Moda

O que é estilo tradicional e suas características +21 looks de inspirações

Na moda existem sete estilos universais, cada um com sua característica. Como o estilo tradicional, que trás peças atemporais e elegantes.

Você sabe o que é estilo? Em suma, cada pessoa nasce com seu próprio estilo, que reflete sua personalidade, gosto pessoal e preferências, através de sua imagem pessoal. Mas, ao contrário do que muitos acreditam, se vestir bem não está relacionado a ter dinheiro. E sim, descobrir qual é o seu estilo. Ademais, na moda os estilos são divididos em 7 categorias, onde cada pessoa pode ter até 3 estilos próprios. Entre eles, temos o estilo tradicional.

Também conhecido como clássico, o estilo tradicional é composto por roupas mais sóbrias e atemporais. Por exemplo, peças de alfaiataria, cortes retos, camisas, blazers, looks minimalistas e sóbrios, com bom caimento e de qualidade. Dessa forma, esse estilo é ideal para pessoas que gostam de se vestir de maneira elegante, discreta, prática e confortável no dia a dia.

Enfim, é um estilo que transmite mais seriedade, distanciamento e conservadorismo. Com looks contendo poucos detalhes e linhas retas, calças sem lavagem e ternos com corte reto. Ademais, são produções fáceis de serem montadas, onde você pode juntar peças mais facilmente, criando looks elegantes e práticos.

Portanto, o estilo clássico é ideal para ser usado em profissões que exigem formalidade no modo de se vestir. Por exemplo, em cargos do governo, educadores, banqueiros, contadores, advogados, juízes, promotores, secretárias, etc. Da mesma forma, a mulher que tem esse tipo de estilo costuma ter uma personalidade reservada, introvertida, comprometida com suas obrigações, organizada. Além de ser respeitosa e confiável.

Estilo tradicional: principais características

1- Cortes Retos

Estilo tradicional: o que é, características, looks + inspirações
Suellen Sartorato

Ademais, mulheres que usam o estilo tradicional gostam de usar roupas formais e discretas. Portanto, as peças são predominantemente retas e simples, sem muitos detalhes. Além disso, o caimento deve ser impecável.

Com isso, os looks clássicos são atemporais, muito elegantes e sérios. Enfim, são roupas ideais para o ambiente formal do trabalho.

2- Tecidos de Alta Qualidade

Paranashop

Uma das principais características do estilo tradicional são os tecidos de alta qualidade. Afinal, para looks elegantes é preciso que as peças sejam fabricadas em tecidos nobres e fluídos.

Por exemplo, seda, tricô de seda, caxemira, lã de algodão, t-shirts de algodão e Jersey. Além disso, não podem faltar peças em tecidos estruturados de alfaiataria.

3- Não seguem tendências

Estilo tradicional: o que é, características, looks + inspirações
Party Style

Basicamente, a mulher que tem o estilo tradicional não se importa com tendências. Na verdade, valorizam as peças clássicas e atemporais, que compõem a base do estilo. Além disso, nunca saem de moda, pelo contrário, estão sempre em alta.

No entanto, é preciso ter certo cuidado ao compor seu look tradicional, para evitar transmitir uma imagem retrógrada ou sisuda. Dessa forma, o ideal é acrescentar pequenos detalhes ao visual que estejam na moda no momento.

Enfim, acrescente um pouco de cor ao seu look, use uma camisa social com mangas bufantes e finalize com um calçado moderno. Assim, você vai modernizar seu visual, mas sem comprometer as características clássicas do estilo.

4- Cores

Box Club

Ademais, a paleta de cores é essencial no estilo tradicional, onde predominam tons neutros, considerados como peças curingas para compor o visual. Por exemplo, branco, bege, cinza, preto, azul marinho, vinho e creme. Além disso, essas cores possibilitam que a harmonização entre si sejam mais fáceis.

Dessa forma, as roupas desse estilo costumam ser atemporais e elegantes. No entanto, nada impede que sejam adicionadas algumas cores mais vibrantes ao visual. Enfim, você pode combinar as roupas com os acessórios.

5- Roupas sem muita estampa

Party Style

Uma das características do estilo tradicional é ser discreto. Dessa forma, não se usa muita estampa. Por outro lado, você pode combinar estampas clássicas e discretas ao seu look. Por exemplo, risca de giz, xadrez, pied-de-poule, listras e vichy.

Enfim, a vantagem das peças clássicas com estampas discretas é que você pode combiná-las mais facilmente, criando produções elegantes que estão sempre na moda.

6- Peças curingas

Pinterest

No estilo tradicional existem algumas peças curingas que são essenciais e não podem faltar no guarda roupa. Por exemplo:

  • Blazer – é uma peça bastante versátil, que pode ser usado tanto no trabalho, quanto em outras ocasiões. Por isso, é ideal para completar suas produções.
  • Vestido Tubinho – com corte simples e linhas retas, o tubinho te possibilita diferentes combinações. Dessa forma, você pode usá-lo em diferentes ocasiões, basta usar os acessórios certos. Inclusive, combinado com um blazer e um scarpin, você estará pronta para o trabalho. Por outro lado, combinado com acessórios sofisticados e uma sandália de salto alto, você estará pronta para jantares, por exemplo.
  • Alfaiataria – considerado como peça curinga no estilo tradicional, com roupas duráveis, elegantes e práticas. Como calças, shorts, blazers e saias. E o melhor é que as peças em alfaiataria podem ser usadas nos mais diferentes tipos de ocasiões.

7- Peças essenciais

Play Style

Da mesma forma, algumas peças do estilo tradicional são essenciais na composição dos looks. Portanto, são obrigatórias no guarda roupa. Tais como:

  • Camisa branca – é uma peça bastante versátil, pois você pode usá-la em qualquer tipo de ambiente ou ocasião. Para isso, basta escolher bem os acessórios e as peças que vão compor a produção. Enfim, você ainda pode optar por peças com bordado, pregas e faixas, que vão valorizar ainda mais seu look.
  • Sapatos clássicos – eles são ideais para o estilo tradicional, afinal podem ser usados sempre, pois, nunca saem de moda. Como o scarpin, mule, mocassim, sandália de tiras, slingback e sapatilhas.
  • Bolsas Estruturadas – as bolsas também são essenciais para a composição de um look tradicional. Dessa forma, as bolsas em modelo estruturado, com tons discretos (preto, bege, marrom) são ideias e combinam com tudo. Além disso, as queridinhas são aquelas com textura croco, couro e metalassê.

Estilo tradicional: combinações

O famoso tailleur de Coco Chanel, as camisas e o tweed são peças curingas no estilo tradicional ou clássico. Enfim, com elas você pode fazer diversas combinações elegantes para diferentes tipos de ocasiões. Confira:

1- Combinações para o trabalho

Estilo tradicional: o que é, características, looks + inspirações
Box Club

Normalmente, o ambiente de trabalho exige um look mais formal e alinhado. Dessa forma, a camisa, o blazer e a calça formam um visual clássico e sério ideal. Contudo, se o ambiente de trabalho for mais descontraído, você ainda pode apostar nessas peças do estilo tradicional.

Basta misturar peças mais casuais com um perfume clássico e combinar a camisa branca com jeans, por exemplo. Enfim, o segredo é caprichar nos detalhes como pregas, faixas, bordados, etc. Que deixam a produção clássica e elegante.

2- Estilo tradicional com esportivo

Suellen Sartorato

Apesar de o estilo tradicional ser conhecido por suas peças clássicas e sóbrias, é possível quebrar um pouco sua seriedade. Ou seja, você pode acrescentar um toque esportivo ao visual. Isso vai deixar o look mais leve. Dessa forma, substitua o clássico scarpin por tênis e acrescente acessórios descolados.

Além disso, usar uma calça pantacourt e brincar com a paleta de cores, fazendo contraste entre claro e escuro e peças com estampas delicadas. É uma boa maneira de juntar o estilo tradicional com o esportivo, sem perder a elegância.

3- Estilo tradicional renovado

Estilo tradicional: o que é, características, looks + inspirações
Pinterest

Agora se você quer dar um ar mais moderno e renovado ao estilo tradicional, aposte em diferentes combinações como blazer e short de alfaiataria e camisa com nó na cintura e mangas suspensas, por exemplo.  Da mesma forma, um colete de tricô ou de textura mais estruturada também vai dar uma renovada ao visual clássico.

4- Estilo tradicional + casual chic

Paraíso Feminino

Ademais, a mistura entre o estilo tradicional e o casual chic resulta em produções incríveis que você pode usá-las além do ambiente formal do trabalho. Dessa forma, para uma ocasião mais descontraída, você consegue um look elegante, mas, com um toque mais easy going.

Enfim, uma boa dica é combinar uma calça de alfaiataria com uma t-shirt ou uma blusa de tricô leve. Ou, se preferir uma combinação mais moderna, aposte em camisa com mangas bufantes.

Além disso, a camisa também pode ser combinada a uma peça jeans para dar um ar mais casual. Como calça, saia ou short, adicionando um blazer e finalizando com rasteiras ou tênis.

Por fim, o estilo tradicional com suas peças clássicas é atemporal, portanto, sempre está na moda. Mas, você pode dar uma modernizada ao visual combinando com outros estilos sem perder a elegância e a praticidade que o estilo propõe. Basta usar sua criatividade e criar as produções mais incríveis.

Inspirações

Estilo tradicional: o que é, características, looks + inspirações Estilo tradicional: o que é, características, looks + inspirações Estilo tradicional: o que é, características, looks + inspirações Estilo tradicional: o que é, características, looks + inspirações Estilo tradicional: o que é, características, looks + inspirações Estilo tradicional: o que é, características, looks + inspirações Estilo tradicional: o que é, características, looks + inspirações Estilo tradicional: o que é, características, looks + inspirações Estilo tradicional: o que é, características, looks + inspirações Estilo tradicional: o que é, características, looks + inspirações Estilo tradicional: o que é, características, looks + inspirações Estilo tradicional: o que é, características, looks + inspirações Estilo tradicional: o que é, características, looks + inspirações Estilo tradicional: o que é, características, looks + inspirações

Então, se você gostou dessas dicas, saiba mais sobre o assunto em: Quais são os 7 estilos universais e qual deles é o seu?

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você