Definitivamente a água é essencial para a sobrevivência do ser humano. Contudo a novidade é que a água quente também tem sua importância. Primeiramente que é muito comum usarmos a água quente em compressas, certamente você já deve ter ouvido falar nisso. Mas será que você sabe quando usar a compressa quente e quando usar a gelada? a gente te explica.
Compressa gelada
Já a compressa de água gelada é ideal após quedas, pancadas ou lesões nas articulações, sendo recomendada nas primeiras 48 horas após o ocorrido. Basicamente na maioria dos traumas, batidas ou torções, alguns vasos sanguíneos são rompidos, assim deixando vazar sangue e ficando inchado. Mas a compressa gelada faz com que esses vasos se deparam com a temperatura fria e assim sofrem espasmos, contraindo e diminuindo o fluxo de sangue.
Além disso o método também alivia a dor, já que o gelo também age como analgésico. Contudo a compressa de água gelada deve ser utilizada com cuidado nas extremidades, como dedos, nariz ou próximos a trajetos nervosos superficiais, como face interna do cotovelo ou externa dos joelhos.
Não é aconselhável usar o gelo por mais de 12 minutos ininterruptos. Entre uma aplicação e outra deve-se fazer um intervalo de, pelo menos, dez minutos.
Compressa quente
Antes de mais nada já digo que nunca deve-se usar compressa quente diante uma lesão aguda. Essa compressa é ideal para situações infecciosas, como aquelas em que há inflamações com formação de pus. Bem como para amenizar edemas e hematomas que se formaram após um trauma não tratado em 48 horas.
Em síntese o aquecimento estimula a circulação e relaxa a musculatura. Portanto a compressa de água quente age no corpo como um relaxante muscular. É indicada para dores nas costas, torcicolo e cólicas menstruais.
Sobretudo é de suma importância salientar que essa compressa não pode ser usada por um tempo excessivo, para que não ocorram queimaduras, ou em regiões do corpo que são menos aquecidas, como o rosto, o dorso das mãos e dos pés.
Cuidados
As duas compressas proporcionam alívio, mas é necessário muito cuidado pois ambas podem ferir a pele. Todavia desde que utilizadas corretamente, os benefícios dessas alternativas são muitos.
Benefícios da água quente
1- No banho
De antemão há milênios, que um banho de água quente proporciona diversos benefícios para a saúde. Na Grécia Antiga, por exemplo, o banho quente é considerado terapêutico para a mente e para o corpo. Contudo foram os romanos que mais se importaram em transformar o banho quente num evento, construindo termas públicas onde qualquer cidadão poderia desfrutar.
Na Europa se tornou comum tratar diversos transtornos, gripes e retenção de líquidos com o banho de água quente. Sobretudo atualmente muitos só tomam banhi quente, pois a prática é considerada relaxadora.
2- Alivia dores de cabeça
A água quente ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, melhorando, consequentemente, a distribuição sanguínea e aliviando as dores de cabeça.
Se a dor de cabeça estiver relacionada a uma pressão causada por sinusite, por exemplo, a água quente também pode ajudar, pois o calor e o vapor ajudam a limpar suas passagens nasais.
Portanto nesse caso, não custa nada tentar, basta você tomar um banho bem quentinho e em seguida descansar.
3- Alivia dores musculares
Como dito anteriormente a dilatação dos vasos sanguíneos aumenta o fluxo de sangue, o que também pode ser extremamente benéfico em se tratando de dores musculares. Portanto em casos de dores musculares a dica é tomar um banho quente ou colocar uma compressa de água quente no local da dor.
4- Abre os poros
A água quente faz com que os poros da nossa pele se abram, permitindo assim que ela absorva mais os nutrientes dos produtos hidratantes que utilizamos e facilitando a liberação de substâncias e microrganismos infecciosos que possam estar presentes no nosso corpo.
5- Esfolia a pele
O vapor da água também auxilia na esfoliação natural da pele, eliminando as células mortas e removendo as principais toxinas, como sujeiras e resíduos de produtos.
6- Alivia a cólica
De acordo com estudos científicos o uso de compressas ou bolsa de água quente sobre a região abdominal inferior podem reduzir a cólica menstrual. Isso acontece devido a capacidade vasodilatadora e de relaxamento muscular que a água quente possui, contribuindo para diminuir os espasmos musculares que aumentam a dor e melhorando a circulação de sangue na região pélvica.
7- Ajuda a relaxar e a ter um bom sono
Definitivamente não tem nada melhor do que dormir após um banho quente. O calor faz com que o corpo mande um “sinal” para a nossa mente de que é hora de descansar. Portanto nos dias de estresse ou mesmo em casos de insônia e ansiedade opte por tomar um banho de água quente logo que for dormir.
Gostou do conteúdo? leia também: Beber água – por que beber, o quanto beber e 14 motivos para beber
Imagem de destaque: Pinterest
Fontes: Drauzio Varella Fasterm