade sobre o exame Beta HCG é que ele também pode ser responsável por indicar se sua gravidez será de gêmeos ou não. Basicamente, se for gravidez de gêmeos, os valores do beta HCG serão superiores aos indicados para cada semana. Contudo, para se ter certeza, é preciso realizar uma ultrassonografia a partir da 6º semana de gestação.

O que fazer após confirmar a gravidez?

exame de gravidez de sangue como funciona? O que é Beta HCG?
Fonte: Cordvida

Sobretudo, após fazer o exame de gravidez de sangue, será confirmado ou não a gravidez. Caso o resultado tenha sido positivo, você precisará marcar uma consulta com um obstetra. Pois, com ele, você terá um acompanhamento pré-natal.

Além do mais, a importância de manter a visitação ao médico é que eles indicam os exames necessários para cada etapa da gestação, bem como as vacinas necessárias para o período, além do acompanhamento da saúde do feto. Tudo isso, certamente, garante uma gravidez saudável e sem complicações.

Enfim, o que achou da nossa matéria sobre exame de gravidez de sangue? Conseguiu tirar todas as suas dúvidas?

Confira mais matérias do Área de Mulher: Estrias na gravidez – O que são, por que surgem e como evitá-las

Fontes: Tua saúde, Hilab

Imagem de destaque: Tricurioso