Já ouviu falar em decoração escandinava? Ele surgiu no século passado, mais especificamente no norte da Europa. Mas devido às suas características – que têm tudo a ver com a “pegada contemporânea” – ainda está em alta nos dias de hoje.
Pois bem, saiba que você pode se guiar por este estilo na hora de comprar peças de design para a sua casa – como um rack com painel e muito mais. Então, o que acha desta ideia?
Não se preocupe, pois você não precisa morar na Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia ou em outro país nórdico para ter um lar decorado no estilo escandinavo.
Claro que nestes países uma das principais características é o frio predominante em vários meses – um fator que, certamente, impacta na decoração de interiores. Agora, de um jeitinho bem especial, é possível adaptar este mesmo estilo de decoração às casas brasileiras.
Um pouco sobre o surgimento do estilo escandinavo
Antes de falar das principais características do estilo escandinavo, é interessante entender melhor como ele surgiu. Bem, tudo começou no final do século XIX, quando um jovem artista sueco chamado Carl Larsson – que na época trabalhava como ilustrador -, começou a realizar algumas obras em aquarela. Estas se tornaram referência ao que viria a ser o estilo escandinavo.
Os retratos que Larsson pintava retratavam ambientes bem iluminados e calorosos, lares amorosos e situações do cotidiano das famílias. Esta era a realidade que todos sonhavam, sobretudo durante as fases de clima mais severo.
As pessoas ansiavam por lares mais acolhedores e modernos – sem se esquecer da cultura tradicional. E não demorou a que esta ideia se estendesse para a decoração de interiores.
Características da decoração em estilo escandinavo
A decoração em estilo escandinavo é uma versão muito bonita de arte que mistura o moderno e o tradicional. Basta olhar algumas referências na internet para rapidamente concluir o porquê das pessoas a apreciarem tanto.
Os ambientes resultantes desta combinação são básicos, porém, ao mesmo tempo, muito aconchegantes. E esta pode ser, justamente, quem sabe, a inspiração que você buscava para a personalização de seu lar.
Anote aí. A decoração escandinava costuma partir de uma paleta de cores neutras. O branco quase sempre é a cor de fundo. Os tons vivos vão aparecer somente em pontos pequenos e estratégicos.
A referência da ornamentação é mesmo o clima nórdico, mas alguns toques de brasilidade serão fundamentais. Use e abuse de peças que tenham história, que sejam levemente envelhecidas, mas não saia do minimalismo.
Toda a sua casa pode ser decorada em estilo escandinavo, incluindo a sala de estar. Como dito antes, você pode aplicar o branco como a cor de fundo deste ambiente, mas devem-se salpicar alguns tons mais vivos na decoração também.
A ideia é criar um lar estiloso, mas não rígido, formal ou sem graça demais. Todos os detalhes ornamentais acrescentados precisam contribuir para o conforto e a beleza do local. Pense nisto.
Como seria uma sala em estilo escandinavo?
Uma sala escandinava pode apresentar móveis simples, de linhas retas e formas geométricas assimétricas.
Mas estas características não devem ser o sinônimo de má qualidade estética, pelo contrário. No final, a ambientação deste cômodo deve demonstrar personalidade, combinando com a rotina, o gosto e as necessidades de seus usuários.
O estilo escandinavo pode ser usado de referência no momento da compra de vários itens para a decoração de uma sala. Em sua casa, invista em artigos em tecidos como linho ou em artesanatos tipo crochê e tricô.
Também em muitas almofadas, mantas, tapetes e edredons. Vasos com plantas serão muito bem vindos, assim como peças em fibras e quadros com paisagens naturais. E não se esqueça de escolher um bom rack com painel.
Rack com painel com design inspirado no estilo escandinavo
As obras de Carl Larsson sempre serão um símbolo do estilo escandinavo. Mas você pode tirar sua inspiração nas imagens deste texto.
Nelas pode-se ver ambientes bem iluminados e arejados, em tons neutros, e com revestimentos e ornamentos que deixam a atmosfera muito acolhedora. Vários de seus móveis são em tons claros ou na cor branca mesmo. Mas a presença da madeira é notável.
Sem dúvidas, os amadeirados são a opção mais acertada para as peças em destaque em ambientes com decoração escandinava. Entram nesta lista mesas, estantes, nichos e prateleiras.
Outro exemplo é o rack com painel – um conjunto utilizado para dar suporte a televisão e demais aparelhos de mídia. Para estas peças o segredo é manter um design mais clean, com detalhes contrastando o simples com o sofisticado.
Depois de observar todas as imagens, qual a sua conclusão sobre as decorações com inspiração no estilo escandinavo? E quanto aos modelos de rack para TV ou de rack com painel utilizados nestas composições? Gostou das sugestões? Que tal reproduzir algumas destas ideias em sua casa? Reflita sobre estas questões e boa sorte em sua escolha.
Essas dicas sobre decoração escandinava foram criadas pela equipe Viva Decora.