Curiosidades

Quais foram as 5 novelas da Globo de maior sucesso

Se tem uma coisa que a maioria dos brasileiros gostam é novela, então veja quais foram as novelas de Globo de maior sucesso.

Atualizado em 21/11/2018

Você já ouviu aquela frase “O Brasil é o país do futebol”? Seria verdade, se não houvessem as novelas. Se tem uma coisa que o brasileiro gosta, é de uma boa novela.

Seja ela do horário das 18, 19, 21 ou 23, elas estão sempre entre os assuntos mais falados das redes sociais e, as vezes, param o país no seu capítulo final. Mas no meio de tanto êxito, quais novelas da Globo fez maior sucesso?

Não tem como deixar de lembrar dos sucessos recentes que marcaram a emissora. Quem consegue esquecer a cena em que Carminha sobe no caminhão e diz “toca para o inferno motorista”, em Avenida Brasil?

Ou então, as quedas na escada da Nazaré, em Senhora do Destino? Muito menos do Felix terminando ao lado de seu pai, em um por do sol, em Amor a Vida, né?

Se fossemos listar todas as novelas que pararam o Brasil – e que amamos – ficaríamos por muito tempo aqui. Mas que tal vermos algumas que estão entre as maiores audiência da emissora?

Confira quais foram as 5 novelas da Globo de maior sucesso

Vale Tudo

Quais foram as 5 novelas da Globo de maior sucesso

Vale Tudo estreou em 1988, e tinha como premissa a seguinte pergunta: vale a pena ser honesto no Brasil? O país da época explodia em crises econômicas, corrupção, miséria e desigualdade social, enquanto a novela trazia Raquel (Regina Duarte) e sua filha Fátima (Glória Pires) representando os dois extremos da moral, contrastando a honestidade com o “jeitinho brasileiro”.

Ela teve inúmeros personagens icônicos, e momentos inesquecíveis. A pergunta “Quem matou Odete Roitman (Beatriz Segall)” ressoa até hoje, e o corrupto Marco Aurélio (Reginaldo Faria) dando banana para o Brasil antes de fugir de avião ficou marcado em nossas mentes.

A novela do Gilberto Braga  já ganhou um remake de sucesso em 2002 para o mercado norte americano e foi reprisada pelo Canal Viva, sendo o maior sucesso do canal durante a exibição.

Tieta

Quais foram as 5 novelas da Globo de maior sucesso

Tieta, novela de Aguinaldo Silva, foi baseada em um livro de Jorge Amado, Tieta do Agreste. Novela de 1989, ela começa uma tradição de histórias picantes, que fariam muito sucesso na década de 90. A novela conta a história de Tieta (Betty Faria), que volta para sua cidade natal após ficar rica com um prostibulo e deixa tudo de cabeça para baixo.

Um grande nome da TV Globo, Boni, chegou a afirmar que esse era o maior sucesso da Globo. Além de vários personagens icônicos, muitos bordões e gags engraçadas ganharão o Brasil na época.

Dancin Days’

Quais foram as 5 novelas da Globo de maior sucesso

Dancin Days, de Gilberto Braga, estreou em 1978, em uma época de movimentação cultural efervescente, aonde existia um onda de libertação das drogas e liberdade sexual.

Além disso, a moda das discotecas ganhavam o mundo e a fase mais pesada da ditadura começava a ir embora. Além de lançar várias modas, é uma das novelas mais cultuadas da história da Globo.

A novela mostrava a história de Júlia Matos (Sônia Braga), que após 11 anos presa, é liberta e tenta se reaproximar de sua filha adolescente (Glória Pires), porém, sofre resistência de sua irmã, que criou a menina.

Irmãos Coragem

Quais foram as 5 novelas da Globo de maior sucesso

Novela da icônica Janete Clair, Irmãos Coragem conta a história de três irmãos que lutam contra o autoritarismo de um coronel cruel.

De 1970, a novela foi lançada no inicio da fase pesada da Ditatura Militar no país e também quando a seleção ganhava nossa terceira Copa do Mundo, no México. Em meio a isso, a novela era uma mistura de faroeste, romance e futebol.

A novela durou um ano, e foi efetivamente a primeira a conquistar o país inteiro. Ela, pode se dizer, foi a primeira novela da emissora a conseguir realmente uma audiência gigantesca.

Roque Santeiro

Quais foram as 5 novelas da Globo de maior sucesso

Se você tinha alguma dúvida de que Roque Santeiro estaria nessa lista, você realmente não entende de novela. A novela de 1985 mostra a história de Roque Santeiro (José  Wilker) que volta a cidade de Asa Branca após 17 anos, depois de ter sido declarado morto.

Ele volta como um santo, sendo amado por todos, e sendo odiado pelo poderoso da cidade, Sinhozinho Malta (Lima Duarte). Mas quem ganhou o Brasil mesmo foi Viúva Porcina (Regina Duarte), que forma um triangulo amoroso com os dois.

A novela é a maior audiência da TV Globo de todos os tempos, tendo conseguido alcançar 100% dos televisores ligados pelo Brasil. A novela de Dias Gomes e Aguinaldo Silva é lembrada por todo o Brasil até os dias de hoje como a melhor novela de todos os tempos.

Gostou dessa matéria? Então também vai gostar dessa aqui: Celebridade: 10 motivos que fizeram a novela da Globo deixar saudades

Fonte: Portal I