Curiosidades

Como cozinhar ovo? 6 formas e tempos diferentes de preparo

Cozinhar ovo, e acertar o ponto, pode parecer um desafio, mas existe um tempo certo de cozimento para cada forma de preparo. Saiba como acertar cada uma.

Você sabe cozinhar ovo? Pode parecer algo simples de se fazer, mas nem todo mundo consegue alcançar o ponto certo no preparo desse alimento. Primeiramente, cada ponto de gema precisa de um tempo de cozimento. Ou seja, para sair do jeito certo, é só saber tirar o ovo da água na hora certa.

Inicialmente, 5 minutos cozinhando o ovo em água fervente nos dá uma gema mole. Com 6 a 7 minutos, ela ainda está um pouco mole, porém, bem mais consistente. Com 8 ou 9 minutos a gema está úmida ainda. Com 12 minutos temos uma gema totalmente cozida.

Além disso, existem outras formas diferentes de cozinhar ovo. Algumas pessoas gostam dele mexido, enquanto outras preferem ele frito e ainda existe aqueles que amam uma omelete. Listamos algumas formas de cozinhar ovo.

Confira 6 maneiras diferentes de cozinhar ovo

1 – Ovo cozido

6 maneiras diferentes de cozinhar ovo e quanto tempo leva

Primeiramente, para cozinhar ovo não existe mistério. Inicialmente coloque 1 litro de água fria em uma panela funda e leve ao fogo.

Em seguida tampe a panela para que a água ferva mais rapidamente. Use as dicas do inicio do texto para saber o ponto que deseja.

Passado o tempo, desligue o fogo e despeje a água fervente na pia e deixe água fria cair sobre os ovos para esfriar um pouco a temperatura da casca.

Além disso, finalize quando o ovo estiver um pouco mais frio. Pegue uma faca e bata suavemente sobre a superfície do ovo para fazer uma rachadura. Em seguida, vá retirando a casca com as mãos.Está pronto.

2 – Ovo frito

6 maneiras diferentes de cozinhar ovo e quanto tempo leva

Inicialmente pegue uma frigideira e ligue em fogo médio. Quebre o ovo nela e espere começar a fritar.

O ovo frito costuma demorar de 4 a 6 minutos para ficar pronto. Se necessário, vire o ovo para que ele frite em cima também.

Fique atento à aparência do ovo para desligar o fogo quando a gema estiver no ponto desejado. Está pronto.

3 – Ovo mexido

6 maneiras diferentes de cozinhar ovo e quanto tempo leva

Inicialmente basta quebrar o ovo numa frigideira e mexê-lo com uma colher de pau, até que fique no ponto desejado. Se prefere algo mais cremoso, use um pouco de manteiga ao invés de óleo.

Em alguns países, como Estados Unidos, o ovo é batido junto com a manteiga antes de ir para a frigideira.

4 – Omelete

6 maneiras diferentes de cozinhar ovo e quanto tempo leva

Inicialmente coloque em fogo médio um pouco de azeite extravirgem e manteiga a gosto. Quebre os ovos num outro recipiente, adicione sal e misture-os. Quando o azeite já estiver quente e a manteiga derretida, despeje os ovos.

Primeiramente, você pode ir descolando as bordas da omelete para evitar que fique grudado. Após meio minuto adicione recheios ao seu gosto pessoal.

Em cerca de dois minutos, provavelmente sua omelete estará boa para ser dobrada com uma espátula. Para ter certeza, pegue a frigideira e dê uma mexida, vendo se o ovo inteiro desliza como algo uniforme. Depois de dobrado, tire do fogo e é isso.

5 – Ovo assado

6 maneiras diferentes de cozinhar ovo e quanto tempo leva

Já assou ovos no forno? Apesar de pouco comum no Brasil, vale a pena experimentar. Primeiro, pré-aqueça o forno a uma temperatura entre 160° e 190°.

Em seguida, pegue uma tigela pequena, unte-a e quebre o ovo dentro, cuidando para manter a gema intacta. Antes de despejar o ovo, você pode colocar cebola e tomate na tigela, ou cogumelos, por exemplo.

Depois, ponha sal, pimenta, queijo, o que quiser. O ovo deverá permanecer no forno entre 12 a 20 minutos. Está pronto.

6 – Ovo poche (pochê)

6 maneiras diferentes de cozinhar ovo e quanto tempo leva

Finalmente o ovo poche, que é muito utilizado em cafés da manhã na América do Norte. Tenha o ovo quebrado em uma vasilha antes de começar. Se for fazer mais de um, não misture.

Primeiramente coloque a água para ferver numa panela. Assim que ela começar a dar sinais de que vai entrar em ebulição, com as primeiras bolhas aparecendo, tire do fogo.

Espere a água acalmar, despeje o ovo e deixe-o lá. Por mais que pareça que a clara do ovo se espalhou, ela irá firmar em volta da gema.

Após três minutos, você poderá retirar o ovo. Um ovo poche perfeito terá a clara bastante firme e a gema derretida por dentro.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Dieta do ovo para emagrecer até 14 kg em 7 dias, cardápio completo

Fonte: Dedo de Moça Ativo Saúde

Imagens: Pinterest Casal Cozinha Já Mudei GShow Decorstyle Cozinha Técnica Panelinha

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você