Maternidade

Como saber se estou grávida? Período fértil, testes e quando fazê-los

Como saber se estou grávida? Essa, com certeza, é uma das dúvidas que mais perturba as mulheres. Por isso, viemos lhe ajudar a descobrir

Atualizado em 14/11/2019

Toda mulher, pelo menos uma vez na vida, certamente, já se perguntou “como saber se estou grávida?”. Por isso é importante que você saiba que, para engravidar, às vezes, basta apenas uma relação sexual desprotegida.

Além do mais, em casos mais raros, se a mulher tiver contato com algum tipo de fluído lubrificante, os quais podem ser liberados antes da ejaculação, pode ocorrer também a gravidez. Porém, é importante destacar que a gravidez só ocorrerá mesmo se os fluídos entrarem em contato direto com os órgãos reprodutores da mulher.

Assim sendo, a primeira dica do Área de Mulher para você que está se perguntando “como saber se estou grávida?” é fazer o teste de gravidez de farmácia. Contudo, o resultado desse teste não é 100% confiável.

Inclusive, esse teste só deverá ser feito depois do primeiro dia de atraso da menstruação. Assim, é importante que você saiba que, antes desse período, o mais indicado é que você faça o exame de sangue.

Aliás, esse exame você pode fazer 7 dias após a relação. Porém, ele pode ser mais caro e precisa ser feito em laboratórios.

Quando existe maior risco de engravidar

"Como saber se estou grávida?" Vem descobrir com a gente
Fonte: Dom total

Primeiramente, você percebe a gravidez de acordo com as mudanças do seu corpo. Assim sendo, uma dessas alterações mais perceptíveis costuma ser na menstruação. Pois, caso você esteja grávida ela irá atrasar.

Além do mais, pelo seu ciclo menstrual, você também pode descobrir quando é seu período fértil. Por exemplo, se seu ciclo menstrual for regular, de mais ou menos 28 dias, você terá mais chances de engravidar nos 2 dias anteriores e posteriores à ovulação.

Aliás, é normal que isso ocorra no 14º dia do seu ciclo. Contado, certamente, a partir do primeiro dia de menstruação.

Contudo, uma mulher com um ciclo desregulado, provavelmente, não conseguirá calcular o seu dia fértil com total precisão. Por isso, terá o risco de engravidar durante todo o seu ciclo.

Assim sendo, é importante destacarmos que a mulher também pode engravidar até 7 dias antes ou 7 dias depois do dia da ovulação. Até porque, os espermatozoides sobrevivem no interior da mulher entre 5 e 7 dias. Ou seja, poderá ocorrer o risco de fecundação caso haja o contato íntimo nesse intervalo de tempo.

Sintomas para suspeitar de gravidez

"Como saber se estou grávida?" Vem descobrir com a gente
Fonte: Mil dicas de mãe

Afinal, como saber se estou grávida? Se você se perguntou isso, precisa ver quais sintomas, você poderá sentir.

  • Atraso da menstruação;
  • Enjoos e vômitos pela manhã;
  • Aumento da vontade de urinar;
  • Cansaço e muito sono durante o dia;
  • Aumento de sensibilidade nas mamas.

Sobretudo, existem casos e casos. Ou seja, algumas mulheres podem estar grávidas e mesmo assim, não sentir nenhum desses sintomas. Ou então, a mulher pode começar a sentir os sintomas depois de 2 ou 3 meses. Até porque, alguns sinais podem ser mais difíceis de se identificar.

Além do mais, a intensidade desses sintomas pode variar de organismo para organismo. Portanto, não invente de se comparar com a sua colega que está grávida também. Pois, vocês duas podem ter sintomas, reações e resultados diferentes.

Quando fazer o teste de gravidez

"Como saber se estou grávida?" Vem descobrir com a gente
Fonte: Reviewbox

Primeiramente, se vocês são usaram proteção, e está se perguntando “como saber se estou grávida”, é interessante que você faça algum teste  de gravidez. Como já mencionamos, os mais acessíveis são os de urina ou de sangue, dependendo do período em que você se encontra.

Contudo, como também já destacamos, esse teste só deve ser realizado após o atraso da menstruação. Ou, então, 7 dias após o contato íntimo.

Teste de urina

"Como saber se estou grávida?" Vem descobrir com a gente
Fonte: Confirme

A priori, esse teste de urina é também conhecido como aqueles comprados na farmácia. De modo geral, esse teste é mais barato e mais fácil de fazer. Até porque a mulher consegue fazê-lo sozinha, em casa. Aliás, é importante que você faça com a primeira urina da manhã.

Basicamente, se o teste der negativo, e mesmo assim sua menstruação continuar atrasada, é indicado que você repita o teste após 5 dias. Agora se na segunda tentativa ainda der negativo, e sua menstruação continuar atrasada, você deve procurar um ginecologista. Até porque nem sempre menstruação atrasada é devido a gravidez.

Sobretudo, se o seu teste der positivo, você terá duas opções. A primeira é refazer o teste de urina. Ou então, você já pode recorrer ao teste de sangue, o qual iremos abordar agora.

Teste de sangue

"Como saber se estou grávida?" Vem descobrir com a gente
Fonte: Viver de produtos

Basicamente, esse teste é diferente do de urina. Primeiro porque ele não pode ser feito em casa. Na verdade, ele só pode ser feito em um laboratório.

E, segundo, que o seu resultado é mais confiável que os do teste de farmácia. Sobretudo, esse teste detecta a quantidade de hormônio HCG no sangue. Inclusive, esse hormônio é liberado pela placenta no início da gestação.

Portanto, esse teste é a forma mais correta e simples de tirar suas dúvidas sobre estar ou não grávida.

É possível estar grávida mesmo quando o teste é negativo?

"Como saber se estou grávida?" Vem descobrir com a gente
Fonte: Universa

Primeiramente, é importante deixarmos claro que esses testes podem sim ser bastante precisos e confiáveis. Porém, como já dissemos, os resultados podem variar de organismo para organismo. Como por exemplo, existem casos de mulheres que produzem poucos hormônio no início da gestação.

Consequentemente, o resultado dessas mulheres pode dar negativo, principalmente no teste de urina. Por isso, o mais indicado é que você repita esse teste depois de 5 ou 7 dias depois do primeiro teste.

Como saber se estou grávida?

"Como saber se estou grávida?" Vem descobrir com a gente
Fonte: Nursing
  • O teste sanguíneo de gravidez dar positivo;
  • Ouvir o coração do bebê, através de um aparelho chamado doptone ou Doppler;
  • Ver o feto através de uma ecografia ou ultrassom do útero. Inclusive, é importante destacarmos que nessa fase, pode ocorrer de surgir alguns sinais. Como por exemplo, coloração azulada ou arroxeada na vagina e vulva, aumento do abdômen ou corrimento amarelado.

Enfim, conseguimos tirar sua dúvida: “Como saber se estou grávida?”

Vem já conferir mais uma matéria do Área de Mulher: Estrias na gravidez – O que são, por que surgem e como evitá-las

Fontes: Tua saúde

Imagem de destaque: M de mulher