Celebridades

Lábio leporino: saiba o que é essa condição e se existe tratamento

A condição é rara, mas se não tratada pode trazer uma série de limitações e reflexos na saúde da criança.

Atualizado em 19/12/2019

Você sabe o que é lábio leporino? A fissura labial e a fenda palatina, conhecidas como lábio leporino e goela de lobo, são malformações que ocorrem durante o desenvolvimento do bebê. É uma abertura que começa no lábio superior, dividindo-o em duas partes. Pode alcançar o céu da boa até o nariz.

As fissuras labiopalatinas podem causar problemas como má nutrição, distúrbios respiratórios, de fala e audição, infecções crônicas e alterações na dentição. O tratamento requer a participação de especialistas na área de cirurgia plástica, otorrinolaringologia, odontologia, fonoaudiologia, por exemplo.

Lábio leporino, descubra o que é e se existe tratamento

Ao longo dos anos, as pessoas com essas fissuras podem fazer cirurgias plásticas para o fechamento.

“Lábio leporino é comum”

A modelo Isabel Hickmann, irmã de Ana Hickmann, compartilhou nas redes sociais fotos do seu bebê acometido por essa má-formação. Francisco está com dois meses, e recebeu todo carinho dos internautas.

“Francisco. Menino anjo que chegou pra iluminar minha vida. Menino dos olhos cor de mar, bochechas de kiko e sorriso rasgado. Chico tem lábio leporino e fenda palatina, duas fissurinhas no lábio e céu da boca que deram mais charme a ele. Menino de ouro, guerreiro, de uma força que surpreende todos os dias. Francisco, Chico, Chichico, Kiko, Francisquinho. Meu filho” Disse a modelo nas redes sociais.

Repercussão

Logo após publicar as fotos, a modelo comentou em seus Stores do Instagram o quanto estava agradecida pela repercussão.

“- Estou muito feliz de ler todos os comentários e ver toda repercussão que trouxe as fotos do Chico ontem. O lábio leporino é algo supercomum, supernomal de acontecer. Antes de eu ter o Francisco, eu não conhecia. Embora conhecesse pessoas, eu não sabia a respeito do assunto. E hoje, já expert e vivendo isso, poder passar um pouco de conforto e poder mostrar que a beleza está em tantas coisas, não é? Eles são tão especiais, então quero deixar aqui meu obrigado por todo carinho e pelas mensagens.”

Lábio leporino, descubra o que é e se existe tratamento

Isabel Hickmann também compartilhou um email recebido de uma norte-americana. Nele a mulher a elogiava pela atitude de compartilhar as fotos com o filho, e a inspiração que a modelo causou a outros pais para que não escondam a condição dos filhos.

O pequeno Francisco nasceu em novembro de 2018. O bebê é fruto do relacionamento de Isabel com o empresário Arlindo Conde Neto.

Fonte: Gauchazh

Imagens: boa vida online, Gauchazh