Apesar de muito incerta, uma das histórias do buquê de noivas remonta aos tempos da Grécia
Antiga. Quando as noivas teriam que oferecer flores como forma de honrar a deusa Hera, esposa de Zeus.
As mulheres preste a se casar costumavam fazer um ramo de ervas e colocavam alho com objetivo de atrair boas vibrações e afastar a inveja de rivais ou das solteiras que ainda não tinham conseguido um marido.
Com o tempo, as ervas foram substituídas por flores e, ao final da cerimônia as, então, esposas, jogavam seus buquês para que as mulheres ainda solteiras pudessem pegá-lo, indicando assim qual seria a próxima a se casar. Muito parecido com o que acontece hoje.
Esse truque com celular vai deixar fotos de casamento incríveis
Mas esse é só o começo, antigamente o buquê de noivas também era conhecimento como ‘ramo de flores’ ou ‘arranjo de flores’.
Lá na Idade Média era costume as noivas caminharem até a igreja. Assim, durante todo o trajeto elas recebiam ervas e temperos para dar sorte e felicidade, formando um buquê de noivas ai chegar no seu destino.
E o “buquê” da história?
A palavra “buquê”, em português, vem do francês “bouquet”. Sendo referência à tradição francesa da noiva caminhar pela vila em direção à igreja na qual iria se casar.
Naquela época não era permitido conversar abertamente sobre seus sentimentos, por isso as mulheres começaram a usar a “linguagem das flores”. Uma maneira de traduzir seu sentimento em relação ao futuro marido e ao matrimônio.
Noivinhos para bolo de casamento: 70 modelos para você se inspirar
Flores e seus significados no buquê de noivas
1 – Cactus: perseverança
2 – Copo de leite: reconciliação
3 – Camélia: beleza perfeita
4 – Tulipa: declaração de amor
5 – Coroa imperial: majestade, poder
6 – Margarida: inocência, virgindade
7 – Cravo amarelo: desprezo
8 – Lírio: pureza
9 – Miosótis: fidelidade
10 – Flores do campo: juventude
Lembrancinha de casamento: os chinelos caíram de moda!
11 – Celósia: fertilidade
12 – Cravos variados: rejeição
13 – Crisântemo: paixão
14 – Rosas: amor em suas várias formas
15 – Dália: crescimento
16 – Hortência: frieza, indiferença
17 – Dedaleira: falsidade
18 – Gerânio escuro: tristeza
19 – Dente-de-leão: oráculo
20 – Gérbera: vida, energia
Bodas de casamento: aprenda os anos e os nomes das comemorações
Inspiração de buquê de noivas para 2018
21 – Ervas aromáticas
Essa é uma tendência que está super em alta. as flores tradicionais ficam ainda mais charmosas quando mescladas com ramos de alecrim no arranjo, por exemplo.
22 – Combinação de várias flores
Uma das recomendações de diversos floristas é usar diferentes espécies de flores no mesmo buquê. A noiva pode ficar à vontade para montar um arranjo com orquídeas, rosas, hortênsias, folhas de eucalipto, entre outros itens.
23 – Buquê na caixa
A nova moda dos buquês, trancá-lo em uma caixa. Ao invés de jogar o arranjo para as convidadas, a noiva coloca o buquê dentro de uma caixa de acrílico ou vidro e tranca com correntes. Ao longo da festa, as convidadas recebem chaves para tentar abrir o cadeado da caixa.
24 – Buquê de Callas
Você quer um buquê moderno mas nem tanto quanto o da caixa? Então foca na flor Calla. Também conhecida como Copo de Leite. Ela existe em diversas cores (lindas!), como marsala, branco e amarelo.
Esta mãe perdeu o filho e no dia do seu casamento ganhou o melhor presente da sua vida
25 – Buquê de noivas da cor da decoração
Uma das últimas tendências é combinar o buquê com a cor da decoração da festa. Só não vale usar flores idênticas às dos arranjos da igreja e dos centros de mesa. Afinal, buquê tem que ser único.