Celebridades

Bizarro! Veja como eram feitas as lentes de contato no passado

Hoje elas são a solução rápida e indolor para quem não quer usar óculos de grau, mas você já viu como eram feitas as lentes de contato no passado? Bizarro!

Sabe aquela história de que ficar bonita dá trabalho e pode até ser doloroso? Bom, na década de 40, isso não era bem um exagero e as pessoas que não queriam mais usar óculos de grau sabiam bem porquê, já que as primeiras lentes de contato do mundo pareciam mais um instrumento de tortura.

O vídeo, logo abaixo, disponibilizado pelo canal do YouTube, British Pathé, é um comercial da época e explica bem porque usar lentes de contato, naqueles tempos, poderia ser traumático. Como você vai ver, tudo era estranho, pelo menos para os dias atuais, especialmente o processo de fabricação das lentes de contato.

Isso porque nos anos de 1940, as lentes de contato eram como placas moldadas que tomavam conta de toda a região interna do olho, de cantinho a cantinho. O pior de tudo é que elas, pelo menos nas imagens, parecem ser feitas de um material duro, bem parecido com o vidro. Imagine a tortura que não era usar lentes de contato?

Mas, antes mesmo de passar pelo incômodo diário de ter essas lentes duras nos olhos todos os dias, o sofrimento já começava antes mesmo das lentes de contato ficarem prontas. Para isso, aliás, era preciso anestesiar os olhos e tirar um molde de toda sua parte interna.

1

Tudo isso em um processo terrível de ser observado, bem parecido com a forma que se tira molde da arcada dentária, hoje em dia, para fazer dentaduras ou colocar aparelhos dentários. Entendeu o drama aí?

O mais intrigante de tudo é que as lentes de contato mais parecidas com as que conhecemos hoje, bem menores, de modo a cobrir somente a córnea, só surgiram a partir de 1948. Nessa época, o novo modelo menos torturante de lente foi inventado pelo oftalmologista americano Kevin Tuohy, que permitiam as pessoas usá-las por mais tempo.

Assim como você viu nessa outra matéria, em que são revelados alguns segredos de beleza mais bizarros do passado, a forma de fazer as lentes de contato, antigamente, parecia mais um método de punição ou algo assim. Será que valia a pena mesmo dispensar os óculos de grau?

Veja como eram feitas as lentes de contato no passado:

Fontes: Revista Galileu, Smithsonian, British Pathé

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Lavinia
Lavinia
6 de novembro de 2021 16:44

Ainda bem que eu tava nessa época kkkkkk


Escolhidas para você