Quanto tempo o sêmen sobrevive no corpo da mulher após a relação?

A maioria das mulheres nem imagina, mas depois de manter relações íntimas sem proteção, ela permanece com o sêmen do parceiro no corpo por um bom tempo. E coloca bom tempo nisso!

De acordo com especialistas, fora do corpo humano e até mesmo na pele, os espermatozoides podem sobreviver até 3 horas. Dá para acreditar nisso?

Dentro do corpo feminino, por outro lado, o cenário é bem diferente. Por encontrar um ambiente propício e receptivo, o sêmen permanece vivo e ativo por até 3 longos dias no interior da vagina, nas trompas e ao redor dos ovários, por exemplo.

É por isso que é possível sim engravidar durante a menstruação, como você já conferiu nessa outra matéria (clique para conferir).

O que fazer para se livrar do sêmen?

Para se livrar dos espermatozoides, então, a dica de quem entende do assunto é simples: usar camisinha e outros métodos anticoncepcionais, como a pílula do dia seguinte, mesmo durante o ciclo menstrual. Pelo menos é isso que vale para quem não quer evitar gravidez.

No caso de simples higienização, especialistas dizem que o uso de ducha íntima ajuda a retirar o sêmen do organismo, mas esse não deve ser um método usado com muita frequência, já que pode estimular a proliferação de fungos e causar corrimento.

Além do mais, a permanência do sêmen masculino no organismo da mulher não traz nenhuma grande consequência, caso o risco de gravidez não seja um problema para você. Depois de alguns dias, como explicam os especialistas, os espermatozoides morrem e são eliminados e até absorvidos pelo corpo feminino.

E então, cara leitora, ficou assustada com a notícia? Se a resposta é positiva, talvez você deve conferir ainda essa outra matéria a seguir: Menstruação: 10 dúvidas comuns, mitos e verdades sobre o assunto.

Fonte: Minha Vida