Flayslane Raiane Preira da Silva nasceu dia 19 de outubro de 1994 em Nova Floresta, na Paraíba. Tem um filho de 5 anos que se chama Bernardo e trabalha como cantora. Com uma carreira de mais de 10 anos como parte de uma dupla sertaneja e de uma carreira solo em ascensão, participou dos reality shows Big Brother Brasil 2020 e Masked Singer Brasil 2023.
Atualmente conta com 7,5 M seguidores no instagram e 259 mil de inscritos no YouTube. Preparados pra conhecer um pouco mais sobre essa paraibana que está dando o que falar?
Quem é a Flay?
Fonte inesgotável de memes, ficou conhecida por nunca fugir (e as vezes procurar) uma boa discussão. Ela mesmo reconhece que as vezes pode ser exagerada e extravagante, mas, acima de tudo, está sempre batalhando para realizar seus sonhos. Extremamente família, ela se define como nordestina, extrovertida e intensa.
Além da carreira musical, é dona de uma marca de biquínis, projeto esse que nasceu após a gravidez do primeiro filho. Nesse meio tempo sua carreira musical foi interrompida momentaneamente para focar, primordialmente, na gestação.
É conhecida entre os amigos por ser um pouco “louca”, gosta de filmes e séries adolescentes e também adora festas. Segundo a própria, é muito determinada, ama ser o centro das atenções e se considera uma mulher de muitos amores, embora esteja muito feliz com seu namorado agora.
Acima de tudo, sua principal marca é a personalidade forte.
Carreira de Flay
Aos 13 anos Flayslane começou no mundo da música. Ao longo de sua adolescência, na Paraíba, ficou conhecida pelo público forrozeiro como Flaay Pink. Passou por diferentes grupos até que em 2012 foi contratada pela banda Ferro na Boneca. Sendo reconhecida em circulos maiores, Flay passou ao grupo Forró de Griff, com quem trabalhou até 2014 e onde conheceu Mara Araújo, que viria a ser sua dupla sertaneja.
Pouco tempo depois a cantora fez parte do projeto Rainhas da Balada, onde encontrou novamente com Mara e permaneceu até 2015, ainda sob o nome Flaay Pink. No ano de 2018 as duas lançaram o que se tornaria seu projeto de retorno, após o nascimento do filho Bernardo, o EP Trago Verdades e Desce Mais, um disco promocional. Dessa vez apostaram na sofrência, entrando na onda do feminejo. Nessa etapa de sua carreira as duas tiveram o apoio de grandes artistas como Léo Santana, Maiara e Maraísa e até de Wesley Safadão.
Em fevereiro de 2020 a dupla iria começar uma turnê, no entanto tiveram que interromper os planos pela entrada de Flayslane no Big Brother Brasil 20. Deveriam seguir quando a sister saísse da casa, mas a dupla Lane & Mara chegou ao fim assim que a cantora saiu do confinamento.
Lançou sua carreira solo em junho de 2020 e desde então tem feito participações em canções de outros artistas e até mesmo investido em ser uma artista internacional. Em 2021 lançou o single Céu Azul, em parceria com Ferrugem e Dulce Maria (conhecida pelo papel de Roberta em Rebelde). A canção mistura pagode com piseiro e conta com trechos em Espanhol, Português, Francês e Inglês.
Em 2023 Flay participou do reality The Masked Singer Brasil, fantasiada de DJ Vitória-Régia e está trabalhando em novos projetos internacionais.
Participação de Flay em realities
A artista participou de dois reality shows nos últimos anos.
Esteve na edição de 2020 do Big Brother Brasil e a terceira temporada de The Masked Singer, em 2023.
Vamos dar uma espiada no que ela aprontou em cada um deles?
– BBB 20
Flayslane já era uma cantora relativamente conhecida quando entrou para a casa mais vigiada do Brasil. Porém, sua base de fãs não era grande o suficiente para garantir o status de celebridade, então a jovem entrou como Pipoca.
