10 dicas para fotografar seu bebê em casa, como profissional

Ensaios fotográficos com bebês recém-nascidos, muito conhecidos como new born, rendem fotos maravilhosas dos primeiros dias de vida da criança. Mas, se você não quer ter esse gasto no orçamento ou se prefere fazer as coisas você mesma, hoje você vai conferir algumas dicas legais para fotografar seu bebê em casa e ainda conseguir qualidade bem profissional.

Como você vai ver, além da qualidade da câmera utilizada (que pode até ser a do seu celular, se tiver uma boa resolução, outros detalhes, como a iluminação do ambiente, contam muito nesses momentos.

Mas, quando o assunto é fotografar seu bebê muitos outros detalhes, fora a parte técnica da fotografia, contam muito. Basicamente, quem dá o tom do ensaio é o bebê e você deve aprender a ler os sinais que a criança emite.

É exatamente para que você tenha essa sensibilidade na hora de fotografar seu bebê e para que aprenda a aproveitar os momentos certos do clique que preparamos a lista abaixo.

Como você vai ver, as dicas são da fotógrafa Rachael McKenna, especializada em fotografia de crianças e bichos. Os toques que a profissional reuniu são um pequeno resumo do que pode ser encontrado em seu livro “BFF – Best Friends Forever”, da editora Alles Trade.

Confira 10 dicas para fotografar seu bebê em casa:

1. Seja paciente. Quem vai comandar o ritmo das fotos é o bebê.

2. Nunca force seu bebê a ficar em alguma posição, nem a permanecer quieto para as fotos.

3. As melhores fotos são as espontâneas, quando o bebê está no ponto focal da imagem. Então tente manter as fotos simples e naturais.

4. Interagir com a criança cria faz toda diferença na hora de fotografar seu bebê. As fotos ficam ótimas, já que capturam a expressão emotiva.

5. Como já dissemos, quem vai comandar o ritmo das fotos é a criança. Sendo assim, observe qual é o melhor horário do dia para ela. Se não der certo, tente de novo outro dia, só não force a situação.

6. A experiência tem que ser divertida para você e para o bebê. Crianças entre dois e três anos, por exemplo, podem se cansar rápido se você não estimulá-las de alguma forma. Bolhas de sabão, por exemplo, são ótimas para divertir a criança e dão um efeito incrível nas fotos.

7. Evite roupinhas de cores muito chamativas, como o vermelho, o amarelo ou o laranja quando for fotografar seu bebê. Cores sutis deixam o resultado final mais bonito.

8. Se for fotografar seu bebê em casa, tente utilizar a luz natural. Mas, claro, não exponha a criança diretamente ao sol, até porque isso não cria sombras muito bonitas nas imagens capturadas.

9. Quando for fotografar seu bebê em casa, você pode criar aquele efeito de estúdio nas fotos usando lençóis, um tecido felpudo ou até mesmo uma toalha de mesa bonita como fundo das imagens.

10. Nada de flash! Além de prejudicar o efeito estético da foto, deixando a imagem “dura”, o flash diretamente na criança pode criar aquele resultado de olhos vermelhos.

O ideal é criar uma área de luz fraca e natural, como ao lado de uma janela. Uma estufa de plantas também é perfeito para esse tipo de fotografia.

E então, gostou das dicas? A gente espera que suas fotos fiquem bem fofinhas!

Agora, falando em cliques, você pode se interessar em conferir ainda: Como fazer a selfie perfeita e bombar nas redes sociais.

Fonte: iG, Vix