Curiosidades

Alimentos sem carboidrato, quais são? Como é a dieta low carb + cardápio

Descubra como funciona uma dieta com alimentos sem carboidrato e também conheça quais são os alimentos que você deve escolher nesse caso.

Atualizado em 18/07/2019

Você já ouviu falar sobre uma dieta com alimentos sem carboidrato? Ela é exatamente como o nome diz, um programa alimentício que restringem o consumo de hidratos de carbono.

Primeiramente, o carboidrato é um macronutriente formado por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Quando este macronutriente é ingerido e absorvido é responsável por liberar glicose, fornecer energia para as células e fazer a manutenção metabólica glicêmica para que o corpo continue funcionando bem.

Consequentemente, esse tipo de dieta é ideal para quem quer emagrecer ou está lutando contra a obesidade. Ela também funciona para quem está tratando de algum tipo de doença especifica como a pré-diabetes ou a própria diabetes.

A ideia de assumir uma dieta de alimentos sem carboidrato, é diminuir esse tipo de comida, ingerindo-as de forma limitada e também substituindo-as por alimentos que contenham uma quantidade maior de proteínas e gorduras. Por fim, a quantidade de hidrato de carbono permitida vai variar de acordo com a dieta escolhida.

O que comer em uma dieta de alimentos sem carboidrato?

Como funciona uma dieta com alimentos sem carboidrato [com cardápio]

Inicialmente, deve-se levar em conta o seu estado de saúde e objetivo ao assumir uma dieta de alimentos sem carboidratos antes de definir quais alimentos escolher. Independente disso, é muito importante que os alimentos incluídos na dieta não sejam industrializados.

Primeiramente, quando estamos falando de verduras as melhores são: couve-flor, brócolis, espinafre e cenoura. Quando falamos de frutas, elas são: bananas, laranjas, peras, cerejas e maçãs estão permitidas. Já as sementes são: nozes, sementes de girassol e amêndoas

Em relação aos peixes você pode escolher as trutas, bacalhau e salmão estão permitidos. É importante que esses alimentos sejam comprados frescos. Quando o cardápio for carne estão permitidas as de carneiro, porco e frango. Sempre verifique a procedência do alimento e leve em conta que as carnes de animais criadouros que sejam no pasto.

Quando falamos de óleos e azeites, prefira o azeite de coco, a manteiga (tradicional e de porco), o azeite de Olivia e óleos derivados de peixes. De vez em quando, raramente, pode se permitir comer batatas, arroz integral, aveia, lentilhas e feijão. Vinhos e chocolate preto, também podem raramente com moderação.

Dicas

Como funciona uma dieta com alimentos sem carboidrato [com cardápio]

Inicialmente, para quem está querendo aderir a essa dieta é importante estar sempre atento ao rotulo para ver a lista de ingredientes dos produtos. Além disso, cada uma das refeições deve conter uma fonte de proteínas, outra de gorduras e vegetais com baixos índices de carboidratos.

Ao montar o cardápio deve-se colocar o consumo de hidratos de carbono entre 20 e 50 gramas por dia. Além disso as fontes de proteína podem vir das carnes, dos peixes e frutos do mar e dos ovos. O consumo de uma boa quantidade de proteínas pode acelerar o metabolismo em ate 80 e 100 calorias por dia.

Além disso, as dietas altas em proteína podem reduzir a ansiedade de consumo abusivo de comido em até 60%, reduzir a metade dos desejos de comer muito tarde da noite e elevar a sensação de saciedade. Além disso, nessas dietas é permitido comer grandes quantidades deles sem sair da marca de 20 e 50 gramas de carboidratos por dia.

Por fim.você não precisa ter medo da ingestão de gorduras saturadas, visto que elas não elevam o risco de sofrer doenças cardíacas a curto prazo.

Existem riscos?

Como funciona uma dieta com alimentos sem carboidrato [com cardápio]

Certamente existem riscos. Essas dietas são muito utilizadas como estratégia para perder peso. Apesar dela realmente levar a perda de peso, algumas pesquisas indicam que a adoção dessa dieta pode trazer alguns efeitos para a saúde. Por isso, é fundamental que você consulte um profissional de confiança para saber se está apto a segui-la.

