Saúde

Sintomas de gravidez, 7 principais sinais de que você está grávida

Manchas na pele, vontade de fazer xixi toda hora, cólicas e até sangramentos são alguns sintomas de gravidez que podem passar despercebidos.

Atualizado em 27/01/2020

Algumas mulheres sonham com a gravidez, enquadramento que outra morrem de medo desse momento. Mas o que todas têm em comum é a dúvida se estão ou não grávidas e para responder a pergunta é preciso estar atento aos sintomas de gravidez.

São muitos os sinais que podem indicar que um bebê está a caminho e nós vamos te explicar alguns deles. Apesar desses sinais, a forma mais rápida e fácil de descobrir é realizando alguns exames.

Então primeiro nós vamos te contar quais são os sinais, se você perceber que pode realmente estar grávida, um dos exames (que nós também vamos te mostrar) vai te ajudar a acabar com as dúvidas.

Confira alguns sintomas de gravidez

1 – Atraso menstrual

Conheça os principais sintomas de gravidez

Esse é o primeiro sintoma de gravidez e um dos que mais assustam as mulheres pelo mundo. Acontece que nem sempre esse atraso é sinal de que você está grávida, no entanto, se o seu ciclo menstrual for regular e geralmente sua menstruação não atrasa, pode ser que um bebê esteja a caminho.

Você deve estar se perguntando porque a menstruação atrasa quando a mulher engravida, nós vamos te explicar. Acontece que o endométrio, que é a camada externa do útero se prepara para receber o óvulo fecundado. Quando ele não chega, ele se desfaz e aí nós menstruamos.

Entretanto, quando a fecundação ocorre, o endométrio continua lá esperando para receber o óvulo.

2 – Enjoos

Conheça os principais sintomas de gravidez

Pode parecer estranho mas esse é um dos primeiros sintomas, pode aparecer apenas 2 semana após a fecundação do óvulo. Isso acontece porque quando a mulher engravida ela é atingida por uma corrente de hormônios que causam o mal estar no estômago.

3 – Sono, intestino preso e sensação de estar cheia

Conheça os principais sintomas de gravidez

Já reparou no quanto as grávidas dormem? Além do sono que sentem, elas também ficam mais desatentas, mas isso são apenas reflexos da progesterona, que é o hormônio que causa tanto sono e afeta a atenção. E também é a progesterona que causa esse mal funcionamento do intestino. Então se depois do almoço você não está se aguentando de sono e tem se sentido sonsa, talvez esteja grávida.

4 – Manchas

Conheça os principais sintomas de gravidez

Dentre as muitas coisas que acontecem no corpo de uma mulher quando engravidam, o aumento da produção de melanina é uma dessas coisas. É por esse motivo que um dos sintomas de gravidez é o aparecimento de manchas na pele e também o escurecimento dos mamilos. Se de repente sua pele manchou, o bico do peito parece mais escura e uma linha vertical surgiu no seu abdômen, é melhor já preparar o enxoval.

5 – Seios inchados

Conheça os principais sintomas de gravidez

Você já deve ter ouvido falar que os dois das mulheres grávidas crescem e ficam doloridos. No entanto, o leite não é o único responsável por isso. Na verdade o estrogênio e a prolactina causam inchaço e aumento da sensibilidade a partir da sexta semana de gravidez.

6 – Vontade de urinar

Conheça os principais sintomas de gravidez

Esse é um sintoma de gravidez clássico. Ocorre que com o crescimento do útero, ele aperta a bexiga e por isso a capacidade do reservatório diminui. Essa é a explicação para a vontade de urinar frequente.

7 – Cólica e sangramento

Conheça os principais sintomas de gravidez

Calma, essa não é nenhum sinal ruim, é apenas mais um sintoma de gravidez. Acontece que nesse processo de expansão do útero e da vascularização para manter o feto bem causam a cólica. Essa não é uma “movimentação” normal. Já os sangramentos ocorrem por conta da implantação do embrião no útero, é normal.

Como saber se estou realmente grávida?

Conheça os principais sintomas de gravidez

Se você apresentou vários desses sintomas de gravidez e agora está mais curiosa do que nunca, existem algumas opções para acabar de vez com essa ansiedade. Os exames são a melhor forma de fazer isso. Todos esses exames tentam encontrar o hormônio hCG que é produzido pela placenta e começa a ser produzido a partir do décimo dia após a fecundação.

O exame de sangue é o mais certeiro! Se houver alguma quantidade de hCG ela será identificada. Não precisa de nenhuma prescrição médica e pode ser realizado em laboratórios.

O exame de urina também é certeiro, mas não tem a precisão do exame de sangue. Este só pode ser realizado 15 dias após o atraso da menstruação. Assim as chances de o resultado dar certo são maiores.

O exame de farmácia também busca o hCG na urina, mas suas chances de fracassar são consideráveis. Entre 30 e 40% desses testes apresentam resultados errados.

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: +11 testes de gravidez caseiros e como você deve fazê-los.

Fonte: Bebê, Minha Vida.

Imagens: Bebe, Incapel, Boa Forma, Viva Bem, Opas, Vix, Canção Nova, Blog da CordViva, MD.Saúde.