No início ela não tinha muito destaque. Logo de cara fez amizade com os homens da casa, entretanto, essa amizade ficou comprometida quando descobriu o plano deles em fazer com que as meninas da casa ficassem bêbadas e traíssem os namorados. Também simpatizou desde o inicio com Mari, outra participante.
Quem é Mari? Confira um pouco sobre a amiga de Flay no BBB20
Em todas as festas, ela fez questão de ser lembrada, chamando atenção para suas ações. Como por exemplo, entrar em baixo das coisas, fazer barracos e protagonizar situações que acabaram se tornando engraçadas. Nunca foi fã da Gisele, outra participante do BBB, com quem discutiu algumas vezes.
Flay virou opção de voto para a casa pelo fato de ser afastada das outras meninas. Chegou a emplacar uma amizade com Prior, cheia de conversas e reflexões sobre o jogo, até que seu amigo fosse eliminado.
Foi absolutamente uma metralhadora de memes. Provavelmente você se lembra quando ela, emburrada, disse na mesa da cozinha “eu não gosto de falsidade Victor Hugo”. Além disso, varias vezes ela caiu no choro e precisou ser consolada pelas amigas, assim como fora os muitos “velórios” feitos. Veja algumas imagens icônicas desses momentos.
Sua participação chegou ao fim no décimo terceiro paredão, contra Babu Santana e Thelma Assis, ficando assim em oitavo lugar.
– The Masked Singer Brasil
O segundo reality que a artista participou foi The Masked Singer Brasil, apresentado por Ivete Sangalo, no ano de 2023. Vestida de DJ Vitória Régia, cantou sucessos como Sentou e Gostou, Bang Bang e Bonekinha. Na final, ela se apresentou cantando Soul de Verão/Fame ao lado dos outros finalistas e da cantora e apresentadora do programa. Seus solos finais foram I Wanna Dance With Somebody e Rise Up, vencendo o programa.
A cantora, que diz que é extremamente fofoqueira, afirma que teve muita dificuldade em guardar o segredo de que estava participando do programa. “Eu só tenho um amigo meu que sabe. A minha mãe eu só contei porque senão ela ia fazer um drama, sabe?” contou entre risos.
“Eu olho pra minha trajetória e eu fico muito feliz com o que eu consegui entregar aqui.” disse em entrevista. “A musica sempre foi o meu instrumento com a minha missão nessa Terra. Sempre foi através do meu canto. Saber que o meu canto ta conseguindo emocionar, arrepiar e provocar sensações e reações químicas no cérebro das pessoas a ponto de elas sentirem coisas, se emocionarem e se arrepiarem, isso pra mim não tem preço. (…) Fazer isso dessa forma, aqui no The Masked, sem que as pessoas precisem ver o meu rosto, só ouvindo minha voz, é mágico.” continua.
Afirmou ainda em outra ocasião: “A minha vida e arte tem a missão de inspirar pessoas como eu, a alcançar lugar de destaque. É sobre uma menina pobre, preta, nordestina, mãe solo, subestimada, que passou a vida passando por cima de todos os nãos que a vida deu em busca do sim e finalmente ele chegou. É uma recompensa de Deus, do universo a uma vida inteira dedicada à algo que faço com tanto amor”.
Polêmicas envolvendo Flayslane
Polêmica é o nome do meio da nossa querida Flay. Onde ela vai, alguma bomba está fica pronta.
Desde as festas às quais foi durante a pandemia, além de reuniões com as amigas para fazer vídeos no mesmo período e das próprias famosas “tretas do BBB”, até as mais atuais. Vamos ver algumas das que mais marcaram o público.
1 – Ficou ou não ficou?
Flayslane, em uma entrevista, afirmou ter passado por um affair com um certo jogador de futebol, cujo nome não vamos citar, mas que também não sai do olho do furacão e o assunto viralizou. A resposta dele? Que jamais tinha acontecido!
