A atriz Joana Morcazel, de 22 anos, relatou recentemente sobre a falta de oportunidade para atores com deficiência na TV. Joana, que ficou conhecida ainda criança por seu papel em ‘Páginas da Vida’, brilhou ao viver Clarinha, em 2006. A novela da Globo, inclusive, terá reprise no canal Viva a partir do dia 22 de novembro.
Em ‘Páginas da Vida’, Clarinha, personagem de Joana Morcazel, viveu rejeitada por sua avó, Marta (Lilia Cabral). Assim, Helena (Regina Duarte) adotou a criança. Apesar de ter feito tremendo sucesso na época, Joana sente que, anos depois, a TV e a classe artística ainda excluem atores que possuem deficiências.
Na história, por exemplo, a personagem Clarinha tinha um irmão, Francisco, interpretado por Gabriel Kaufmann. O ator, diferente de Joana, recebeu convite para vários outros trabalhos na emissora. Além disso, chegou a fazer 7 novelas, bem como séries e filmes. A última aparição de Gabriel na TV foi em ‘Amor de Mãe’, de 2019.
Joana Morcazel fala de falta de oportunidades para atores com deficiência
Recentemente, em entrevista para a AnaMaria Digital, Joana explicou o motivo de não ter voltado às novelas depois de ‘Páginas da Vida’. A novela de Manoel Carlos foi seu único trabalho televisivo em toda a carreira. De acordo com a atriz, “não rolaram mais convites de TV”. Joana cursou o ensino médio e se formou em teatro. De acordo com ela, as oportunidades precisam ser dadas às pessoas com deficiências variadas, e não só Síndrome de Down. “Essa é uma das formas de melhorar o preconceito”, completou ela.
Enquanto criança, Joana era reconhecida nas ruas por seu papel como a menina Clarinha. Contudo, atualmente, trabalha com as redes sociais, e aproveita sua audiência para expor sua opinião sobre vários assuntos. Nesse sentido, há pouco tempo, a atriz criticou Milton Ribeiro, Ministro da Educação, ao falar que alunos com deficiência “atrapalham” outros estudantes. Morcazel rebate: “Por ser uma pessoa conhecida, acho importante falar a minha opinião sobre assuntos de interesse da sociedade”.
A atriz em ‘Páginas da Vida’
A atriz diz ter muitas boas recomendações do tempo que passou gravando a novela de Manoel Carlos. Além disso, atores como Jorge de Sá, Fernanda Vasconcellos, Regina Duarte e Thalita Carauta ainda mantém contato com ela. Um ponto curioso sobre a atuação de Joana é o modo como fazia para gravar as cenas da trama.
De acordo com Joana, passavam boa parte do tempo brincando e conversando, dando boas risadas. Ela ia para as gravações todos os dias no período da tarde. Chegando lá, não havia texto para decorar. “Os atores e atrizes me faziam perguntas relacionadas à novela, para ver como eu respondia. As cenas foram muito fáceis de fazer”.