Curiosidades

Beber água com açúcar realmente acalma?

Beber água com açúcar realmente acalma? Descubra o que a ciência diz sobre esse remedinho caseiro da vovó, que você tomou a infância toda:

Depois de um grande susto, o que as vovós de plantão indicaram como remédio caseiro para acalmar os nervos durante toda sua infância? Isso mesmo, acertou quem pensou em um belo copo de água com açúcar, bem docinho, daqueles que a gente achava bem gostoso de beber.

Mas, será que esse antídoto natural contra situações estressantes, traumas, machucados sangrentos e brigas com o amigo da mesma rua, realmente funciona? Será que um simples copo de água com açúcar ajuda seus nervos se reequilibrarem e os níveis de adrenalina abaixarem?

Por mais que sua avó desaprove, e por mais que esse meladinho tenha tido um ótimo efeito sobre você algumas vezes, a verdade é que não existe qualquer comprovação científica sobre a eficácia desse “remédio”. Segundo os médicos, é possível até que água com açúcar tenha um efeito contrário e estimule ainda mais o nervosismo.

1

Ficou curioso para saber como isso é possível? A gente explica: quando o açúcar é metabolizado por nosso organismo ele é transformado em fonte de energia. Logo, seu corpo tem mais “combustível” e é bem provável que você fique ainda mais agitado.

3

Por que, às vezes, água com açúcar funciona?

Especialistas apostam que os resultado calmante que a mistura pode ter em alguns casos se dá por duas explicações possíveis. A primeira delas é que a pessoa tenha ingerido água com açúcar em um momento de falta de glicose no sangue, ou em um momento de fome. Nesse caso, a adrenalina realmente é acalmada com o alimento.

2

A segundo hipótese está ligada ao efeito psicológico da água com açúcar, preparada e entregue por um ente amado e que faça a pessoa se sentir protegida, como a mãe, por exemplo. Nessa situação, o efeito é apenas placebo.

Decepcionante, não? Mas, para você não perder a fé em remédios caseiros e naturais, confira também: Como aliviar a cólica menstrual sem tomar remédio.

Fonte: Bolsa de Mulher

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você