Maternidade

Fotos na gravidez: lindas inspirações para seu ensaio gestante

Procurando inspirações para sair do óbvio em suas fotos na gravidez? Essas ideias são simples, mas vão transformar seu álbum de gestante, com ou sem um fotógrafo profissional.

Atualizado em 22/02/2019

Fotografias servem para imortalizar momentos e, nada mais justo, que eternizar a beleza e a alegria da gestação. É por isso que cada vez mais grávidas estão se interessando por fazer fotos na gravidez, mesmo que de uma forma caseira e nada pretensiosa.

Claro que a menos que você entenda de luz e de fotografia, o resultado final não vai ficar como o de um ensaio feito por um profissional. No entanto, dá para criar fotos lindas naqueles ensaios independentes, digamos assim. Especialmente depois desse post.

Como você vai ver abaixo, selecionamos algumas ideias inspiradoras para que você se baseie, caso queira tirar fotos na gravidez. Além das poses e cliques mais óbvios, daqueles que todo mundo faz, existem ideias fantásticas que vão deixar seu álbum de gravidez ainda mais charmoso.

E, claro, você sempre pode contar com as ideias diferentonas dessa outra matéria sobre o assunto, que já publicamos por aqui.

Fotos na gravidez: lindas inspirações para seu ensaio gestante

Dúvidas frequentes

Mas, antes de irmos às inspirações, vamos esclarecer algumas dúvidas clássicas sobre as fotos na gravidez. Por exemplo, quando é o melhor período para fotografar? Que tipo de roupa usar no ensaio? Quais as melhores poses? Onde ir para fotografar?

Sobre a época da gravidez, o ideal é que as fotos sejam feitas quando a barriga estiver bem aparente. Isso varia muito de mulher para mulher, mas o mais indicado é que as fotos na gravidez sejam feitas entre a 25ª e a 33ª semana. Nessa época da gestação, a mulher ainda tem condições de se mover e caminhar sem desconfortos e a barriga vai estar bem evidente.

O lugar, claro, vai depender muito do tom que a grávida quer dar ao seu álbum de fotografias. Parques, praia, bosques são uma boa pedida, já que a natureza em si deixa as fotos maravilhosas. Mas, dependendo da personalidade da grávida, cliques feitos na rua também ficam perfeitos.

Fotos na gravidez: lindas inspirações para seu ensaio gestante

A mesma coisa acontece na hora da escolha da roupa. É preciso que os figurinos valorizem o corpo da grávida e deem foco à barriga, e que sejam bem confortáveis, claro. Entretanto, mais uma vez, a regra á seguir o gosto e as escolhas pessoais da gestante.

Sobre as poses, o que se tem que ter em mente é: criatividade e conforto. Posições naturais são as mais indicadas, com as mãos nos cabelos, nos quadris, segurando peças de roupas do bebê, um buquê de flores, dentre outras coisas. A mão na barriga também é válida, mas é preciso usar a criatividade para que nem todos os cliques saiam assim.

Confira algumas inspirações para as fotos na gravidez:

1. Paisagens

Em parques, campos abertos, jardins, casa de campo, na praia. Todos esses ambientes permitem uma excelente iluminação, além de permitir que seja criado um clima “fada do bosque” para eternizar a plenitude das futuras mamães.

Rascunho automático

Rascunho automático

Rascunho automático Rascunho automático Rascunho automático

2. Silhueta

Essas podem ser feitas também em ambientes aberto, mas combinam muito bem com ambientes fechados também. Em casa, ou mesmo no estúdio de fotografia, é possível criar imagens fantásticas da silhueta das gravidinhas.

Rascunho automático Rascunho automático Rascunho automático

Rascunho automático Rascunho automático

3. Com o papai

Fotos com o parceiro costumam ser uma das mais pedidas entre as gestantes. Além das poses óbvias, com as mãos do casal na barriga, é possível explorar ainda mais a intimidade do pai com o bebê ainda no ventre e criar imagens realmente marcantes, como você confere algumas inspirações abaixo.

Rascunho automático Rascunho automático Rascunho automático

4. Com a família

Quem já tem filhos também gosta de trazer a família para o álbum de fotos na gravidez. Cliques com os filhos mais velhos, e com a família reunida, ficam maravilhosos e intimistas. Basta deixar a imaginação fluir.

Rascunho automático Rascunho automático Rascunho automático Rascunho automático

5. Com o pet

E por que não incluir seu bichinho de estimação na brincadeira? Afinal, seu pet é como um filho, não é mesmo? As fotos com eles são, sem dúvida nenhuma, as mais encantadoras dos álbuns de gestantes.

Rascunho automático Rascunho automático Rascunho automático Rascunho automático Rascunho automático

6. Com o enxoval

Roupinhas tão pequenas e fofinhas merecem ser eternizadas em seu álbum de gravidez. Fotos feitas com sapatinhos (de tricô ou não) e com outras peças do armário do bebê são um clássico. Elas também podem ser usadas para fazer fotos revelando o sexo da criança.

Rascunho automático Rascunho automático Rascunho automático Rascunho automático

E então, gostou das dicas? Quais outras inspirações você incluiria na lista? Não deixe de nos contar!

E, se seu bebezinho já está nos braços, essa outra matéria é para você: 10 dicas para fotografar seu bebê em casa, como profissional.

Fontes: Dicas de Mulher, Vix, Gestação Bebê, Mundo Ovo,

Imagens: Dicas da Japa, Ana Paula Viana, PNG Tree, Blog do Renato Milani, Pinterest, Eu Nenem, Mãe de Guri, SB Photography, PhotoPro, Teca Avelar, Freepik, Vi Amo Fotografia, Renata Freire Fotografia, A Mamãe Lu, Bebê Mamãe, A Revista da Mulher

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/thamyris/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf