Moda

Quais são as principais características e peças do estilo clássico?

Você classifica o seu estilo como clássico? Confira as principais características dos looks que unem peças neutras e elegância.

Você se identifica com o estilo clássico? Esse é o estilo favorito daquelas mulheres que gostam de se vestir de um jeito um pouco mais discreto e conservador. As peças costumam ser mais simples e discretas, com um toque de delicadeza. Além disso, quem se veste mais com esse estilo não abre mão de peças chaves simples e elegantes que nunca saem de moda.

Normalmente, esse tende a ser um estilo um pouco mais formal, com cores mais neutras. E é claro: as roupas que usamos transmitem uma impressão de quem nós somos. Portanto, nesse estilo, se passa uma imagem de muito mais elegância e seriedade através das peças.

Vale ressaltar que esse estilo não é o mesmo do estilo básico, que apesar de também apostar em peças chave e cores mais neutras, é um pouco mais casual. Já o clássico tem um pouco mais de sofisticação e formalidade.

Principais características

As peças desse estilo geralmente incluem cortes mais retos, alfaiataria e tecidos mais delicados, como cetim e algodão. 

Camisas mais sociais, blazers, blusas mais delicadas, calças e saias mais elegantes, além acessórios chave como relógios e brincos mais discretos. Essas são as peças mais usadas pelas mulheres que gostam desse estilo. Além de sapatos com salto como scarpins, sandálias mais delicadas e sapatilhas.

Se identificou? Então confira algumas inspirações que nós preparamos para você.

Calça e Camisa

O básico do estilo clássico, com as peças chaves mais comuns, porém sem perder a elegância em cada look.

Blazer e sobretudo

Essas são duas peças muito comuns do estilo clássico, que dão um ar mais formal até mesmo para os looks mais simples. São refinadas e excelentes escolhas para tornar o visual mais poderoso e sério.

Saias no estilo clássico

Assim como no estilo mais romântico, as saias também são uma boa pedida dentro do estilo clássico. Nesse estilo, normalmente as saias são mais longas e neutras. Ou seja, utilizam um pouco menos de estampa em comparação ao estilo romântico.

Estilo Clássico - saiba as principais características

Vestidos no estilo clássico

Os vestidos no estilo clássico funcionam mais ou menos da mesma forma das saias: mais neutros, com poucas estampas e geralmente acompanhados de acessórios, como bolsas e sapatos mais refinados.

Sobreposições

Também é muito comum fazer o uso de sobreposições no estilo clássico. Dessa forma, são muito usados, por exemplo, coletes de alfaiataria um pouco mais alongados, blazers mais ajustados e até mesmo cardigans, em looks mais informais. Além disso, o sobretudo também é uma peça bastante utilizada no estilo clássico, especialmente os modelos mais alongados e em cores mais neutras, pois dão mais formalidade e classe ao look.

Estilo clássico - conheça as principais características

Sapatos

Os sapatos no estilo clássico costumam ser mais formais. Sapatos com salto são bem comuns, especialmente os diversos modelos de scarpins. Entretanto, também há o uso de sapatos baixos como mocassins e sapatilhas mais elegantes e formais.

Estilo clássico - conheça as principais características

Acessórios

Acessórios são peças-chave no estilo clássico, e fazem toda a diferença no look. Por exemplo, bolsas estruturadas de couro em cores neutras são super comuns nesse estilo. Além de joias e bijuterias mais elegantes e simples. Por fim, também é comum vermos alguns cintos e relógios aprimorando os looks desse estilo.

Estilo clássico - conheça as principais características

Estilos complementares

Também é possível unir outros estilos ao clássico para harmonizar o look de acordo com cada local para onde você vai. Por exemplo: unir uma peça mais clássica com uma mais romântica para um jantar. Ou apenas juntar estilos que você gosta e que combinam entre si. Quer saber quais são os estilos que combinam mais com o clássico? Confira

Estilo básico

Estilo clássico - conheça as principais características

Esse é um estilo excelente para usar peças mais simples com peças mais elegantes e ter um resultado final perfeito. Uma calça jeans com um blazer, por exemplo, cai super bem juntos. Ou um sobretudo com um tênis mais simples, junto com um cinto de couro. A união desses looks se dá de forma harmônica pois ambos prezam de maneiras diferentes por tons mais neutros e peças-chave.

Por isso, alternar as peças de ambos pode te dar o resultado ideal caso você não queira se prender demais à formalidade do estilo clássico. Assim você usa peças mais básicas sem perder a elegância.

Estilo romântico

Estilo clássico - conheça as principais características

A união de estilo clássico e romântico também fica incrível! Passear entre os dois tipos de estilo vão te dar um ar de feminilidade com elegância na medida certa. Roupas em tons mais neutros mesclados também com o nude ficam excelentes nesse estilo, assim como o uso de alguns laços mais simples (nos calçados, por exemplo).

Além disso, o uso de vestidos, que é comum aos dois estilos, fica ainda melhor quando há nuances de ambos nas pelas escolhidas. Um vestido midi junto a um scarpin modelo slingback e jóias ou bijuterias sofisticadas, por exemplo, fica incrível! Você pode inclusive acrescentar uma sobreposição a esse look, deixando-o bem formal sem perder a delicadeza do estilo mais romântico.

Estilo esportivo

Estilo clássico - conheça as principais características

O estilo esportivo, apesar de não parecer, pode se complementar com o estilo clássico formando um visual bem único. Caso você goste de ambos, saiba que a mistura de peças aqui será um pouco mais ousada. Blazer preto com blusa de malha, calça alfaiataria com um tênis mais robusto, e por aí vai. Além disso, os acessórios com uma estética mais esportiva, como relógios, e mochilas pequenas, porém refinadas, também trazem bastante modernidade ao visual, sem perder a elegância.

Estilo Sexy

Estilo clássico - conheça as principais características

Aí está outra combinação que funciona muito bem: sexy e clássico. A união dos dois estilos deixa uma marca bastante poderosa. A sobriedade do clássico somada a sensualidade pode gerar resultados incríveis e chamativos, mantendo a elegância. A estratégia no sexy-clássico é evidenciar algumas partes do corpo sem perder a base mais formal no clássico. Além disso, entram algumas cores mais chamativas, como o vermelho, que fica incrível com a neutralidade do estilo clássico.

Estilo Moderno

Estilo clássico - conheça as principais características

O estilo moderno e o clássico têm alguns pontos em comum, no que diz respeito à sobriedade e imponência. Por isso, uma calça pantacourt preta com uma camisa mais básica e um blazer sobreposto por um cinto podem dar toques de modernidade a um look mais clássico. Misturar esses dois estilos vai te deixar poderosa sem perder a classe, é uma ótima pedida.

Criativo

Estilo clássico - conheça as principais características

Apesar de opostos, o estilo clássico e o criativo podem se harmonizar, tornando o look menos extremo naquilo que o estilo propõe. Por exemplo, usar cores vibrantes ou em estampas, ou fazer um mix de estampas e sobrepor com um blazer mais sério, dentre outras, podem ser excelentes formas de harmonizar o look.

Lembre-se que, quando tratamos de um estilo, queremos enfatizar sua essência, portanto, nem sempre as peças são uma regra em todos os looks. Por isso, unir diferentes estilos pode ser uma ótima ideia para adaptar o estilo clássico aquilo que se adapta melhor ao seu gosto, caso você queira usá-lo. Se voc dê uma olhada também nessa matéria sobre uma nova super tendência entre as mulheres.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você