Sofá é um item básico para a ambientação de toda casa, sobretudo para salas de estar e de TV. Inclusive quando se pensa em mobiliar uma casa nova é provável que esta peça esteja entre os primeiros itens da lista de coisas a serem compradas.
Para você ver tamanha a importância deste item que inúmeros profissionais e empresas se dedicam exclusivamente só a projetar e a comercializar sofás.
Agora, quantos modelos de sofás será que existem atualmente no mercado? Quais os estilos que eles seguem? E de que forma eles podem ser usados em residências? É o que será respondido no texto a seguir.
Sobre a função dos sofás na decoração de interiores
Já se sabe que os sofás são importantes mobiliários. Também que eles podem ser utilizados em diversos ambientes, tanto em casas quanto em apartamentos residenciais – além dos imóveis corporativos.
Tal peça pode ser destaque na decoração de uma sala de estar, ditando o estilo e organizando todo o layout do cômodo. E seu propósito é ser um assento confortável para moradores e visitantes.
Os modelos de sofás mais incríveis que se pode encontrar
Observe as imagens apresentadas neste texto. Podem-se ver nestes exemplos vários modelos de sofás, de todos os tipos, sendo empregados em decorações de salas de estar e de TV.
Consegue perceber as diferenças entre eles? Isto quer dizer que é possível adquirir móveis como estes em diversos formatos, tamanhos, cores, texturas, materialidades e funções. Neste texto citaremos os principais modelos modernos.
E ainda existem os que vêm com a função dupla de sofá-cama – perfeito para ambientes pequenos, como quartos de hóspedes, em que se deseja otimizar o espaço.
Já os sofás considerados queridinhos do momento são três. Tem o retrátil, que altamente procurado pelos consumidores – muitas vezes com extensores para as pernas. O com encosto reclinável.
E, por fim, o com chaise em um dos lados. Todos estes oferecem opções diversificadas de posição, proporcionando maior conforto para os usuários, sobretudo em momentos de relaxamento.
Tem os em formato de ‘L’ ou os modulados que podem se adequar aos cantos de paredes. E também os redondos – que só se encaixam em ambientes amplos de residências grandes, como hall de entrada e mezanino.
Muitos são até mesmo assinados por artistas renomados – como o ‘Sofá Boa’, dos Irmãos Campana. Seu propósito não é bem a funcionalidade, mas a estética. Por isto chamam bastante à atenção dos observadores.
De todos os modelos mais irreverentes de sofás alguns se destacam nos catálogos. Por exemplo, os sofás coloridos e até mesmo infláveis – que se aderem muito bem ao formato da coluna e podem ser comprimidos e guardados dentro de embalagens.
Isto faz lembrar bastante as obras do designer Gaetano Pesce para a linha ‘Up’, em parceria com a marca B&B Italia, nos anos sessenta.
O tipo ideal de sofá para cada situação de design
Sofás podem ser protagonistas de propostas de decoração de interiores, ainda mais se possuírem uma funcionalidade incrível aliada a uma estética diferenciada.
Existem muitos modelos diferentes e modernos a venda no mercado, como se pôde entender no tópico anterior. E optar entre um e outro é uma tarefa bem difícil. Mas, seguindo os critérios certos, sua casa só tem a ganhar.
Comece avaliando o tamanho do espaço disponível para tal móvel na sala de estar. Analise o conjunto decorado e pense na peça de qual tamanho, cor e formato que se encaixaria melhor no local. Qual garantiria o mínimo de conforto e de elegância de acordo com o que se deseja. Então equilibre esta decisão com base no seu orçamento.
Já para dentro das salas de estar das residências o melhor são aqueles modelos mais simples, neutros, de linhas retas – uma escolha sem risco de erros. Mas se a ideia é criar um cenário mais divertido, sempre tem os modelos em cores vibrantes.
“Há uma tendência para o uso de cores mais neutras, com paletas de beges e cinzas. Devido à presença marcante no ambiente, além do investimento relativamente alto em relação a outros móveis, as cores fortes como vermelho, amarelo e azul e estampas devem ser usadas com cautela para que não comprometam o ambiente.” – arquiteta Ira Oliveira, em reportagem de Zap Imóveis.
Pode-se colocar nas laterais mesinhas auxiliares com abajur ou uma luminária de piso, criando um efeito cenográfico bem bacana. Ou ainda fazer uma composição de uma peça de 3 e outra de 2 lugares.
Talvez peças revestidas em um tecido mais suave, como é o caso do veludo, do linho e do algodão. E se na casa há crianças e animais, pode ser bom também estudar uma solução de impermeabilização.
“(na hora da compra do novo sofá para casa) observar tamanho, proporções, cores, tecidos, tipos de almofadas e densidade são essenciais para uma boa escolha. Tecidos naturais ou sintéticos que não se adequem ao clima ou uma espuma muito densa ou mole demais podem minar o relacionamento com o móvel.” – Ira Oliveira.
Essas dicas dos melhores sofás usados na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.