Celebridades

Costanza Pascolato – Quem é, história e importância para a moda

Costanza Pascolato é referência em consulta de moda e se mantém atualizada sempre nas novidades e lançamentos, desfiles e passarelas.

Atualizado em 04/04/2020

Nascida em 19 de setembro de 1939, em Siena, na Itália, Costanza Pascolato é referência quando o assunto é moda. Sua vasta sabedoria em consultoria de moda tanto quanto suas muitas experiências ao longo dos anos, fez com que ela se tornasse um ícone fashion brasileiro.

Costanza experienciou muitos acontecimentos históricos, como por exemplo, o processo de industrialização no Brasil. Ela nasceu durante a segunda guerra mundial, o que, por conseguinte, levou a sua família a se mudar daquele cenário.

Viu o nascer do prêt-à-porter, o advento do fast fashion, das influenciadoras e blogueiras, em outras palavras, viu todo o cenário da moda se reinventar através dos anos.

Costanza Pascolato: Referência na moda
Imagem: Pinterest

A história de Costanza Pascolato

Costanza Pascolato: Referência na moda
Imagem: Trip

Em 1945, Costanza e sua a família desembarcavam no Brasil para sair da cena da guerra. Dessa forma, foram recebidos por conhecidos e, três anos depois, sua família já estava estabelecida no país com a produção de tecelagem têxtil, a conhecida Santaconstancia.

Enquanto na adolescência, Costanza Pascolato já tinha muito interesse pela cultura e educação. O que fez com que ela já soubesse ler em português, francês e italiano, além de manter costumes refinados.

Na década de 60, Costanza se casou pela primeira vez aos 21 anos, com o banqueiro americano Robert Blocker. Assim sendo, trabalhava ao seu lado como responsável pela agenda profissional do então marido. Durante essa época, viu mudanças sociais de grande impacto no modo se vestir e na produção das roupas.

Costanza Pascolato: Referência na moda
Imagem: Trip

Dez anos depois, no início da década de 70, ela se apaixonou Giulio Cattaneo della Volta. O que levou ao deserdamento pelo pai. Ela então, procurou emprego, porém não estava fácil, já que ninguém acreditava que ela sabia fazer alguma coisa devido à sua aparência refinada.

Após muito esforço na busca por oportunidade profissional, Costanza, por causa de ajuda de amigos, conseguiu um emprego de produtora de decoração na revista CLAUDIA, da editora Abril.

A transição para o mundo da moda

Costanza Pascolato: Referência na moda
Imagem: Estadão

Ela sentiu o impacto e as dificuldades quando percebeu não ser bem recebida na área onde trabalhava. O que a motivou a correr atrás do que precisava aprender. Trabalhando até dez vezes mais que os companheiros de trabalho. O que era necessário, porque, além de comunicação ser o que ela ama, era o que a sustentaria.

Sem fazer esforço, sua transição para o mundo da moda logo aconteceu, posto que, seu interesse e senso ético sempre foram afiados. Costanza se tornou consultora na Editora Abril, acompanhando semanas de moda na França, Itália e Inglaterra. O que, logo após, a transformou em uma expert no assunto, a proporcionando lançar quatro livros sobre estilo e moda.

Em 1989, seu pai veio a falecer, e sentindo a responsabilidade, deixou o trabalho com as revistas e assumiu a tecelagem da família junto do irmão. Se tornando uma figura pública, fez com que, em seguida, a Santaconstancia passasse a fornecer tecidos para os maiores estilistas do Brasil.

Costanza Pascolato na atualidade

Costanza Pascolato: Referência na moda
Imagem: FFW

Com o surgimento e o avanço rápido da tecnologia, Costanza não ficou pra trás e lançou um site onde reúne suas opiniões sobre o mundo contemporâneo, além de notícias sobre a moda. Ainda viajando para acompanhar os desfiles, referências sobre fast fashion e alta costura, e além disso, as tendências no mercado têxtil.

Além do site, Costanza também faz uso do Instagram, e acumula mais de 660 mil seguidores. Na plataforma, em suma, ela posta sobre looks e ambientes, o que serve de inspiração para muitos.

Hoje, após ter superado duas vezes o câncer e uma profunda depressão, a fez manter um estilo de vida leve e humorado. O que é recomendado para todos, já que independentemente da situação, você deve sempre erguer a cabeça e enfrentar os desafios.

Curiosidades sobre Costanza Pascolato

Costanza Pascolato: Referência em moda e superação
Imagem: Wikipédia

Conhecida por muitos e acumulando vários amigos e conhecidos, em virtude de sua história, alguns deles divulgaram algumas curiosidades sobre Costanza Pascolato. Bem divertidas inclusive, confira:

1. Sua pele é muito macia (Paula Merlo);

2. Já foi atendida por ninguém menos que a própria Anna Wintour (Mario Mendes);

3. Ela não se deixa ser fotografada de qualquer ângulo e luz, uma vez que está sempre coordenando tudo com um olhar bem crítico e refinado (Ana Isabel de Carvalho Pinto);

4. Ela dorme em uma cama um pouco maior que a de solteiro, mas não grande o suficiente para falar cama de casal, e a posiciona de forma diagonal em sua suíte (Bárbara Migliori);

5. Uma vez, por acreditar em um amigo com bom senso de moda, Costanza emprestou dinheiro para que ele revendesse alguns sapatos. Ele vendeu todos rapidamente (Reinaldo Lourenço);

6. Ela se adapta de forma fácil e rápida em qualquer ambiente (Nelson Motta);

7. Costanza tem mania de se maquiar com o carro em movimento, mesmo que não seja fácil (Ucha Meirelles);

8. É sempre sincera, de forma genial (Flávia Lafer);

9. Sempre leva lanchinhos light na bolsa (Lilian Pacce);

10. Adora usar “segunda pele” (Giovanni Frasson);

11. É super Rock’n Roll (Adriana Bozon);

12. E, finalmente, adora falar no telefone com amigas, isto é, até de madrugada (Silvana Tinelli).

Gostou da matéria? Você também pode gostar de: Estilosa, dicas para entrar neste seleto grupo.

Fonte: Vogue, She Means Business, Exame Abril.

Imagem de destaque: JBR