Os espelhos são uns dos itens favoritos dos arquitetos e designers de interior. Além de ser útil e necessário para o dia-a-dia, eles também são capazes de transformar a decoração, ampliar e iluminar o ambiente. E é por isso que eles são tão bem aplicados em corredores, lavabos e, principalmente, apartamentos pequenos. Os espelhos de diferentes formatos também possuem diferentes funções. Os verticais ampliam a altura, os horizontais a largura, por exemplo.
Na hora de usar os espelhos, é preciso tomar cuidado com as cores e a iluminação. O objeto tem o pode de duplicar móveis e itens da casa, como lustres, pendentes e paredes coloridas. Se a iluminação do local for natural, com sol da manhã ou tarde, o espelho vale a pena pois amplifica a luz.
Como utilizar espelhos
De acordo com os especialistas da área, é mais seguro colocar os espelhos próximos a locais neutros. Pois assim não interferem na produção ou decoração. Sendo assim, antes de instalar o acessório, atente-se a tudo o que será refletido – vai que o reflexo mostra o banheiro ou a lavanderia, não é mesmo?
Tendo tudo que foi citado isso em vista, nós, do área de mulher, fizemos uma lista com as melhores dicas para você acertar na hora de decorar sua casa.
1- Integre o estilo da moldura ao do cômodo.
Outra opção que os espelhos nos dão é coloca-los em molduras. Eles são o tipo de peça que se adapta perfeitamente ao ambiente, independentemente da cor ou do estilo.
2- Use para aumentar o espaço
Colocar um espelho que ocupe a parede toda é uma tática eficaz para dar ideia de amplitude.
3- Coloque espelhos nas portas dos armários
Essa é a melhor solução para quem não tem espaço. Ele não precisa ficar na porta de dentro, pode ser colocado na porta de fora também. Mas é preciso ter cuidado e fazer a instalação com um profissional para que a peça não se solte.
4- Use em móveis como variação do vidro
Nesse caso, é necessário ter cuidado para o visual não ficar exagerado. Mas basicamente, é só não carregar muito nas cores e texturas do resto da decoração.
5- Use vários fragmentos em vez de uma peça única
Você também pode dispor os espelhos em diferentes tamanhos, tanto na vertical quanto na horizontal. Primeiramente, como o propósito é mais decorativo, não há muito o que preocupar. Em segundo, o objeto também uma ideia de movimento.
6- Combine peças diferentes
Você pode colocar um painel ocupando uma das paredes e instalar uma peça menor, com uma moldura elaborada.
7- Espelho dentro de espelho também vale
Tanto faz se forem duas peças sobrepostas ou em uma peça trabalhada. Quando não há moldura de madeira, é possível desenhar uma moldura no espelho com recortes e relevos. Sendo assim, é só ter cuidado e bom senso que não fica pesado.
8- Espelhos no hall de entrada
É engraçado o que apenas um item na parede pode fazer. Portanto, um espelho no seu hall vai dar vida a esse cantinho canto sem graça. Dessa forma, não altera em nada o expansividade do local e é providencial para dar aquele retoque final antes de sair de casa.
9- Invista em um espelho no corredor
Nesse caso, o acessório pode substituir um quadro. Inclusive proporcionar uma noção de profundidade e tornar o ambiente mais iluminado.
10- Dê um up no espelho do banheiro
Todo mundo já sabe que para o banheiro, ele é item básico – mas isso não quer dizer que seu estilo precisa ser básico. Sendo assim, capriche na moldura ou invista num detalhe bisotê, uma espécie de borda em baixo relevo. E se você não curte as luzes “de camarim” em volta da peça, também pode optar por um arranjo mais romântico.
Afinal, gostou dessa matéria? Sendo assim, leia também: Como usar as cores verde e azul [tendência 2020] na decoração monocromática de seu quarto.
Imagem de destaque: Nexgroup