No início da dieta é possível que você sinta dor de cabeça. Isso acontece pela diminuição na ingestão de frutas, fibras e vegetais. Além disso a dieta com baixa ingestão de hidrato de carbono pode gerar também a piora da respiração, dores musculares, erupções cutâneas e diarreias.

Devido a alta ingestão de carnes as pessoas que optam por essa dieta podem apresentar maior risco de ter “gota”, uma forma de artrite dolorosa. Outro sintoma também pode ser a prisão de ventre, que acontece por motivo do baixo consumo de fibras, que acarreta em problemas de saúde intestinal e aumenta os riscos de alguns tipos de câncer.

Por fim, dietas como essa também podem aumentar a quantidade de cálcio que liberamos na urina e isso pode ser causador da aparição de pedras nos rins, ou ate mesmo aumentar os riscos de osteoporose.

Cardápio

Como funciona uma dieta com alimentos sem carboidrato [com cardápio]

Dia 1

  • Café da Manhã 1 copo de iogurte natural com 3 colheres de granola low carb
  • Lanche da Manhã 2 fatias de mamão + 1 col de farelo de aveia
  • Almoço/Jantar purê de abóbora + frango ao forno com molho de tomate + salada verde
  • Lanche da Tarde café + 1 fatia de pão integral com ovo e queijo

Dia 2

  •  Café da manhã 1 xícara de café + 1 fatia de pão integral com ovo e queijo
  • Lanche da manhã 1 ameixa + 5 castanhas de caju
  • Almoço/Jantar macarronada de abobrinha com carne moída e molho pesto
  • Lanche da tarde 1 banana congelada batida com 2 pedras de gelo + 1 iogurte natural

Dia 3

  • Café da manhã 1 xícara de café + 2 ovos mexidos com creme de ricota
  • Lanche da Manhã 1 copo de suco verde
  • Almoço/jantar estrogonofe de patinho + arroz de couve-flor + legumes salteados no azeite
  • Lanche da tarde 6 biscoitos de arroz + pasta de amendoim + 2 fatias de queijo minas

5 alimentos sem carboidrato

Como funciona uma dieta com alimentos sem carboidrato [com cardápio]

Carnes

Primeiramente as carnes são alimentos sem carboidrato e ricos em proteína. Elas são carne de vaca, de porco, frango, frutos do mar e peixes são alimentos que contém zero carboidrato.

Além disso, contém vitaminas e gorduras do bem. Já carnes embaladas e processadas, como salsichas, nuggets e embutidos podem conter carboidratos, pois há adição de aromatizantes e conservantes.

Ovos

Ovos também são considerados alimentos sem carboidrato e são ricos em aminoácidos, colina e triptofano. Além da ausência de carboidratos, existe uma presença de gordura boa e alta porcentagem de proteína.

Além disso, a maioria dos óleos, como óleo de milho, óleo de soja, óleo de amendoim, óleo de girassol, azeite não possuem carboidratos.

Queijos

Outros alimentos sem carboidrato são os queijos, riquíssimos em cálcio. Para dietas, prefira os queijos magros e brancos. Algumas frutas e legumes também entram na lista dos alimentos sem carboidratos. Elas são maçãs, laranjas, peras, mirtilos, morangos, espinafre, brócolis, couve-flor, cenoura, alface, aipo, tomate.

Bebidas livres de açúcar e frutose

Por fim, uma boa ingestão de líquidos é necessária para limpar o organismo e mantê-lo bem hidratado. Bebidas sem carboidratos são água, os chás e café sem adição de açúcar.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Dieta low carb, com restrição de carboidratos, reduz expectativa de vida

Fonte: Treinus Tua Saúde VIX Minha Vida

Imagens: Assis News Tudo Ele Sapore di Vinho Pão de Açúcar Alto Astral Metrópoles, Blog da Ge