A Ex-BBB ficou revoltada diante da negativa e começou a soltar aos quatro ventos o quão não orgulhosa estava da própria atitude de aceitar ficar com ele. Disse ainda que não sairia de mentirosa só porque ele, sendo conhecido, queria sair por cima fingindo não ter ficado com ela por ser desconhecida. “Quando o Matheus Mazzafera olhou na minha cara e perguntou, meu olhar entregou porque eu sou muito transparente e não tenho rabo preso com ninguém para ter que mentir. Me poupe, era só fingir demência, foi só um rolê aleatório.” disse.
Até o ex-marido, pai de seu filho Bernardo, entrou na dança, afirmando que o jogador o envergonha como homem pela atitude.
Uma amiga da cantora ainda disparou “Deveria glorificar de pé que uma gata resolveu dar moral a esse sabugo de milho, que de bonito tem nem a unha”.
E a internet, como sempre amou cada segundo.
2 – Chip da beleza
Outra das polêmicas com maior repercussão foi a do Chip da Beleza, um implante hormonal que promete melhorar a disposição, a pele, te livrar dos sintomas da TPM, entre outros maravilhosos benefícios, mas que para algumas mulheres, como Flay, é um pesadelo.
A artista foi para as redes sociais mostrar os efeitos colaterais que teve após o uso e alertar para o real problema. “O impressionante é que na minha cabeça as pessoas já tinham entendido a gravidade disso e não é só esse resultado imediato, mas é a longo prazo também. Vi uma influenciadora falando que estava com dificuldade de engravidar”, contou em participação como convidada do Encontro com Patricia Poeta.
Vale lembrar que o Conselho Regional de Medicina proibiu o uso do Chip da Beleza, em uma decisão publicada no dia 11/04/23 no Diario Oficial. As restrições se referem exclusivamente ao tratamento estético, não influenciando no tratamento de doenças, disfunções hormonais e processos de transição de gênero.
3 – Intolerância religiosa no Carnaval
E chegamos à mais atual de todas. No carnaval de 2023 a escola de samba carioca Salgueiro saiu à avenida com o enredo “Delirios de um Paraíso Vermelho”, numa releitura do Jardim do Éden, com elementos bíblicos variados, um samba enredo falando sobre o preconceito enraizado na sociedade e trazendo uma reflexão sobre o que realmente é o pecado. Em suas alegorias havia representações da luta entre o bem e o mal, dentre elas uma imagem gigantesca do diabo, que foi o alvo dos comentários de muitos internautas e artistas, incluindo Flay.
“Que show de horror! Independentemente da religião, que triste ver um espaço tão importante para mostrar arte e cultura ser usado para enaltecer e adorar o demônio” comentou a cantora, em uma postagem do Salgueiro onde aparecia a alegoria. A Ex-BBB foi muito criticada por esse comentário, sendo acusada de intolerância religiosa nas redes sociais. Se defendeu dizendo que ao ver a imagem sem conhecer o enredo sentiu uma tristeza profunda.
Muitos internautas começaram a resgatar fotos de Flayslane, que usou uma fantasia do personagem do filme Hellraizer numa festa de halloween no ano anterior, e falar sobre um clipe onde aparece sendo queimada como bruxa. “Bruxa também é coisa do demônio segundo os críticos religiosos que estão reclamando também viu Flay?” disseram no twitter.
A artista explicou a fantasia de Pinhead dizendo que apenas conhecia o visual e que pareceu interessante e artística, mas que errou em não procurar saber o contexto do personagem.
Para alguns, no entanto, o que faltou foi apenas um pouco de interpretação.
E então? Gostou da matéria? Aproveite e confira: Prior, quem é? Biografia, personalidade e trajetória no Big Brother Brasil
Fontes: Break Tudo, GShow, O Fuxico, UOL, Masked Singer Brasil, I Bahia, Terra, Pure People, Metrópolis, GZH