Sabe aquele miojo esperto que a gente come quando está morrendo de fome e não tem mais nada interessante em casa, ou quando se está com aquela baita preguiça de cozinhar? Pois é, ele é legal às vezes, mas já imaginou se você tivesse que comer só esse tipo de macarrão para o resto da vida, em todas suas refeições?
Parece algo impossível, não é mesmo? Mas acredite, existe uma britânica, chamada Georgi Readman, 19 anos; que vive assim há 14 anos. Isso porque, desde os 5, ela não consegue comer mais nada além de miojo, cedo, à tarde e à noite.
De acordo com os médicos que avaliaram, Georgi sofre de um problema psicológico, chamado Transtorno Alimentar Seletivo (TAS) e é por isso que ela não consegue nem ao menos pensar em comer outra coisa que não miojo, sem querer vomitar.
Ainda segundo os especialistas, esse transtorno costuma ter origem na infância, devido a algum tipo de trauma ligado à alimentação; e, normalmente, permanece até a vida adulta. Ou seja, a menos que Georgi comece a pensar seriamente sobre o assunto e procure tratamento, ela jamais se permitirá comer algo além de miojo.
Miojo x saúde
O pior de tudo é que viver somente comendo miojo não é algo sem graça só para o convívio familiar ou para a vida em sociedade (já que a garota nunca pode sair para comer). A alimentação restritiva da jovem está acabando com sua saúde. Aliás, os médicos dizem que Georgi tem a mesmo saúde e disposição física de uma senhora de 80 anos!
De acordo com os especialistas, por mais que Georgi coma mais de um pacote de miojo por refeição, o miojo, sozinho, nunca vai conseguir subrir a quantidade de nutrientes que ela precisa para viver bem. Além disso, as altas quantidades de sódio, de conservantes e corantes acabam prejudicando ainda mais a saúde da menina, que fica doente facilmente e se sente cansada na maior parte do tempo.
Bom senso
Outro ponto importante sobre a história de Georgi, é que viver só de miojo não a deixa prosperar muito fisicamente. Ela tem apenas 1, 60 m de altura e pesa menos de 60 kg.
Resumindo: viver só de miojo não é uma boa ideia. Assim como restringir a alimentação a qualquer outro tipo de alimento.
E, se você não sabe como ter uma alimentação balanceada, além de variar o cardápio, precisa também saber qual o tamanho da porção dos alimentos consumir. Isso, aliás, você aprende aqui, nessa outra matéria.
Fonte: Hypeness