Curiosidades

Como cuidar da saúde bucal dos animais domésticos?

Para cuidar da saúde bucal dos animais domésticos, o segredo pode estar na ração para os bichinhos. Entenda mais agora mesmo!

Atualizado em 15/02/2019

Nós amamos nossos animais de estimação, e por isso, nos preocupamos tanto com a nossa saúde. Uma das principais preocupações de quem tem cachorro ou gato em casa, é a sua saúde bucal.

Se você tem um bichinho, sabe como eles adoram comer qualquer coisa que veem pela frente, além disso, eles não escovam os dentes todos os dias quando acordam e vão dormir, como a gente. Então, como cuidar da saúde bucal dos animais domésticos?

Saúde bucal dos animais domésticos

Como cuidar da saúde bucal dos animais domésticos?

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), acompanhou um estudo que aponta a escolha da ração do seu animal de estimação é uma forma de controlar as doenças periodontais. Para você ter uma ideia do quanto essas doenças afetam nossos animais, elas afetam cerca de 60% dos nossos bichinhos.

As comidas próprias para os animais de estimação consegue reduzir até 55% dos casos de tártaros em animais.  O veterinário Marcio Antonio Brunetto, afirma que esses produtos levam a uma reação química com o cálcio da saliva, o que minimiza a formação de placa bacteriana.“Por ser duro, o grão também causa atrito nos dentes. Isso ajuda a desorganizar a placa”, afirma o veterinário.

A comida feita em casa, feita para seres humanos, tem o efeito completamente contrário. Mas, é claro, na hora de escolher a dieta do seu pet, muitos outros elementos devem ser levados em conta.

Outros cuidados

Como cuidar da saúde bucal dos animais domésticos?

Além da ração, existem outros cuidados que você deve ter com os dentes do seu pet. O primeiro, é escovar os dentes do seu bichinho de duas a três vezes por semana.

O segundo passo, é dar brinquedos de morder para o seu cachorro, assim ele fortalece os dentes e evita que ele mastigue outras coisas, tipo as chinelas. Para evitar, regularmente, leve o seu amigo para uma avaliação do veterinário “dentista”.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Existem animais que não bebem água! Saiba como eles sobrevivem

Fonte: Saúde

Imagem: Veterinária Mato Grosso Lovepetfood Blog Petz